CREME GELADO DE AÇAÍ COM BANANA
A tigela de açaí com banana é perfeita pra começar o dia, mas também vai bem a qualquer hora, quando a gente sente que precisa de mais energia. A receita do creme gelado é muito simples, fica pronta rapidinho, é saudável e nutritiva.
O AÇAÍ
O açaí é uma fruta miúda que dá em cachos de várias palmeiras amazônicas, sendo o roxo escuro o mais comum. No Pará, todo mundo come açaí, às vezes só com farinha de mandioca ou tapioca, ou com peixe frito ou grelhado, camarão e charque, como pirão e também como suco, sorvetes e doces.
Só que, de tão nutritivo, o açaí caiu nas graças do Brasil inteiro e de gente espalhada pelo mundo, só que quase sempre nas versões adocicadas.
Claro que nada se compara ao açaí fresco, que batido e coado tem uma cremosidade impressionante, mas fora da Amazônia a solução é usar a polpa congelada.
Quando fiz com a Ana uma viagem a Belém pra conhecer melhor os ingredientes, produtores receitas paraenses, visitei com a Joana Martins e o Paulo Reis da Manioca vários lugares interessantes pra provar açaí “do dia” e comer com farinha e com peixe. No post Belém é o máximo parte 4 eu conto bastante sobre esse pedaço da viagem.
NA TIGELA DO AÇAÍ
Fora do Pará, o açaí costuma ir pra tigela batido com frutas, principalmente banana, ou guaraná quando energia é o que se quer, granola, leite de coco ou coco ralado, leite condensando, açúcar mascavo e mel.
Falando em mel, nada contra o mel das melíferas, mas finalizar a tigela com uma colherada de mel nativo, produzido por brasileiríssimas abelhas sem ferrão e já conhecido dos índios quando os portugueses chegaram por aqui.
A riqueza desses meles, coletados de norte a sul de abelhas como mandaçaia, borá, jataí, jandaíra, tiúba, uruçu e jupará é imensa, há claros, amarelados e escuros, uns têm toques de acidez e até de amargor e sempre há muita doçura.
Se quiser saber mais sobre mel, tanto de apis que todo mundo conhece, como das nativas, acho que vai gostar do post Muito mel e muitas abelhas.
A receita de hoje é de liquidificador e pode ser preparada com a polpa ainda congelada, só abrir o saquinho e colocar a polpa no copo. A banana dá tanta cremosidade que parece até que a gente está comendo colheradas de um sorvote vem cremoso.
Quanto à doçura, é importante experimentar, tudo depende do gosto de cada um e da banana. Se for banana bem doce e madura, pode ser que nem seja preciso adoçar. Mas quem é a mais formiga costuma gostar de um pouco de mel (apis ou nativo) ou de açúcar mascavo e o tanto depende mesmo do gosto de cada um. Veganos: com açúcar mascavo o creme gelado fica muito bom.
Com a banana, o creme de açaí fica com uma textura tão boa que dá pra deixar no freezer por até 1 mês e servir como sorvete.
Sirva o açaí bem gelado, tem tudo a ver com café da manhã ou lanche de verão. Vale a pena ir atrás de polpa de açaí de verdade, faz muita diferença!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS