RECEITA DE EMPADA DE BACALHAU
Vai uma empadinha de bacalhau deliciosa? Eu aceito! Nossa herança portuguesa não nega: gostamos de tortas, empadões, empadas, empadinhas e de outros salgados e amamos bacalhau. Logo, uma empada de bacalhau sempre cai bem.
Como bacalhau sempre faz bonito, as empadas são perfeitas pra servir em festas e dias especiais, mas também dão aquele ar especial e chiquezinho a qualquer almoço, jantar ou lanche de um final de semana. Também podem fazer parte da mesa de boteco em casa.
Se tudo isso é verdade, e eu acho que é, só não entendo porque todo mundo quase que prepara sempre as mesmas receitas de bacalhau e as empadas vivem esquecidas.
O BACALHAU DO RECHEIO
Pra preparar um recheio, a gente pode comprar bacalhau já desfiado ou em lascas miúdas. É bacalhau, é fácil de usar, o preço é razoável e não depende de muita programação, pois a dessalga é rápida. Normalmente, esses pedaços dessalgam em 8 horas, no máximo em 24 horas, com umas 4 trocas de água.
A pergunta de sempre: dá pra usar lascas miúdas já dessalgadas? Dá, mas eu prefiro comprar o bacalhau salgado e dessalgar em casa, normalmente fica mais saboroso e com textura bem mais gostosa.
Eu também aproveito as aparas de pedaços maiores de bacalhau pra fazer recheio, sempre sobram laterais de peixe. E quando quero fazer muitas receitas com bacalhau e compro uma peça inteira, que tem custo muito melhor, peço pra limpar, separo os pedaços pra cada tipo de receita e as lascas miúdas e aparas às vezes viram recheio de empada.
Fazendo assim, quer dizer, aproveitando bem, o custo da receita da empada é passa a ser bem razoável. E isso mesmo quando se usa um super bacalhau de primeiríssima linha da Noruega.
Uma coisa importante: não há mesmo necessidade de aferventar o peixe antes de refogar, as lascas cozinham direto no azeite. Só afervento quando uso pedaços que estão muito colados às espinhas e peles e não dá pra soltar.
Quando preparo bacalhau pra bastante gente e de um jeito que seja só o peixe, como acontece com o bacalhau confit no azeite e ervas, e sobra peixe, aproveito pra desfiar e preparar um recheio gostoso. Se isso acontecer, calcule umas 3 xícaras de bacalhau já separado em lascas pra fazer as empadas.
Outras receitas preparadas com lascas miúdas de bacalhau: bacalhau à brás brasileirinho, moqueca rapidinha de bacalhau e bacalhau com broa.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- cebola;
- alho;
- bacalhau em lascas miúdas ou desfiado;
- tomate maduro;
- louro;
- maisena;
- leite ou água ou caldo de legumes;
- azeitona verde ou preta;
- salsinha;
- farinha de trigo;
- azeite de oliva;
- água;
- gema;
- sal e pimenta-do-reino.
Como as lascas são miúdas, o recheio mal leva 15 minutos pra ficar pronto no fogo. É o tempo de refogar os temperos, juntar o bacalhau, esperar mudar de cor e de textura, juntar o leite com a maisena, misturar até ferver engrossar e finalizar com a azeitona, a salsinha e sal e pimenta.
Se quiser preparar um recheio sem lactose, use caldo de legumes no lugar do leite.
Escolhi uma massa preparada com azeite, e não com manteiga. Além do azeite ser totalmente coerente com o recheio, a gente ainda varia, sai da massa básica de manteiga de sempre. Quem não gosta, não pode ou não quer consumir manteiga, tem uma saída.
Se quiser, prepare as empadas na véspera, deixe na assadeira e aqueça pouco antes de servir. Também dá pra deixar as empadas montadas e cruas na geladeira pra assar na hora.
.
