RECEITA DE PÃO DE LEITE
Você gosta de pão de leite? Eu adoro!!! Acho linda de morrer aquela assadeira cheia pãezinhos redondos e que ficam grudados pra gente puxar e soltar. Por cima, eles ficam dourados e arredondados e, nas laterais, ficam macios e fofinhos. O máximo!
Essa a receita que eu sempre faço quando me dá vontade de comer um pão macio, saboroso e levemente adocicado. Gosto de fazer pãezinhos, mas também dá pra fazer um pão grande numa fôrma pra bolo inglês e servir em fatias.
Veja o vídeo com as dicas da receita de pão de leite
Os pãezinhos ficam mais bonitos quando dourados na superfície e, pra conseguir o efeito, costumo pincelar antes de assar com gema diluída num pouquinho de água.
Acompanhamentos
O fato é que pão de leite vai bem no café da manhã, no lanche da tarde, como aperitivo (costumo fazer menores) e acompanhando uma refeição.
Ele vai bem com manteiga, requeijão, mel, geleia de maçã simples, geleia de morango caseira, pasta de tomate deliciosa, manteigas salgadas variadas, ricota fresca cremosa, presunto ou salame, pois são ótimos pra sanduíches, inclusive pra festas de aniversário.
Falando em aniversário: quando faço pra servir como sanduichinhos, divido a massa em 24 partes e fico com pães menores.
E se sobrar?
Quando os pãezinhos sobram e endurecem, costumo fazer torradas amanteigadas. Pra fazer as torradas, basta cortar os pãezinhos em fatias de 1 cm de espessura, espalhar as fatias numa assadeira, pincelar com manteiga derretida, salpicar com sal e levar ao forno baixo (uns 160º, não mais porque a casquinha dourada pela gema começa a queimar) pra secar e dourar.
Ele vai bem com manteiga, requeijão, mel, geleia de maçã simples, geleia de morango caseira, pasta de tomate deliciosa, manteigas salgadas variadas, ricota fresca cremosa, presunto ou salame, pois são ótimos pra sanduíches, inclusive pra festas de aniversário. Sirva no café da manhã, no lanche, como sanduíches e nas festas de aniversário.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
25 Comentários
Adorei a receita vou experimentar , adoro fazer pao . Obrigada
Oi, Eliane! Que bom que gostou! Depois me conta como ficou hein! Bjs
Fiz a receita a textura fuçou ótima,mas ficou muito salgado !
Josi, boa noite!
A textura é mesmo deliciosa, a gente faz esse pão direto em casa e todos adoram. Sal é sempre muito pessoal, além das medidas sempre variarem um pouco (tamanho das colheradas etc,,,). Será que a manteiga não era salgada? Se você gostou da massa, experimente fazer de novo com metade do sal, o que acha? Depois conte pra gente. Abraços, Ana e Helô
Vou fazer, hj mesmo testei uma outra receita. Mas não fiquei satisfeita, queria este resultado.
Bjo
Paula, bom dia!
A gente faz esse pão em casa pelo menos uma vez por semana e todos adoram. O importante é deixar a massa com apenas a quantidade de farinha sugerida, quem coloca mais (e acontece) fica com um pão mais duro.
Depois conte pra gente!
Abraços, Ana e Helô
Olá, Helo!
Qual é a quantidade, em gramas, de fermento biológico seco? Existe uma proporção de fermento para farinha ou de fermento para quantidade de líquido?
Eu só tenho a embalagem de pote, a qual vem 280g (estou na Austrália).
Obrigada.
Marthiella, boa tarde!
Bom saber que você, da Austrália, está seguindo e se divertindo Na Cozinha da Helô.
São 10 gramas, use 1 colher (sopa). Como os fermentos biológicos têm marcas diferentes pelo mundo, se você testar e achar que o sabor de fermento ficou forte, diminua um pouquinho (para 2 colheres de chá) numa próxima vez.
Conte pra gente e escreva quantas vezes precisar.
Um abraço, Ana e Helô
Oi, querida!! Obrigada! por suas receitas deliciosas. Fiz esse pão hoje e a única diferença para os seus e o seu processo (mostrados no vídeo) é que quando pincelei a gema diluída, com pincel culinário, eles murcharam, como se eu os tivesse furado. E assim, não cresceram tanto, ficaram achatados. Errei como?
