RECEITA DE UNHA DE CARANGUEJO
Hoje é dia da receita de unha de caranguejo do meu jeito, a minha versão desse salgado paraense que é delicioso.
Quando fui com a Ana pra Belém em 2018 passar uns 8 dias com a Joanna Martins e o Paulo Reis da Manioca, eu comi muita coisa boa e voltei pra casa com uma lista gigante de anotações e de receitas. A unha de caranguejo estava no topo da lista.
Logo no primeiro dia, durante o almoço no Lá em Casa, a Joanna perguntou se a gente gostaria de jantar unhas de caranguejo. Disse que a Tania Martins – pois a família Martins estava toda envolvida em receber a gente – já havia providenciado tudo, reservado as melhores “unhas” de Belém lá no “Sabor Especial”.
O lugar: um mix de restaurante boteco bem simples e de comida boa numa travessinha escondida no bairro de Umarizal.
Claro que eu disse sim!!!
AS UNHAS DO SABOR ESPECIAL
Às 8 da noite, eram 10 pessoas animadíssima ao redor da mesa aguardando as famosas unhas.
De cara, veio a primeira e importantíssima explicação: ao contrário do que muita gente pensa e diz por aí, uma unha de caranguejo não é uma coxinha recheada de caranguejo. Dizem isso porque o formato, com um lado arredondado e outro pontudo, lembra o da coxinha, mas é bem diferente.
A coxinha tradicional tem uma porção de recheio de frango refogadinho envolvida por uma camada de massa cozida, como a de rissole, só que feita com o caldo do cozimento do frango.
A unha tem como recheio a parte carnuda de uma pata de caranguejo-uçá. Envolvendo esse recheio, vem uma camada farta da massa que leva carne de caranguejo bem temperadinha e batata cozida espremida, ficando pra fora a ponta da carapaça, com jeito de unha e boa de segurar.
Quer dizer, logo concluí que a essência do salgado é mais pra bolinho de bacalhau, preparado com bacalhau e batata e não com massa cozida de farinha, do que pra coxinha.
As unhas chegaram quentíssimas e acompanhadas de molho de pimenta-de-cheiro.
Na primeira mordida, senti o contraste do crocante da casquinha feita de ovo com farinha de rosca e do macio da massa, que mesclava a delicadeza da carne de caranguejo ao sabor dos temperos.
Na segunda mordida, o contraste seguinte, com um tanto da massa saborosa e a carne pura da pata de caranguejo.
Elas eram grandes, mas tão deliciosas que, com a conversa boa, eu acabei comendo três!! Eu me encantei tanto com a unha que, durante a semana, experimentei mais algumas bem boas, mas nenhuma delas superou as daquele lugar.
A MINHA VERSÃO
Durante a semana, eu comecei a falar do assunto com várias pessoas que diziam entender de unha de caranguejo e juntei dicas, truques e receitas.
Sonhava tanto com as unhas que, assim que cheguei em casa, tratei de providenciar as patinhas ainda com as pontas no formato de unha e a carne limpíssima de caranguejo.
Elas vinham congeladas direto do Pará, cada uma delas num pacote de 500 g. Como a bandeja de patinhas trazia umas 30 e cada salgado leva apenas uma patinha, eu logo vi que seria melhor fazer unhas menores e, assim, aproveitar as patinhas todas.
Pesquisei bastante, juntei as anotações todas, testei algumas versões e cheguei à receita que vai aqui, que fez o maior sucesso durante a temporada que passei na casa da praia.
Num dos testes, troquei o leite comum por de coco e gostei do resultado, por isso ficou assim e do meu jeito, mas use leite se preferir.
Como a receita rende uns 30 salgados, experimentei congelar as unhas já empanadas, deixando só pra fritar antes de servir, e funcionou perfeitamente bem.
Quanto a empanar, apesar de muita gente usar ovo inteiro, eu prefiro passar os salgados só nas claras e depois na farinha de rosca, acho que a casquinha fica mais leve.
Sinceramente, a receita dá um trabalhinho, desde ir atrás dos ingredientes até moldar, mas vale muito a pena!
SERVIR
É claro que um molhinho saboroso de pimenta acompanha as unhas muito bem e, se for de pimenta-de-cheiro, melhor ainda, pois o clima será mais paraense.
Só que, no dia em que servi uma bandeja de unhas e sabia que alguns convidados não eram muito de pimentas picantes, também abri dois potinhos de geleia da Manioca, um era de pimenta-de-cheiro, que é de pimenta, mas de um jeito mais suave, e um de geleia de taperebá, com acidez e textura perfeitas pra acompanhar as unhas.
Outras ideias: farofa paraense com feijão manteiguinha, coentro e cebolinha, pirarucu de casaca, pato no tucupi do jeito da Helô, tacacá do jeito da Helô.
Quer saber mais sobre a minha viagem, conto tudo no post Belém é o máximo 1.
Refogado Montagem Outras ideias: farofa paraense com feijão manteiguinha, coentro e cebolinha, pirarucu de casaca, pato no tucupi do jeito da Helô, tacacá do jeito da Helô. É claro que um molhinho saboroso de pimenta acompanha as unhas muito bem e, se for de pimenta-de-cheiro, melhor ainda, pois o clima será mais paraense.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS