RECEITA DE PÃO DE HAMBÚRGUER
Aqui vai a receita de pão de hambúrguer caseiro e muito fofo que faço sempre e todo mundo adora.
Confesso que não ligava muito pra esse tipo de pão, mas mudei o meu jeito de ver esse pão durante o primeiro ano da pandemia na praia com o Carlos e a minha querida Ana.
Como a casa fica num lugar meio afastado e compras dependiam de um tanto de estrada e delivery de comida pronta nem pensar, a gente passou o ano sem comprar nadinha de nadinha pronto e fiz tudo em casa, tudo mesmo. A gente fazia compras de ingredientes de vez em quando e eu preparava a comida.
Quando bateu a vontade de hambúrguer, descongelei a carne e resolvi fazer o pão. O pão ficou ok, mas não como eu queria e então comecei a pesquisar. Verdade, chegar ao pão de hambúrguer bom pra valer virou meio que caso de vida ou morte.
Perdi a conta dos testes que fiz até chegar à receita de hoje. Experimentei muitas, mexi daqui e dali, juntei dicas e no final consegui o pão que tanto queria. Depois disso, vira e mexe eu fazia o pão, separava um bom queijo e umas folhas verdes, preparava um hambúrguer e mais uns acompanhamento, como cebola frita estufadinha empanada com cerveja, cebola frita sequinha e deliciosa, geleia de pimenta biquinho com maçã, ketchup em casa, maionese caseira e mostarda com mel em casa.
A receita de hoje dá um pão de hambúrguer macio, simples e saboroso, perfeito pra fazer um sanduíche bom de verdade. E não precisa ser só recheado com hambúrguer de carne bovina, pode ser de outras carnes vermelhas, aves, atum, salmão, grãos, cogumelos ou só com presunto, queijo ou na chapa com manteiga. Aquele pão mil e uma utilidades e que as crianças adoram.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes é bem fácil de providenciar:
- água morna;
- leite;
- açúcar;
- fermento biológico seco;
- farinha de trigo;
- sal;
- ovo;
- óleo vegetal;
- gergelim;
- manteiga pra pincelar os pães assados (dá pra usar óleo, mas com manteiga fica melhor).
E quem não gosta de gergelim simplesmente não usa.
O brilho vem da mistura do leite com açúcar, mas, se preferir, só pincelar com gema. Eu fico com leite com açúcar, acho que a casquinha fica mais macia.
PREPARO
Pra fazer a massa, eu misturo numa tigela média a água, o leite, o açúcar e o fermento até dissolver.
Separo 1 colher (sopa) do óleo pra depois abrir a massa, junto o restante à mistura do fermento e acrescento também o ovo e o sal.
Aos poucos, vou adicionando a farinha e mexendo com uma espátula até conseguir uma massa homogênea.
Quando a massa encorpa, sigo com a farinha e passo a trabalhar com as mãos até ela começar a se soltar da tigela.
Então, lambuzo a massa com o óleo separado e trabalho até ela ficar muito macia e lisa.
Unto a tigela com óleo, volto com a massa pra tigela, cubro com filme ou com um pano limpo e deixo crescer por mais ou menos 1 hora e meia, ou até dobrar de volume.
Então, separo uma assadeira média e unto com óleo ou forro com papel manteiga do tipo assa fácil, que não gruda mesmo. Prefiro o papel, só uso óleo quando não tenho papel bom em casa.
Pra modelar, polvilho bem de leve uma superfície com farinha e abro a massa achatando com as mãos até formar um retângulo de mais ou menos 20x10cm.
Enrolo a massa como um rocambole pressionando bem a cada dobra e, em seguida, divido em 6 partes pra pães de tamanho hambúrguer comum, ou em 8 quando quero pães médios ou em 10 pra fazer os bem pequenos.
Em seguida, achato cada parte pra formar um disco de uns 10 cm, depois enrolo como um rocambole, achato de novo pra fazer um disco e dobro as dobras pra dentro pra conseguir um disco menor. Então, rolo com as mãos pra modelar uma bola e pressiono na base pra fechar qualquer abertura.
Importante: esse processo de enrolar, abrir, enrolar de novo e de novo é fundamental pra deixar o pão bem macio.
Coloco as bolas de massa na assadeira deixando espaço de uns 5 cm livres entre elas, cubro e deixo crescer por mais ou menos 1 hora, até dobrar de novo de volume.
Quando faltam uns 10 minutos pra completar essa hora, aqueço o forno a 180ºC (médio).
Misturo o leite e o açúcar e, com delicadeza e pincelo os pães com a mistura e depois polvilho com o gergelim.
Asso por mais ou menos 20 minutos, até os pães ficarem bem crescidos e dourados. Daí vem um pulo do gato: retiro a assadeira do forno e imediatamente pincelo os pães bem quentes com manteiga derretida.
É pode acreditar, eles saem do forno parecendo firmes, mas amaciam depois de pincelados com a manteiga e de um descanso de 10 minutos.
Outros pães simples de fazer e delicioso: bisnaguinhas muito fofas em casa, pão de leite macio demais, pão de leite delicioso, rosca doce simples e fácil de fazer e pãozinho de minuto da Helô.
Sobrou pão? Só dourar com manteiga pra virar pão na chapa, fica bem bom.
E se, pra sua casa, a receita for grande, congele metade pra comer num outro dia. Hoje, costumo usar 2 no dia, um pro Carlos e um pra mim, e congelo os outros de 2 em 2 num saquinho, retiro do freezer com umas 3 horas de antecedência e deixo em temperatura ambiente pra que eles descongelem naturalmente. Não dá pra fazer receita menor.
Massa Finalização Outros pães simples de fazer e delicioso: bisnaguinhas muito fofas em casa, pão de leite macio demais, pão de leite delicioso, rosca doce simples e fácil de fazer e pãozinho de minuto da Helô. Costumo dividir a massa em 6 partes pra conseguir 6 pães tamanho hambúrguer tradicional, mas divido em 8 quando quero pães médios ou em 10 quando quero fazer pães pequenos.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS