RECEITA DE SALADA DE BATATA
Amo a salada francesa de batata e faço sempre em casa. Ela faz parte da minha vida, cresci comendo colheradas e mais colherada da salada deliciosa que a minha avó Betty no dia a dia e nos almoços de domingo.
Ela servia a salada com bife à milanesa, com rosbife simples como deve ser, com o frango assado delicioso e fácil de preparar e eu amava.
Como ela fazia sempre bastante e sobrava um bom tanto que ficava num pirex pra refeição seguinte, eu virava e mexia dava um jeito de roubar umas colheradas no meio da tarde.
Eu ainda era pequena quando pedi pra ela me ensinar a fazer a salada e ela me disse que usava batata, cebola, mostarda, sal, pimenta-do-reino, vinagre, azeite e, de vez em quando, salsinha, mas o que importava era o método.
Falou que pra ter uma salada gostosa o que importa é temperar a batata ainda quente pra ela absorver os temperos. E é esse o pulo do gato.
Fui crescendo cada vez mais ligada no assunto e não me conformando com essas saladas sem graça que a gente vê por aí, quase sempre batata cozida misturada com maionese de pote e no máximo com ovo cozido pelo meio.
Comi saladas de batata deliciosas nas cervejarias e restaurantes alemães de Moema, que a gente ia bastante nos anos 1970 e 1980, adorava a do Bismarck; comi muito boas na Alemanha, mas as de várias brasseries francesas são incríveis. Gosto tanto que sempre que vejo que tem alguma interessante, já experimento.
Quando fui estudar na França, eu comecei a pensar ainda mais na tal salada, fiz muitas e a vi que a minha avó estava certa, eles faziam a salada como ela e achei o máximo.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra fazer a salada eu uso:
- batatas médias inteiras e com casca;
- vinagre de vinho branco;
- cebola;
- mostarda Dijon simples ou à l’ancienne, com grãos (intolerantes ao glúten devem conferir a composição);
- azeite de oliva;
- salsinha e cebolinha;
- sal e pimenta-do-reino.
O preparo é simples e tudo é bem caseiro.
Cozinho a batata com casca em água até ficar macia, mas não se desmanchando. Gosto de cozinhar a batata com casca pra evitar umidade, tanto que diminuo o fogo quando a água ferve, assim a batata pula menos e corre menos riscos de rachar.
Escorro, espero uns minutos, só mesmo pra conseguir segurar com um pano, descasco, corto a batata ainda quente em cubos ou rodelas.
Passo pra tigela já com a cebola em cubinhos bem miúdos, o vinagre e a mostarda (capriche nesses dois ingredientes, pois fazem a diferença), sal e pimenta, misturo com delicadeza pra não transformar em pasta de batata e deixo amornar por 5 minutos.
Então, junto o azeite, deixo esfriar por uns 30 minutos, acrescento as ervas, cubro e levo à geladeira por pelo menos 2 horas pra salada ganhar sabor e textura. Ela fica bem na geladeira por até 2 dias, depois o sabor da batata começa a mudar.
Na hora de servir, sempre acerto o sal e a pimenta e, às vezes, rego com mais um fio de azeite.
É salada francesa de batata porque é um clássico pelos temperos e pelo método. Por lá, além da salsinha ou cebolinha francesa fininha, a ciboulette, eles usam bastante estragão, o mesmo da receita do famoso molho béarnaise.
Uma boa dica pra quem não gosta de encontrar os pedaços de cebola no meio da salada é cozinhar uma cebola cortada em 4 com as batatas, depois descartar a cebola, a preparação terá um tempero mais delicado.
E pra variar dá pra juntar à salada azeitonas, alcaparras, ovos cozidos, presunto cozido ou salmão defumado em tirinhas, anchovas, salsão, peito de frango cozido ou assado e desfiado, e picles de pepino e maçã pra deixar a salada americana.
Pra matar a vontade dos almoços de domingo da minha avó, vira e mexe eu sirvo a salada com bife à milanesa, que também aprendia a fazer com ela. Também faço a salada quando preparo o rosbife simples como deve ser, que o meu marido adora, ou acompanhando rodelas de salsichas bem especiais cozidas com um pote de mostarda e uns pepinos em conserva de bistrô ou cornichons.
