RECEITA DE TORTA AMERICANA DE MAÇÃ
A verdadeira torta de maçã americana, que é a clássica american apple pie, tem aquele jeito de torta da Branca de Neve e da vovó Donalda, tem tanto recheio que fica até arredondada e altas e tem aroma, sabor e textura deliciosos. É pura tentação.
Pra conseguir uma torta com a massa crocante e o recheio saboroso, há alguns segredinhos que a gente foi atrás de decifrar e que fazem toda diferença.
Depois de pesquisar muito, de testar e experimentar nem sei quantas tortas, conseguir a que eu tanto queria e hoje vou te ensinar como fazer.
AS MAÇÃS
Antes de mais nada, o grande pulo do gato pra conseguir uma torta inesquecível é ter um recheio com mmmmmuuuuuiiiiiitttttaaas maçãs, isso mesmo.
Daí vem a pergunta de sempre? Helô, qual maçã que você usa?
E eu respondo sempre que tem maçã pra todos os gostos e finalidades e a gente tem que entender os tipos antes de usar. Umas maçãs são bem doces, outras nem tanto, umas são bem ácidas, outras mais básicas, umas são muito suculentas e outras mais secas, umas mantém a forma depois do cozimento e outras quase que viram purê.
A solução pra conseguir uma torta com recheio de muita maçã, com muito gosto de maçã e cheio de texturas, quer dizer, nem só fatias de maçã que desmontam quando a gente corta, nem purê de maçã só com uns pedaços pelo meio, é usar tipos diferentes de maçã.
Depois que entendi essa base de recheio, passei a usar sempre de 3 a 4 tipos e assim garanto que ele fique doce, mas com toques acidez, com pedaços maiores e menores e suculentos e um tanto de purê ligando tudo.
Como achar maçãs diferentes é tarefa simples, eu costumo misturas de Gala, Fuji, Granny Smith, Red Delicious e Pink. Umas duas ou três de cada.
E parece muita fruta, mas maçã murcha muito e se não for bastante, a torta fica vazia, sem falar que, quanto mais recheada, melhor a sobremesa.
Quando eu estava testando o recheio da torta, experimentei versões que pediam só pra misturar as maçãs cruas e açúcar e usar, mas não gostei, achei que as maçãs cruas acabavam soltando líquido demais, encharcando a massa e deixando a torta úmida na base e pesada.
Fiquei com os recheios que pedem pra cozinhar as maçãs, que não só ficam com textura perfeita, como ficam mais concentradas e sabor e em aroma. Como elas secam durante o cozimento no fogo, elas não têm mais líquido pra soltar durante o tempo de forno e a massa fica sequinha e crocante.
O RECHEIO
Pra fazer o recheio, eu uso:
- 12 maçãs diferentes (por exemplo, 3 Gala, 3 Red Delicious, 3 Fuji, 3 Granny Smith);
- limão;
- açúcar comum;
- açúcar mascavo;
- canela em pó;
- noz-moscada;
- essência de baunilha;
- maisena;
- manteiga gelada (alérgicos e intolerantes à lactose e veganos podem usar margarina 100% vegetal)
- sal.
Pra preparar, eu descasco e corto as maçãs em fatias bem finas, coloco numa panela com o suco do limão, o açúcar comum e o mascavo e aqueço.
Cozinho as maçãs em fogo alto por uns 30 minutos, até ficarem macias e o caldinho secar. Então, junte a canela, a noz-moscada, a baunilha, uma pitada de sal e a maisena, misturo bem e retiro do fogo. Passo o recheio pra uma tigela e deixe esfriar. Pra esfriar mais rápido, eu coloco a tigela sobre uma outra com gelo.
A manteiga gelada entra na hora da montagem da torta.
PREPARAR A MASSA, MONTAR E ASSAR
A massa clássica das tortas americanas de maçã é crocante, mas não leva açúcar. Mas tem lógica, ela é mais neutra, mas fica equilibrada com a doçura da maçã. Se quiser a massa mais docinha, só juntar 1 ou 2 colheres (sopa) de açúcar.
A gordura da massa clássica americana nem sempre é manteiga, como acontece com as massas das tortas francesa. Uns usam gordura hidrogenada, muitos fazem a massa com metade gordura hidrogenada, metade manteiga e uns poucos prepararam a receita só com manteiga.
Quem defende a gordura hidrogenada diz que a massa fica muito leve e crocante, e é verdade, mas falta o sabor caramelizado e amanteigado que só a manteiga tem. Eu fico com a massa só de manteiga, acho que não dá pra comparar.
O que eu faço, seguindo as receitas americanas, é juntar 1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco, que deixa mesmo a massa mais crocante.
