RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE COM GANACHE DE CHOCOLATE
Quer saber como fazer um bolo de chocolate muito bom, bem fácil de fazer e que todo mundo vai amar? Vou te ensinar agora mesmo a preparar uma receita que é só de misturar, que dá um bolo bem úmido e saboroso e com muita ganache por cima.
Mas Helô, é mais um bolo de chocolate? Sim!! Porque receita boa de bolo de chocolate nunca é demais e a gente tem que variar, né?
Meu marido, por exemplo, come uma ou duas fatias de qualquer bolo que eu faça, mas devora quase que o bolo todo se for de chocolate.
Às vezes até faço um teatro pedindo pra ele escolher o bolo dia, mas sei que ele vai me falar “dá pra ser de chocolate”?
Então, ele fala se a vontade é de comer um bolo basiquinho com ou sem calda ou um bolo mais ou menos úmido, ou um brownie ou até um daqueles com bastante recheio e cobertura com jeito de aniversário.
Com vários bolos gostosos pra escolher, dá pra passar um tempo sem repetir. Bem mais divertido cozinhar assim.
O de hoje vai bem sempre, tanto no dia a dia pra deixar o café da manhã, o lanche ou a sobremesa mais chiquezinhos, como pra servir num dia mais especial, até como bolo de festa ou de aniversário. Aquele bolo que causa um uau daqueles e sem dar trabalho.
Só que bem fácil de fazer, nada de claras em neve ou de muitas etapas, só de misturar mesmo.
BOLOS DE CHOCOLATE SIMPLES E RÁPIDOS DE FAZER
A receita de hoje aconteceu nuns dias em que eu estava atrás de mais bolos de chocolate só de misturar, mas que fossem diferentes do bolo de chocolate rapidinho, que é fofinho e simples, do bolo de chocolate e café bem macio, que é muito úmido e intenso pelo café, e do super bolo de chocolate, com pedacinhos de chocolate.
O BOLO DE HOJE – INGREDIENTES E PREPARO
Juntei várias receitas americanas que prometiam bolos ultra macios a partir do buttermilk, que é o soro que sobra quando se bate a manteiga, ou leitelho em português.
Só que, como ele é quase que impossível de se achar por aqui, fui testar as mais diferentes sugestões para adaptação. Fiz com a misturinha básica leite com limão, com iogurte, mas fiquei com o mix de creme de leite com limão e bicarbonato de sódio. A receita não leva fermento químico, basta o bicarbonato pra fazer o bolo crescer e ficar fofo.
Acredite que o café serve pra deixar o sabor e o aroma do chocolate mais intensos. E a quantidade é tão pouca que até quem jura de pés juntos que detesta café mal percebe ou reclama.
É fato que a massa leva bastante chocolate, mas o segredo do bolo está tanto na quantidade, quanto na mistura do chocolate em pó e do chocolate em barra mais amargo.
Pra massa, vale a pena ficar com chocolate meio amargo, com ao chocolate ao leite o bolo fica muito doce. Quem gosta de chocolate ao leite pode usar esse mais doce na cobertura.
A água fervente é necessária tanto pra derreter o chocolate em barra, como pra diluir e integrar o chocolate em pó aos demais ingredientes. É pulo do gato!
A mistura dos açúcares comum e mascavo também é importante pro sabor diferente e mais complexo da receita. Só com o comum o bolo fica mais básico e só com o mascavo o gosto de rapadura rouba um tanto da atenção.
O bolo fica de médio pra grande, mas não é gigante. Dá pra assar numa fôrma de buraco no meio pra pudim ou numa assadeira. Acho que não vale a pena fazer meia receita, melhor preparar um bolo e, se for o caso, congelar metade.
COMO FAZER GANACHE DE CHOCOLATE
Eu, que acho que um bolo simples de chocolate ganha outra dimensão com uma calda ou uma cobertura, costumo usar a calda rapidinha de chocolate ou uma ganache. As duas possibilidades são ótimas. No dia em que fiz o bolo pra fotografar, fiz a ganache, mas faça como quiser.
O preparo da ganache é simples e rápido. Faço a ganache de um jeito muito simples e rápido.
Coloco o chocolate numa tigela limpa e bem seca e levo ao micro-ondas por 1 minuto. Então mexo com uma espátula, volto ao micro-ondas por mais 30 segundos, mexo de novo e sigo assim por mais uns segundos se for preciso, até o chocolate ficar totalmente derretido e liso.
Com um batedor de arame (o fouet) eu misturo o creme de leite, que pode ser fresco, de lata ou de caixinha, até conseguir um creme liso e homogêneo.
