COMO FAZER GELEIA DE PIMENTA
Hoje é dia de preparar uma geleia de pimenta bem linda, saborosa, que ainda é fácil de fazer e vai deixar muita gente feliz. Verdade mesmo!
Sei bem que geleia de pimenta faz parte da lista que eu chamo de amor e ódio e não é unanimidade mesmo. Uns dizem que pimenta tem que ser fresca, em conserva ou como molho e que ela não nasceu pra virar geleia ou doce. E muitos não gostam do sabor e do picante das pimentas, ou não se sentem bem quando comem, e mal chegam a provar. Só que tem gente que gosta do sabor da pimenta, mas não acha graça no tal do ardido que queima.
Claro que a geleia de hoje não é pra quem prefere pimenta fresca ou em conserva ou molho, nem pra quem detesta pimenta. Mas ela fica tão boa e suave que já cansei de ver gente se surpreendendo tanto, comer um monte, pedir a receita e até preparar em casa. Sem falar que ela é linda demais e enfeita qualquer mesa.
Pra agradar tanto quem gosta de pimenta e quer uma geleia agridoce, como quem acha graça em geleia com um leve picante, mas não quer uma pontinha sequer do ardido da pimenta, resolvi preparar a receita com pimenta biquinho.
A GELEIA
A geleia é doce, mas com doçura na medida certa, tem sabor e aroma da pimenta biquinho e não arde nadinha de nadinha.
O agridoce vem da combinação da pimenta biquinho com o açúcar e a maçã, que dá sabor, aroma, acidez e textura à geleia.
Desse jeito, a geleia fica perfeita pra acompanhar queijos, embutidos e defumados, grelhados, carnes vermelhas, aves e pescados, tubérculos, pão, torradas, pra virar recheio de sanduíches e servir com salgadinhos de botexo.
Pra completar, ela agrada vegetarianos, veganos e intolerantes e alérgicos ao glúten e à lactose.
Fazer a geleia em casa é divertido, o custo é baixo e o resultado compensa. Quem tem um ou dois pés de pimenta biquinho em casa, na horta ou no vaso, pode aproveitar a colheita, que é sempre grande.
Eu colho as maduras, faço um tanto de geleia e de conserva e vou fazendo mais sempre que elas ficam vermelhas.
E quem não tem pé de pimenta por perto pode comprar bandejas no mercado e preparar a receita.
PREPARANDO A PIMENTA
Antes de mais nada, é sempre bom lembrar que, apesar da pimenta não arder, nem tingir as mãos de vermelho e, teoricamente, não queimar como acontece com pimentas picantes, pimenta é pimenta e pode causar alguma reação alérgica. Pra evitar problemas, sempre uso luvas descartáveis e acho que é a melhor solução.
Quanto à quantidade de pimenta, eu pensei numa receita com uns 500g de pimenta bem vermelhas e maduras, umas duas bandejas daquelas dos mercados, mas tudo depende do tamanho da bandeja.
Se for colher a sua pimenta, tenha certeza de que a tarefa vai parecer sem fim, pimenta não pesa quase nada, mas com calma dá pra conseguir. Momentos de paz..
Fiz esse tanto porque o trabalho de preparar uma receita com 250g ou 500g é quase o mesmo e esses 500 g reduzem bastante no fogo. No final, a gente fica com uns 300 g de geleia pra colocar num pote grande, daqueles de palmito, ou nuns dois pequenos. Não é nada de exagerado.
O preparo da pimenta é o mais trabalhoso e toma um tempinho, mas nada de complicado.
Primeiro, eu descarto os cabinhos e corto as pimentas ao meio. Coloco as metades ainda com as sementinhas numa tigela com bastante água. Com as mãos e dentro da água, eu esfrego bastante as pimentas pra soltar boa parte das sementes.
Depois, usando uma escumadeira ou uma peneira pequena e tentando movimentar a água o mínimo possível, eu transfiro as pimentas pra uma outra tigela.