A minha massa leva:
- farinha de trigo;
- manteiga (intolerantes, alérgicos e veganos podem usar só margarina 100% vegetal);
- vinagre;
- água gelada;
- Sal
- Leite pra pincelar
- Açúcar pra polvilhar.
A massa é simples de fazer, eu misturo numa tigela a farinha, duas pitadas de sal, a manteiga, ou metade manteiga ou metade gordura hidrogenada. Então, esfarelo com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junto o vinagre, a água aos poucos e trabalho até conseguir uma massa macia que se solte das mãos. Se for preciso, acrescento um pouco de farinha, mas quanto menos farinha extra, mais leve a massa.
Divida a massa em duas partes iguais, envolva em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Com o recheio pronto e frio, eu monto a torta. Começo separando um refratário redondo e médio de bordas inclinadas ou uma fôrma redonda de fundo removível de uns 22 cm de diâmetro.
As tortas americanas costumam ser assadas e servidas em refratários redondos de bordas inclinadas. Pouca gente desenforma e, com isso, some o fantasma “e se a torta quebrar…”.
De fato, saindo do forno, a operação retirada da fôrma pra transferir pra um prato é meio perigosa, mas a torta firma quando esfria e transferir da fôrma de borda inclinada pra um prato não é tão complicado assim.
Sobre uma superfície polvilhada com um pouco de farinha, abro as duas partes da massa até conseguir 2 discos de uns 30 cm. Forro a base e as laterais do refratário com um disco de massa, espalho o recheio na cavidade fazendo um monte bem alto. Pode parecer exagerado, mas não é, a maçã sempre diminui mais um tanto no forno e depois de esfriar.
Tendo o cuidado de não deixar espaços vazios entre a massa e o recheio, espalho os cubinhos de manteiga sobre a maçã e depois cubro com o outro disco de massa. Pressiono as bordas com os dedos para colar e, com a ponta de uma faca afiada, faço alguns cortes na cobertura de massa para saída do vapor.
Como as tortas americanas não costumam ser pinceladas com gema, o brilho vem do açúcar, que pode ser comum ou cristal, e do leite. Eu pincelo a superfície com leite, polvilho um pouco de açúcar e levo a torta à geladeira por uns 10 minutos, enquanto o forno aquece a 200ºC (alto).
Levo a torta ao forno, espero 5 minutos, diminuo a temperatura pra 180ºC (médio) e mantenhaono forno por mais uns 45 minutos, até o perfume das maçãs invadir a cozinha e a massa ficar bem dourada e crocante.
Se, na metade do tempo, eu percebo que a massa está dourando rápido demais, cubro com papel-alumínio e termine de assar a torta coberta.
Assar a torta pra valer, até ficar dourada e crocante de todos os lados é fundamental. Tortas bem assadas são sempre mais saborosas, só ter um pouco de paciência e deixar no forno pelo tempo preciso.
Depois de assar, vem a parte mais difícil, que é deixar a torta descansar pra apurar os sabores e as texturas. A torta que descansa fica muito melhor, não dá pra comparar como a que vai pra mesa em seguida. Eu sempre respiro e espero, e compensa.
A torta fica gostosa quente, morna ou em temperatura ambiente. Eu costumo deixar em temperatura ambiente por até 2 dias, nos tempos mais frios, ou na geladeira quando o calor é grande. Na hora de servir, se quero a torta quente, eu levo aqueço por 10 minutos no forno a 180ºC (médio).
Dá pra servir a torta num lanche, num brunch ou como sobremesa acompanhada de sorvete de baunilha de verdade, creme de leite em chantilly ou com colheradas de iogurte cremoso, do tipo grego. Ela arrasa sempre!
Enfim… o perfume da verdadeira torta americana de maçãs é sensacional, dá pra sentir da esquina, o recheio é delicioso e a massa é crocante, não dá pre resistir!
Outras receitas com maçã: maçã do amor vermelha e maçã do amor com caramelo, bolo de maça integral e delicioso, bolo lindo e delicioso de maçã e geleia de maçã simples.
RECHEIO MASSA MONTAR E ASSAR Dá pra servir a torta num lanche, num brunch ou como sobremesa acompanhada de sorvete de baunilha de verdade, creme de leite em chantilly ou com colheradas de iogurte cremoso, do tipo grego. Pra conseguir um recheio delicioso, use sempre de 3 a 4 tipos de maçã, uma garante a doçura, uma a acidez, uma fica com pedaços mais firmes e uma se desmancha e forma um purê que liga tudo. Esse é o grande segredo de uma boa torta de maçã.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
41 Comentários
Obrigada por sua generosidade em compartilhar suas receitas.
Tenha saúde e seja feliz!
Sonia, boa tarde!
Gostoso demais saber que você está aproveitando tanto as nossas histórias, dicas, receitas e histórias.
Continue nos acompanhando, pois novidades não faltam.