Deixo a ganache descansar por meia hora fora da geladeira antes de usar. As caldas ficam moles e líquidas quando preparadas e só encorpam quando começam amornam. Aí estão prontas pra cobrir um bolo.
COMO FINALIZAR O BOLO
Um bolo quente não só pode desmontar na hora de desenformar, como ainda faz qualquer cobertura derreter e perder a estrutura. E um bolo que vai receber uma cobertura de ganache tem que estar em temperatura ambiente mesmo, se estiver morno ou quente a cobertura derrete.
Espalhar a ganache sobre o bolo é simples, só cobri espalhando com uma espátula ou com uma colher.
Depois de cobrir, é preciso esperar a ganache firmar. Como a nossa temperatura ambiente fica acima de uns 15ºC, o mais simples é levar o bolo coberto pra geladeira por mais ou menos 1 hora.
Aí depende do gosto de cada um. Quem gosta de bolo gelado deixa na geladeira e quem prefere bolo em temperatura ambiente retira da geladeira logo que a ganache firmar.
De um modo ou de outro, o bolo fica gostoso por uns 3 dias, depois começa a secar e deixa de ser tão macio e úmido.
Enfim, é um bolo de chocolate com muito gosto de chocolate e perfeito pra quem realmente ama chocolate.
Ama bolos de chocolate e quer variar? Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem várias possibilidades também só de misturar: bolo de chocolate rapidinho, super bolo de chocolate e a receita de bolo de chocolate e café. Um bolo que vai bem no café da manhã, no lanche, na hora da sobremesa e como bolo de aniversário.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
13 Comentários
Sou sua fã desde q te conheci na Eduk. Vc ensina com tanta simplicidade q nos encanta. Obrigada por compartilhar mais essa receita. Na minha casa somos chocólatras tbm… rsrsr
Oi, Deusilene! Adorei saber que você assistiu meu curso da Eduk, fiquei muito feliz! Obrigada por continuar me acompanhando por aqui. Bjs
Muito obrigada por compartilhar suas receitas,tudo que você faz é maravilhoso, impecável!!parabéns
Lívia, boa noite!
Muito feliz com a sua mensagem, obrigada pelo carinho.
Conte sempre comigo, beijo, Helô
Olá…quero fazer parece ótimo. Mas eu tenho buttermilk, faço manteiga em casa. Nesse caso como poderia usá-lo…que quantidades? Obrigada…
Oi, Edna! A minha receita ja está um pouco “mexida” e, assim, as equivalências não são tão exatas. Se quiser, experimente trocar o creme de leite e o suco do limão por buttermilk. O bolo deverá ficar ainda mais leve, pois não terá a cremosidade do creme de leite. bjs
Heloísa, esse foi o primeiro bolo de chocolate que eu fiz que ficou como eu estava imaginando! Ótima receita. Só fiz diferente foi bater as claras em neve. Obrigada! Abraço,
Márcia
Que bolo lindo, eu amei essa receita.
Qual chocolate vc costuma usar, com qual percentual de cacau?
Adoro suas receitas. Beijos
Tatiana, boa noite!
Obrigada pelo carinho. Desculpas pela demora na resposta, mas com a perda da minha querida Ana, filha e companheira de tudo, minha vida virou do avesso e estou seguindo devagar, com muita tristeza.
Esse bolo de chocolate é delicioso, perfeito pra servir no café da manhã, no lanche ou na hora da sobremesa.
Costumo usar chocolate com 45 a 60% de cacau, dependendo do que tenho na despensa e do “público” (crianças e mais velhos sempre escolhem os mais doces).
Conte sempre comigo.
abraços, Helô
Já fiz esse bolo antes e a família adorou,mas procurando a receita novamente notei que falta a medida do bicarbonato.Obrigada por compartilhar tantas delícias.
Oi Alexandra, bom dia!
Obrigada pelo carinho.
O bicarbonato: 1 colher (chá).
Abraços, Helô
Conte sempre comigo!
É possível assar a massa numa forma de 20×10 e cortar para rechear? Pensei em fazer um bolo de aniversário com bastante gosto de chocolate e camadas de recheio de doce de leite e fiquei pensando qual receita do site seria a mais adequada para isso
Oi Caroline, tudo bem?
É possível sim, fica gostoso, pois essa massa tem muito gosto de chocolate.
Se quiser um bolo mais leve: faça a receita do bolo de chocolate rapidinho usando água (no lugar do leite) e óleo (no lugar da manteiga).
Beijo, Helô