RECEITA DE ROSCA DOCE SIMPLES
Essa receita de rosca doce simples é daquelas que a gente faz sei lá quantas mil vezes e não enjoa. Além da ficar deliciosa, a receita é fácil de fazer e tem tudo a ver com dia a dia.
Afinal de contas, quem não gosta de um pão doce simples e fofinho no café da manhã ou no lanche? Crianças e adultos adoram.
Acho que não há muito certo, nem errado, mas ou da opinião de que o pão doce vira rosca quando a massa é trançada, crescida, pincelada com gema e recebe por cima ao menos uma polvilhada farta de açúcar cristal.
No forno, os cristaizinhos de açúcar douram de leve e ganham textura e sabor deliciosos.
O aroma que vem do forno é maravilhoso! Não é nada fácil esperar a rosca amornar por uns 15 minutos antes de dar a primeira mordida.
É preciso esperar porque, por mais que se movimente a faca de serra com leveza, antes desse repouso que é teoricamente rápido, ela esmaga o miolo e adeus textura gostosa.
Quer dizer, tem que respirar e, enquanto a rosca esfria, escolher um prato e uma faca, separar os pratinhos, coar o café, fazer um chá ou um suco ou colocar o leite num copo e chamar quem estiver por perto pra participar do momento.
É bom lembrar que a rosca pura e simples já é deliciosa, mas que manteiga, geleia e mel são sempre bem vindos.
Dá pra comprar a rosca da padaria? Dá, mas a rosca caseira é sempre mais gostosa.
A massa da rosca
Usei uma massa tradicional de pão de leite, que, com um pouco mais ou menos de açúcar ou de ovo, aparece nas receitas de rosca doce com creme e coco, guirlanda de Natal, bolo da rainha ou rosca portuguesa com nozes, amêndoa, castanha e uva passa e bolo escangalhado com creme de amêndoas.
Os ingredientes são básicos:
- fermento biológico seco;
- leite morno (pode ser sem lactose);
- farinha de trigo;
- açúcar;
- ovos;
- sal;
- manteiga em temperatura ambiente e bem macia;
- açúcar cristal pra polvilhar.
Passo a passo pra fazer a massa
A massa é simples de preparar. Só respeitar as etapas básicas pra dar certo e pode ser trabalhada com as mãos ou com na batedeira.
Primeiro vem a esponja feita com fermento, leite e um pouco da farinha e do açúcar e um repouso só pra iniciar o processo.
Depois entram o açúcar, o sal, os ovos, a manteiga e mais farinha e chega a hora de trabalhar até conseguir uma massa bem lisa e macia.
Depois de crescer até dobrar de volume, vem o momento de modelar como uma trança alongada ou unida nas pontas como guirlanda e a massa vai crescer mais uma vez.
E por fim, só pincelar com gema, polvilhar com açúcar cristal e assar no forno pré-aquecido por uns 35 minutos, até crescer e dourar bem.
Dicas para assar
Quanto ao assar, é importante compreender que, por conta da gema, a rosca ganha cor com rapidez. Mas isso não quer dizer que está pronta quando começa a dourar.
É preciso esperar a rosca crescer, firmar e dourar muito bem desde a base até o centro das fendas.
Se quiser uma guirlanda que cresça de um jeito uniforme e com as laterais retas, asse dentro de assadeira redonda que acomode a massa bem certinho.
Se a assadeira for espaçosa e a abertura central for bem alargada, a guirlanda permanecerá aberta no centro, como uma argola.
Mas se quiser uma rosca fechada, ou quase fechada, basta não forçar a abertura e usar uma assadeira menor. Pois a massa cresce um bom tanto na última fermentação e no forno.
E se preferir uma guirlanda irregular, como aparece na receita da guirlanda de Natal, só assar a rosca sobre uma assadeira espaçosa.
Normalmente, os pães se soltam com tanta facilidade das assadeiras com revestimento anti-aderente que nem precisa untar. O mesmo acontece quando a gente se acostuma a usar tapete de silicone ou papel manteiga.
No caso dos pães pincelados com gema e polvilhados com açúcar, apenas pra garantir que os pães não colem mesmo, eu costumo untar levemente a assadeira com manteiga ou com desmoldante.
Quanto ao desmoldante, ele é bem prático, mas é importante conferir a composição. Eu só uso os que levam apenas gordura de coco e com outra gordura vegetal e nada de coisas misteriosas.
E qual o rendimento?
A receita rende uma rosca média ou duas pequenas. Costumo fazer uma média, que some em pouco tempo, mas faço duas pequenas quando dá vontade de comer rosca.