Abraços, Ana e Helô
Nossa! Claro q irei fazer! Senti o cheirinho da maçã no fogo…
Bom dia! Não vai fermento massa da torta?
Vanessa, boa tarde!
Essa massa especificamente não leva fermento.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Que delícia de torta Helô! Li o que vc escreveu sobre a gordura hidrogenada. Posso fazer a receita usando 200 gramas de manteiga no lugar da gordura hidrogenada? Obrigada. Eu adoro suas receitas
Débora, bom dia!
Que delícia saber que você está gostando das nossas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Pode sim fazer com 200 g de manteiga.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
como eu estava atras dessa receita,e agora com tamanha explicacao,vou fazer,estou ja com agua na boca.
obrigada Helo
Marilena, boa tarde!
Bom demais saber que você está gostando das nossas histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Eu colocaria banha de porco no lugar da gordura hidrogenada. Acho que esse ingrediente não tem muita relevância por lá, mas por aqui faço os sequilhos assim, banha e manteiga, saem perfeitos. Vou testar com certeza.
João, boa tarde! Muitas receitas ficam deliciosas com banha de porco, o pão sovado, por exemplo, fica maravilhoso. A massa da torta fica perfeita com a banha. A gordura hidrogenada, que tanto usam nos Estados Unidos, não tem sabor de nada, dá apenas crocância.
Abraços, Ana e Helô
Nao quero usar a gordura hidrogenada posso só usar manteiga na mesma quantia?
Ritta, boa tarde!
Pode sim usar só manteiga, é o que a gente também costuma fazer por aqui. Use 200 g de manteiga.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Ahhhh estou eu aqui procurando uma receita de Torta maravilhosa pra vender, e me deparo com está generosidade de pessoa dividindo os segredos culinários conosco. Que coisa mais linda!!!! Toda gratidão do mundo a você!!!
Edilene, bom dia!
Ficamos muito felizes com a sua mensagem. Bom demais saber que a torta passou a fazer parte da sua vida.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Helô obrigada pelas suas maravilhosas receitas e por compartilhar,além delas, um pouco da suas experiências de vida! Essa receita de torta de maçãs estou fazendo pela segunda vez! Já dá até para sentir o perfume saindo ali da panela. Suas dicas são tão minuciosas que foi a primeira torta que fiz e ficou perfeita de primeira. Dessa vez ousei fazer alterações pode ser que, por isso, deixe de ser uma verdadeira apple pie. Mas foram necessárias para agradar mais à minha família. Reduzi o açúcar pela metade, achamos o recheio doce demais. Não estou usando nada de gordura vegetal hidrogenada, somente a manteiga. Não retirei as cascas das maçãs, fiz isso na primeira e deu certo, mas cortei bem fininho. E acrescentei nozes para dar crocância. Obrigada por tudo. ❤
Fabíola, boa noite!
Que mensagem gostosa! Muito bom saber que a sua primeira torta ficou perfeita e que a receita já passou a fazer parte da sua cozinha. Quanto às alterações, você também foi ótima. É assim mesmo que tem que ser, ajustar a doçura e os aromas aos gostos da sua casa, escolher ingredientes (caso da manteiga) e dar toques pessoais, como as nozes.
Só uma dica quanto ao açúcar: experimente sempre um pedacinho da fruta escolhida pra uma receita, pois umas são mais doces, outras menos, nunca são iguais.
Siga aqui com a gente, pois histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas não faltam por aqui.
Abraços, Ana e Helô
Me senti muito bem ao ouvir a Helô falar que cozinha quando esta bem e cozinha melhor ainda quando não está. Cozinhar é uma paixão que possibilita enviar o bem sem ver a quem. Gratidão sempre por compartilhar.
Em algum lugar vi que uma torta rustica que usa azeite e outra que usa fubá, mas não peguei a receita, como faço pra conseguir?
Grande abraço!
Telma, boa tarde!
A cozinha conforta sempre e isso é muito bom.
As duas massas fizeram parte de um curso de tortas pra EDUK.
Em breve, a gente vai escrever um post sobre elas e fotografar. Fique de olho!
Abraços, Ana e Helô
Adoro suas receitas ! São divinas!! Sei que não podemos fazer isso..rsrs, mas Posso substituir a manteiga por óleo de coco? Obrigada ❤️
Leila, boa tarde!
Obrigada pelo carinho!
Se você usar um óleo de coco bem pastoso, daquele que a gente pega com a colher, a receita da massa dá certo sim. Se for óleo, líquido, ela fica engordurada. Pense sempre que, como a gente cozinha pra gente e pras pessoas que a gente gosta, não há nada de errado em fazer algumas mudanças.
Conte sempre com a gente e escreva quando quiser.
Abraços, Ana e Helô
Só de ver as fotos a boca enche de água e ja sinto o perfume. Muito fácil de fazer.