Quer saber mais sobre essa salada deliciosa e aprender todos os truques? Aqui no vídeo do nosso canal do youtube eu mostro tudo isso!
INGREDIENTES
- 4 batatas médias inteiras e com casca (600 g)
- 2 colheres (sopa) vinagre de vinho branco
- 1 cebola média em cubinhos bem miúdos (150 g)
- 1 colher (sopa) de mostarda Dijon (se desejar, à l’ancienne, com grãos) - (20 g)
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva (60 ml)
- 2 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas (2 ramos)
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
- Coloque as batatas em uma panela, cubra com água ultrapassando uns 5 cm e aqueça. Como é importante evitar rachaduras nas cascas, que fazem com que as batatas absorvam mais água, encharquem e deixem a salada pesada, diminua o fogo quando ferver. Fazendo assim, as batatas pulam menos e as chances delas racharem diminuem.
- Cozinhe por uns 30 minutos, até que estejam macias, mas ainda firmes.
- Imediatamente, escorra as batatas e descasque o mais rápido possível.
- Enquanto isso, coloque o vinagre, a cebola, a mostarda, sal e pimenta numa tigela média, reserve.
- Corte as batatas ainda quentes em cubos pequenos, médios ou rodelas e junte aos temperos.
- Misture com delicadeza pra evitar que tudo se transforme numa pasta. Deixe amornar por uns 5 minutos pra batata absorver melhor os temperos e junte o azeite.
- Espere esfriar, misture as ervas, cubra e leve à geladeira por pelo menos 2 horas pra salada ganhar sabor e textura. Ela fica bem na geladeira por até 2 dias, depois o sabor da batata começa a mudar.
- Na hora de servir, ajuste o sal e a pimenta e regue com mais azeite se a salada estiver seca.
Sirva a salada de batata com bife à milanesa como fazia a minha avó, com o rosbife simples como deve ser, com frango assado delicioso e fácil de preparar e com salsichas saborosas cozidas e cortadas em rodelas.
NOTAS
Dá pra deixar a salada na geladeira descansando só por 2 horas, mas com umas 12 horas de descanso ela fica muito mais saborosa.
19 Comentários
Otimo conteudo nesse site. Abraço e muito sucesso.
Que bom que gostou! Beijos
Poxa vida que site legal esse. Quanto conteudo de qualidade . Abraço e sucesso. Continue sempre assim
Fico super feliz em saber que você está gostando do site, Suzana! Beijos
Adorei a receita…nunca fiz salada de batata desta forma. Vou tentar.
Flávia, é uma delícia! Eu adoro! Depois me conta como ficou, hein. Beijos!
Amei esse site, que encontrei por acaso….. parabéns
Oi, Cris! Adorei saber que gostou do site! Seja bem vinda! bjs
Amei!
Ótimo conteúdo, parabéns.
Oi, Cida! Fico feliz que tenha gostado! Obrigada! bjs
Realmente ,o fato de temperar quente deve fazer muita diferença. Adorei a idéia. Obrigada!
Regina, bom dia!
Temperar quente é o grande pulo do gato.
Conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Suas receitas são maravilhosas! Te acompanho há bastante tempo e sempre tenho surpresas muito agradáveis. Um beijo
Muito bem explicado! Vou experimentar. Parabéns e obrigada por partilhar.
Luiza, bom dia!
Que bom que você gostou!!! Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Tão simples e tão perfeita essa salada!
Ana Paula, boa noite!
Obrigada pelo carinho. A simplicidade dessa salada é tudo de bom, a gente também adora. Que gostoso saber que ela faz parte da sua cozinha.
Abraços, Ana e Helô
Suas receitas são maravilhosas !
Celia, boa tarde!
Muito obrigada pelo carinho. Aqui Na Cozinha da Helô tudo é feito com tanto carinho e com tanta dedicação que mensagens como a sua alegram a vida.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô