RECEITA DE ROCAMBOLE DE PRESUNTO E QUEIJO
A receita de rocambole de presunto e queijo, que também é conhecida como pizza enrolada, é deliciosa e todo mundo adora.
Ela é versátil, quebra mil galhos, vai bem num lanche, numa refeição descontraída, em festas de crianças e adultos e sempre agrada.
A massa é rápida e fácil de preparar e leva ingredientes básicos. Todo mundo pode fazer, até mesmo as crianças, que adoram ajudar e, com certeza, também gostam de comer.
O recheio
O recheio clássico, que aparece em muitas bandejas de festa de aniversário e lanches de final de semana, tem na base uma camada de molho de tomate, camadas de mussarela e presunto e orégano.
Mas dá pra rechear o rocambole com o que quiser. Dá pra usar só queijo, tanto só mussarela, como só catupiry, como ricota temperada, ou uma mistura dos dois ou mais queijos. Dá pra usar linguiça calabresa já dourada na frigideira, outros embutidos e frios, legumes refogados ou sobras de ratatouille ragú provençal de legumes ou de caponata.
O céu é o limite. Basta pensar nas coberturas possíveis de pizza e seguir com a vontade e com o que tiver em casa.
A massa
Dependendo do recheio, a receita pode ser até vegana. Pra isso, só trocar o leite por água e deixar o ovo da massa e a gema da pincelada de fora. A massa ficará mais sequinha por dentro e mais crocante e mais fosca por fora, mas continuará deliciosa.
No dia a dia, eu costumo usar leite, que deixa a massa mais macia, mas já fiz nem sei quantas vezes com água e dá certíssimo.
O preparo da massa é o de sempre: eu dissolvo o fermento no leite morno (ou na água morna) com o açúcar e um pouco de farinha e deixo descansar por uns 10 minutos, até espumar.
Depois junto o ovo, o sal, o azeite e a farinha restante e trabalho até obter uma massa macia, que descole das mãos. Cubro com um pano e deixo repousar por mais ou menos 2 horas, até dobrar de volume.
Modelar e assar
Quando a massa cresce, eu divida em duas parte e abro cada uma delas com um rolo até conseguir um retângulo de uns 25 cm x 40 cm.
Deixando uma borda livre de 1cm em toda a volta, eu espalho o molho e cubro com o presunto, com o queijo, o orégano e o parmesão. Enrolo como rocambole, pressione bem as pontas e as emendas pra fechar e passo pra uma assadeira grande untada com azeite.
Prepare o outro rocambole da mesma forma. Deixe descansar por mais uns 45 minutos a 1 hora pra massa crescer mais um pouco.
Depois, pincelo com a gema diluída num pouco de água e asso até conseguir rocamboles bem dourados.
Rendimento
A receita rende 2 rocamboles grandes, que eu costumo assar lado a lado numa assadeira grande, mas nada impede que se divida a massa em 4 ou 8 partes pra fazer menores e, se quiser, variando recheios.
É claro que os rocamboles ficam bem mais gostosos no dia em que preparados, mas já aqueci no forno no dia seguinte e já congelei e aqueci um mês depois e também funciona.
Atenção!
Uma coisa importante: eu já cansei de moldar os rocamboles com o maior capricho, unindo com muito cuidado as emendas e, mesmo assim, no forno às vezes eles abrem e ficam meio rachados.
Se isso acontecer, tenha certeza de que não fez nada de errado, o sabor será o mesmo, mesmo que visualmente não estejam perfeitos. É a vida como ela é, apenas isso.
Receita do tipo sobrevivendo na cozinha total!
Outras receitas gostosas pra servir num lanche: torta de frango caipira, torta cremosa de palmito caseira e bolo salgado de milho verde.
Outras receitas gostosas pra servir num lanche: torta de frango caipira, torta cremosa de palmito caseira e bolo salgado de milho verde. É claro que os rocamboles ficam bem mais gostosos no dia em que preparados, mas já aqueci no forno no dia seguinte e já congelei e aqueci um mês depois e também funciona.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
11 Comentários
Uma dica para variar o recheio é fazer um refogado de escarola com cebola, tomate e incluir muzzarella no recheio, ou fazer um refogado de alho porró e rechear acompanhado de peito de peru ou lombinho e catupiry. Ficam divinos!
Gabi, bom dia!
O rocambole fica delicioso com mil recheios diferentes, por isso é que faz tanto sucesso, não é? Eu adoro escarola refogada, vou experimentar e depois te conto. Um abraço, Helô
Oieee, td bem? Adorei essa receita e quero fazer amanhã. Uma dúvida: essa massa não precisa sovar né?
Obrigada pela receita!
Bj
Juliana, boa tarde! Bom demais saber que você está gostando do nosso Na Cozinha da Helô.
Não precisa sovar, só mesmo misturar tudo até conseguir uma massa macia e que se solte das mãos. Como a massa será aberta pra ficar fina e rechear, não é necessário esperar crescer tanto e trabalhar a massa como se fosse para um pão.
Abraços, Ana e Helô
Helô! Eu adorei essa receita !
Já fiz várias vezes e é sempre o maior sucesso!
Faço com seu recheio de presunto e queijo , fiz de calabresa fritinha com mozarela ralada e até enroladinhos com salsichas.
Sua massa é maravilhosa!
Muito obrigada, amo suas receitas.
Simone, boa tarde! Que mensagem gostosa, muito bom saber que a receita já passou a fazer parte da sua vida. A massa é muito gostosa e versátil.
Continue acompanhando o Na cozinha da Helô, novidades não faltam!
Abraços, Ana e Helô
Amo essa receita, já fiz inúmeras com recheios de : frango, carne moída e queijo bem presunto. Sempre Fica maravilhosa. Amo esse site pq além de dar a receita, nos posts sempre dão várias idéias de como variar a mesma massa, ou recheios. Visito o site todos os dias pq sempre tem alguma receita maravilhosa que dá para fazer.
Que maravilha de receita!
Valéria, bom dia! Que gostoso saber que a receita agora já faz parte da sua cozinha.
Conte sempre comigo, abraços, Helô
Helo, acabei de fazer essa massa. Que delicia que ficou. Vai ser minha massa coringa. Obrigada!!
OI Luciana! Que delícia de mensagem, a receita é boa pro dia a dia, né? E versátil.
COnte sempre comigo, beijo, Helô