Obrigada pela receita
Valquíria, boa tarde!
Obrigada pelo carinho.
A receita é simples de preparar, fica deliciosa, linda e deixa a casa com um perfume demais de bom.
Se você preparar a torta, não se esqueça de contar pra gente os resultados.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas gostosas.
Abraços, Ana e Helô
Sua receita de torta de maçã é perfeita !! Parabéns pela dedicação e afinco ao deixar detalhadamente os passos para a receita ! Ficou perfeita a minha so teve mais tempo de forno mas simplesmente divina !!
Flávia, bom dia e boa Páscoa pra você!
Obrigada pelo carinho! Faço tudo com tanto amor e tanta dedicação que mensagens como a sua realmente me deixam muito feliz.
Essa torta de maçã é deliciosa, faço bastante em casa também.
Quanto ao tempo de forno: varia muito, depende do forno, da fôrma, mas a gente vai conhecendo melhor os processos e acaba se ajustando.
Abraço, Helô
Obrigada pela receita!
Maria Clara, obrigada pelo carinho!
Conte sempre comigo, beijo, Helô
Olá, Helô! Fiz a receita e adorei! Sua dica a respeito do uso de diversos tipos de maçã é muito preciosa, pois faz toda a diferença. O recheio ficou com pedacinhos de maçã e ao mesmo tempo cremoso por conta das maçãs mais macias, deixando um aspecto de geleia envolvendo os pedacinhos. Por conta disso ainda houve um casamento perfeito no sabor, um misto das frutas mais ácidas com as mais doces.
Gostei muito também da receita da massa, costumo usar a massa podre em minhas receitas de tortas, tanto doces quanto salgadas, mas agora devo variar mais usando também esta.
Parabéns pela maneira detalhada com que explica suas receitas! Adorei!!!
Silvana, boa tarde!
Que gostoso receber a sua mensagem, obrigada pelo carinho.
Faço tudo com tanto amor e tanta dedicação que reconhecimentos como o seu me dão forças pra continuar e demonstram que o que faço faz sentido.
Muito bom saber que a receita agora já faz parte da sua cozinha.
Conte sempre comigo, abraços, Helô
Obrigada por explicar todos detalhes, com certeza fazem toda diferença. Parabéns!!!
Marta, bom dia!
Bom saber que você está aproveitando as receitas com as explicações aqui Na Cozinha Da Helô. Tudo é feito com muito carinho e muito cuidado!
Depois me conta!
Abraço, Helô
essa torta de maçã é simplesmente maravilhosa. Não achei difícil de fazer e o sabor … é pra comer saboreando cada pedacinho
Lislei, bom dia!
Que mensagem deliciosa, alegrou o meu dia saber que você gostou tanto da torta e que ela agora faz parte da sua cozinha.
É deliciosa demais, né? E, sinceramente, eu também não acho difícil, só dá um trabalhinho.
Conte sempre comigo, beijo, Helô
Obrigado pela receita. Vou tentar. Mas um viseo seria maravilhoso.
Marcos, bom dia! Bom saber que você gostou da receita.
Estou me reorganizando pra fazer mais vídeos e você me deu uma ideia boa, começar por essa torta de maçã.
Um abraço, Helô
Fantástica a sua receita, parabéns! Vou tentar fazer. Abraço.
Vera, boa noite!
Adoro essa receita, faço muito, acho que você vai gostar (e claro que vai conseguir!).
Depois me conta, abraço, Helô
Bom dia tudo bem,me chamo Márcia, eu gostaria de saber por quanto daria para vender uma torta dessas! Moro aqui em São Paulo. Obrigada ????
Oi Marcia, tudo bem?
Olha, os cálculos para precificação são meio complicados. Além do valor do ingredientes escolhidos, que variam muito e dependem do público e do local em que você vive, há custos de gás, eletricidade, utensílios, embalagem, forma de entrega, além da mão de obra e da sua margem de lucro.
Acho que a melhor opção seria você dar uma olhada no site da EDUK, uma plataforma com vários cursos on-line, e buscar um curso para precificação de doces (eles oferecem cursos assim para bolos, doces, salgados), acho que vale a pena investir, pois você poderá aprender as técnicas de organização de produção, de armazenamento, embalagem, custos com gente especializada.
O que posso te dizer: a torta fica deliciosa e acho que fará sucesso.
Beijo, Helô
precisava de uma prato tipico americano para fazer para os meus colegas de curso de Inglês. Encontrei a tua receita aqui, fiz e ficou fantástica, todo mundo gostou. Obrigado por compartilhar suas receitas.
José, bom dia!
Que gostoso saber do sucesso da receita: deu certo, ficou deliciosa e ainda foi importante pra deixar o momento com os seus colegas de curso de inglês mais divertido.
Obrigada pelo carinho, Helô