Com a peneira, eu separo essa rodada de sementes, que ficam no fundo da tigela, jogo fora, coloco nova água e repito o processo mais umas duas vezes.
Grande parte das sementes vai pro lixo e o pouco que fica não vai interferir na textura da geleia.
Com a pimenta preparada, o restante do processo fica simples.
FAZENDO A GELEIA
Além de pimenta, a geleia leva só açúcar, sal, água e maçã. Mas maçã? Sim!!! A polpa da maçã dá consistência, textura e doçura à geleia e, como é delicada, não interfere quase nada no sabor da geleia feita com uma pimenta mais suave.
O preparo da maçã é muito simples, só cortar cada uma delas em 4, descartar só as sementes e o cabinho.
Testando geleias de pimenta, vi que muita gente bate no liquidificador a pimenta e a maçã, faz uma calda rala com o açúcar e a água, depois junta tudo e cozinha a mistura até virar geleia.
Como eu queria deixar a receita muito simples, resolvi colocar a pimenta, a maçã, o açúcar e a água de uma vez no liquidificador até conseguir uma pasta grossa, ainda com pedaços de pimenta e sementinhas e cozinhar de uma vez.
Desse jeito, não precisa de calda, tudo vai junto pra uma panela média e que acomode tudo numa camada de uns 5 cm ou mais. Se a panela for muito rasa, a geleia seca muito rápido e a gente precisa completar com água pra ela ter tempo de cozinhar direito.
Deixo a geleia cozinhar em fogo médio por uns 30 minutos, até sumir o excesso de líquido, a geleia encorpar bem (ela cai pesado da colher), surgirem bolhas grandes e ela brilhar.
GELEIA NO POTE
Quando a geleia chega ao ponto, eu transfiro tudo pra um pote bem limpo e seco e guardo por até 1 mês na geladeira. Depois de aberta, ela dura com certeza 1 semana.
Mas se quiser preparar a receita pra durar mais tempo, é bom preparar os potes esterilizando e cuidando do processo de conservação do começo ao fim.
Na receita da geleia de jabuticaba eu ensino como fazer o processo de um jeito caseiro. Mesmo assim, quando o calor é muito, mesmo fazendo tudo certinho eu ainda guardo a geleia na geladeira, não custa garantir.
Dá pra fazer a mesma receita usando outras pimentas e fica bem gostoso, só cuidar muito das mãos na hora de retirar cabinhos e sementes. Luvas são fundamentais! E mais cuidado ainda com olhos, a gente se distrai, passa a mão nos olhos e é horrível e até inalar pode ser ruim (quem já passou por isso sabe como é). Quem tem alergias e sensibilidade à pimenta precisa prestar muita atenção.
A geleia vai bem com coxinha de frango com catupiry tradicional, unha de caranguejo do meio jeito, risole de carne moída caseiro, mandioca frita sequinha e perfeita, pastel caipira delicioso, cracker salgado fácil de fazer, crackers salgadinhos de fubá, frango assado delicioso e fácil de preparar, paleta de porco na cachaça e muito mais.
Um pote de geleia de pimenta é um bom presente. Minha mãe adora quando levo alguns pra ela.
A geleia vai bem com coxinha de frango com catupiry tradicional, unha de caranguejo do meio jeito, risole de carne moída caseiro, mandioca frita sequinha e perfeita, pastel caipira delicioso, cracker salgado fácil de fazer, crackers salgadinhos de fubá, frango assado delicioso e fácil de preparar, paleta de porco na cachaça e muito mais. A geleia de pimenta com maçã é um presente gostoso, só dar um lacinho com barbante e colocar uma etiqueta.INGREDIENTES
Preparo
Coloque um pires no freezer pra gelar bem, ele vai ser útil pra testar o ponto da geleia.NOTAS
4 Comentários
Amei fazer com você deu certinho
Obrigada
Sueli, bom dia!
Bom saber que deu certo!
Conte sempre comigo, abraços, Helô
Delicia de receita e explicação. Adorei!!!
Carla, boa noite!
Que delícia de mensagem. Bj, Helô