INGREDIENTES
- RECHEIO
- 1 cebola grande em cubinhos (180 g)
- 1 dente de alho picadinho (5 g)
- 400 g de bacalhau em lascas miúdas ou desfiado, já bem limpo, sem pele e sem espinhas e dessalgado
- 4 tomates maduros, sem sementes e em cubinhos (570 kg)
- 1 folha de louro
- 1/3 de xícara de maisena (40 g)
- 2 xícaras de leite ou água ou caldo de legumes (480 ml)
- 1/3 xícara de azeitona verde ou preta picadinha (40 g)
- 4 colheres (sopa) de salsinha picadinha (4 ramos)
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta-do-reino
- MASSA
- 3 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente 360 g)
- ½ colher (sopa) de sal
- 1/3 de xícara de azeite de oliva (80 ml)
- ¾ de xícara de água morna (aproximadamente 180ml)
- 1 gema diluída em 2 colheres (sopa) de água pra pincelar
Preparo
RECHEIO
- Comece pelo recheio, que precisa esfriar. Regue o fundo de uma panela grande com azeite, doure a cebola, então junte o alho, espere perfumar, adicione o bacalhau e mexa até mudar de cor.
- Acrescente o tomate, o louro, pimenta, mantenha em fogo baixo por uns 5 minutos, até as lascas de bacalhau mudarem de cor.
- Dissolva a maisena no leite, coloque na panela e, sem parar de mexer, deixe no fogo até ferver e engrossar. Acrescente a azeitona, a salsinha e acerte o sal e a pimenta.
- Retire do fogo e passe para uma tigela apoiada sobre uma bacia de água com gelo pra esfriar mais rápido.
MASSA
- Enquanto o recheio esfria, faça a massa. Coloque a farinha e o sal numa tigela grande, junte o azeite, esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa.
- Acrescente água aos pouquinhos e trabalhe até obter uma massa macia e que descole das mãos.
- Envolva em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos (ou por até 24 horas).
- Separe 12 forminhas pra empada de uns 6 cm de diâmetro (ou 24 das bem pequenas pra festa) .
- Polvilhe uma superfície com farinha e abra a massa com um rolo até ficar bem fininha. Corte 24 discos de massa, sendo 12 com uns 12 cm de diâmetro pra forrar o fundo e as laterais das forminhas e 12 com uns 7 cm pra cobrir as empadas.
- Forre o fundo de cada forminha com o disco maior, preencha a cavidade com o recheio, tampe e pressione pra colar na borda. Decore as empadas com sobras de massa, pincele com a gema, espalhe na assadeira.
- Decore a superfície das empadas com sobras de massa, pincele com a gema diluída numas 2 colheres de sopa de água e leve à geladeira por uns 10 minutos, enquanto o forno aquece a 180ºC (médio).
- Asse as empadas por uns 30 minutos, até que a massa esteja bem dourada e crocante.
- Retire do forno, aguarde 5 minutos, desenforme as empadas e sirva.
Outras receitas preparadas com lascas miúdas de bacalhau: bacalhau à brás brasileirinho, moqueca rapidinha de bacalhau e bacalhau com broa.
NOTAS
Se quiser, prepare as empadas na véspera, deixe na assadeira e aqueça na hora de servir. Também dá pra deixar as empadas montadas e cruas na geladeira pra assar antes de servir
6 Comentários
Olá, Helô,
Será que dá para fazer a massa e o recheio e congelá-los separadamente. No dia que for usar, descongelo e monto a torta e coloco no forno?
Muito obrigada.
Lourdes (Jardim Botânico, Rio de Janeiro)
Oi, Maria! Pode sim preparar a massa e o recheio, congelas separado e no dia descongelar, montar e assar. Bjs
Oi Helô!! Qual é o tamanho da forma que você usou??
Mariana, boa tarde! Desculpe-me pela demora em responder. Usei uma fôrma média, com uns 20 cm de diâmetro. Vou incluir a informação na receita, realmente deixei passar. Obrigada pela ajuda, só assim a gente pode melhorar.
Abraços, Helô
Deliciosa receita!
Oi Fred, que bom que você achou a receita deliciosa! Se fizer, me conta.
Helô