Mas a gente já tem alguma outra guloseima em casa, ou quando a umidade do ar está baixa e é certo que, no dia seguinte, a rosca já estará meio seca e esfarelenta.
Quando faço duas, congelo uma delas por até dois meses. E quando quero servir, retiro do freezer e deixo descongelar naturalmente por 4 a 6 horas antes de servir.
Também acontece de dar uma de presente ou, de preparar metade da massa como está na receita de hoje e metade com algum recheio.
Outros pães simples e fáceis de preparar pro dia a dia: bisnaguinhas muito fofas, pão de mandioca da roça e pão de fubá do Sul ou pão de fubá cozido.
A rosca é sempre mais gostosa no dia em que assada, ou até o dia seguinte, mas dá pra aproveitar a rosca mais firme pra preparar torradas e pudim de pão.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
12 Comentários
Amo suas receitas .
Joseli, boa tarde!
Obrigada pelo carinho, muito gostoso saber que você está aproveitando o Na Cozinha da Helô.
Continue com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helo, fui fazer a sua receita e nos ingredientes está 3 e 1/3 xícaras de farinha de trigo (400 g, aproximadamente), e depois no preparo está 2 xicaras e meia….seriam 3 e meia, certo? fiz com duas (não tenho batedeira) e ficou bem mole e pegajosa. Obrigada
Suelen, boa tarde!
Você começa usando 1/4 de xícara de farinha na mistura do fermento. Depois, logo de uma vez, coloca 2 e 1/2 xícaras, totalizando 2 e 3/4 de xícara.
A partir dessa quantidade, a gente vai acrescentando farinha de pouquinho em pouquinho e, normalmente, chega-se à quantidade de 3 e 1/3de xícara. A gente sempre coloca aproximadamente porque cada farinha tem as suas características e, além delas, a forma de armazenamento e o clima (principalmente a umidade do ar) fazem muita diferença. Acontece de usar de 3 e 1/4 de xícara num dia e 3 e 1/2 num outro. Exatamente por esses motivos é que a gente sempre diz pra colocar aos poucos (se for muita farinha de uma vez a massa pode ficar pesada) e conforme necessário.
Com 2 xícaras a massa, com certeza, ficará muito mole. Ela precisa virar uma bola muito macia, mas que se solte da tigela.
Conte com a gente, abraços, Ana e Helô
MUITO obrigada pela explicação…..mais do que isso, muito obrigada pela atenção e carinho na resposta! Está assando o pão e acho que vai dar super certo……eu já fiz diversas receitas sua e é uma delícia experimentar tudo. Amo ler ser site. Agradeço de coração por todo ensinamento e compartilhamento. Vou qq dia conhecer aí 🙂
Suelen, boa tarde!
Obrigada pelo carinho.
Conte sempre com a gente!
Abraços, Ana e Helô
Oi Helo, tudo bem? 🙂
Fiz a receita, mas minha massa ficou “pesada” e “massuda”. Não ficou fofinha e “leve”. Sabe? Sovei na batedeira usando o gancho. O que posso ter feito errado?
Bjs.,
Bárbara, boa noite!
Que pena … Três coisas podem ter acontecido:
– o fermento pode estar mais velho, às vezes, com o calor, mesmo na validade ele perde um pouco da eficiência;
– a massa absorveu muita farinha; a quantidade de farinha é sempre “mais ou menos”, pois variam os tamanhos dos ovos, a umidade do ar faz com que a farinha fique mais ou menos úmida; por isso é importante juntar aos pouquinhos, apenas o necessário pra conseguir uma massa bem macia e que se solte totalmente da tigela da batedeira;
– a massa deveria crescer tanto na primeira vez, como na segunda, até dobrar de volume.
Coragem! Vale tentar de novo e conte sempre com a gente, escreva quando precisar.
Abraços, Ana e Helô
Helô….
Amo suas receitas…
Temos um café “Milk Box” em Accra/Ghana e fiz o seu bolo de chocolate… Maravilhoso!!! Estão amando!!!
Ainda não acertei as balas de côco mas não desisti!!!
Obrigada!!!
Abraços, Geisa
Geisa, boa noite!
Muito obrigada pelo carinho. Gostoso saber que você está aproveitando a receita do bolo de chocolate.
Quanto à bala de coco, é importante ter paciência e não desistir. Receitas de balas e pontos de calda são sempre mais delicadas, mas você vai conseguir.
Conte sempre comigo.
Abraços, Helô
Amo+ amo+amo suas receitas 💞
Quanto carinho Márcia! Obrigada!!! Conte sempre comigo, beijos, Helô