Anabella, boa tarde!
Bom saber que você está gostando do Na Cozinha da Helô. Tudo é feito com muito carinho e muita dedicação e mensagens como a sua são deliciosas.
Estava muito calor por aí? Às vezes, com o tempo muito quente, a massa cresce muito e acaba desmontando um pouco, pois falta um pouco de estrutura (o mesmo acontece quando se assa alguma coisa em forno alto demais). Pelo que senti, cuidado e atenção você teve de sobra!!
Tente de novo e vá contando pra gente (pergunte quando quiser).
Abraços, Ana e Helô
Eu fiz e ficou ótimo! Obrigada por suas receitas simples, fáceis e práticas neste período de quarentena
Adriane, bom dia!
Que notícia gostosa pra começar a semana. A gente faz de tudo pra ter receitas saborosas, simples de seguir passo a passo e conseguir chegar a um resultado que deixe todo mundo feliz.
Conte sempre pra gente!
Abraços, Ana e Helô
Ola adoro suas receitas! Ja fez varias!
Posso fazer esta receita em forma estreita tipo “loaf” Para cortar em fatias? Obrigada!
Martha, bom dia!
Delícia saber que você gosta e está aproveitando as nossas receitas,
Faça usando uma fôrma para bolo inglês ou pão de fôrma e desenforme, fica perfeito.
Depois conte como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Olá Heloisa,
Adoro essa receita e faço com certa frequência aqui em casa, mas agora me sugeriram fazer com leite vegetal. Será que alguém já testou? Será que altera muito a textura ou o sabor?
bom dia alana!
bom saber que vocês gostam da receita. aqui ainda não testamos com leite vegetal. boa sugestão e testaremos assim que possível, mas teoricamente funciona.
conte semore com a gente.
abraços, ana e helô
Olá! E a primeira vez no seu canal, entrei para buscar uma receita de pasta ao molho de cogumelo e terminei querendo fazer todas as outras!
Quanto a receita dos pãezinhos gostaria de saber se podemos substituir o açúcar branco por açúcar de coco. Obrigada!
Parabéns pelo seu trabalho!
Cris, bom dia!
Que delícia de mensagem!!
Pode sim trocar o açúcar com por de coco. A massa ficará saborosa, apenas um pouquinho mais pesada.
Siga nos acompanhando, pois histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas não faltam por aqui.
Abraços, Ana e Helô
Acabei de fazer estes pães e deu super certo! O cheiro pela casa está maravilhoso
Flávia, boa noite!
Que delícia saber que a receita funcionou direitinho e agora já faz parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Oi, Helô! Fiz hoje.. simplesmente maravilhoso! Muito macio e delicioso! Muita gratidão por compartilhar as histórias e as receitas… agora virou o nosso preferido! um grande abraço!!
Bom dia, Helô!
Estou com a massa fermentando, mas achei muito sal, não coloquei todo. Mesmo assim, ainda ficou um pouco salgada. 2 colheres de chá na balança deu em torno de 13g, usei um sal mais grosso inclusive. Faço com manteiga sem sal. Vou então rechear com uma misturinha de cogumelos e cebola, vai ficar bom!
Patrycia, bom dia!
Duas colheres de chá de sal refinado são medidas com proporções tradicionais pra essa quantidade de farinha. Na verdade, pensando em aproximadamente 500 g de farinha, há versões que sugerem 1 colher (sopa). Mas é sempre importante pensar que sal é muito relativo e depende dos hábitos de cada família. Use a metade se preferir, mas tente usar o fino, vai salgar menos a massa.
Acho que a sua ideia de usar cogumelos e cebola foi ótima, deve ter ficado uma delícia. Depois me conta, adoro saber!
Abraços, Helô
Olá, pessoal
Que receita maravilhosa, eu fiz amei.
Vai ser a minha massa favorita.
Ja vejo milhões de possibilidades, além da manteiga ,outros recheios.
Como meu gosto é menos sal, coloquei um pitada de sal. E os demais ingredientes segui igualzinho.
Amei, macio e delicioso
Flávia, bom dia!
Que notícia gostosa de receber.
Esse pão é mesmo muito bom, faço muito em casa e todo mundo adora.
Bom saber que você já está pensando em outras possibilidades e criando bastante.
Depois me conte!
Beijo, Helô