RECEITA DE BACON CASEIRO
Como fazer bacon caseiro? Essa curiosidade já bateu por aí? Eu acho muito divertido decifrar os mistérios de uma preparação teoricamente complexa e fazer tudo em casa com simplicidade. Com a receita de hoje foi assim e é ela que hoje eu vou te ensinar.
Quando a vida era mais sossegada e era comum “quentar” fogo o dia inteiro, muita gente pendurava a manta de barriga do porco num varal esticado sobre o fogão e a fumaça constante dava conta da tarefa.
Em não muito tempo, a manta de barriga fresca virava toucinho defumado. Mas hoje isso quase não acontece, ainda mais quando se vive na cidade, fogão só a gás ou elétrico, sem lenha queimando, e não se para em casa.
Hoje em dia, além dos restaurantes que preparam os seus embutidos e defumados, pouca gente faz essas coisas em casa, mas isso pode ir mudando aos poucos e deixando a vida mais natural.
Fazendo bacon em casa – receita de forno simples
Ao contrário do que muita gente imagina, preparar uma manta de bacon não é bicho-de-sete-cabeças e o resultado é incrível, não só pela emoção de fazer em casa algo que normalmente só se compra pronto, como pelo sabor.
Quem gosta de bacon, ou toucinho defumado, deve tentar. Eu adoro e fiz muitas vezes até chegar à receita de hoje.
Há receitas aos montes, tanto nos livros que falam de porco, como naqueles que tratam de embutidos e carnes em conserva e defumadas em geral. Só que muitas pedem ingredientes como sal de cura ou conservantes que nem sempre são fáceis de achar, defumadores ou equipamentos mais complexos que só os muito apaixonados ou profissionais têm.
Queria preparar o bacon de uma forma caseira, com ingredientes comuns e num forno também comuns e consegui um resultado saboroso.
Das primeiras vezes, como eu não queria usar serragem pra defumar, assei o bacon devagar e na própria gordura dentro de um pacote de papel alumínio. Mesmo sem a defumação pra valer, ele ficou bem saboroso.
Depois de um tempo, como a fumaça em pó passou a ser bem fácil de comprar, passei a espalhar 1/2 colher (chá) da fumaça diretamente na manta da barriga antes de embrulhar pra assar. Quer dizer, não juntei a fumaça com o sal e o açúcar da primeira fase do processo, foi só mesmo na hora de assar.
Com o toque da fumaça, o bacon de forno ficou bem mais “defumado”.
Não é uma receita pra pensar hoje e comer amanhã, pois o processo de marinada é lento, a manta de barriga de porco precisa descansar na geladeira por cinco a seis dias antes de ir ao forno. Depois do repouso, o bacon vai pro fogo por umas 2 horas e aí ele está pronto pra usar.
Os ingredientes e o preparo
Os ingredientes básicos, além de uma manta de barriga de porco bem carnuda, só sal e açúcar comum ou açúcar mascavo, que dá um resultado ainda melhor. Além deles, só é preciso ter papel alumínio e filme plástico.
Pra dar certo, eu esfreguei a manta totalmente com o sal e o açúcar, embrulhei em várias camadas de papel alumínio, terminei com uma camada de filme plástico pra reforçar o pacote.
Coloquei numa assadeira e levei à geladeira por uns cinco dias, virando de 12 em 12 horas. No final desse tempo, a manta já estava bem firme ao toque.
Então abri pacote, sequei a manta muito bem, embrulhei de novo fazendo umas 3 camadas de papel alumínio, sem filme plástico.
Coloquei o pacote numa assadeira e levei ao forno por 1 hora, então desembrulhei e descartei o papel e voltei com ele pra mesma assadeira.
Deixei no forno por mais ou menos 1 hora, até a gordura ficar bem transparente, a superfície dourada e o couro também dourado e translúcido. O tempo dessa segunda fase de forno nunca é exato, depende da espessura da manta, das proporções de carne e de gordura e do forno de cada um e chegou a umas duas horas num teste com uma manta bem alta.
Pra variar, no sabor e no aroma do bacon, às vezes vou além do sal e do açúcar, às vezes acrescento 1 colher de chá de curry, ou de 1 ou mais especiarias, ou coloco folhas de alecrim, sálvia, tomilho na marinada, só inventar.
Se quiser preparar o bacon na boca do fogo com serragem pra defumar
Quando quero preparar um bacon com aquele defumado mais intenso, cozinho na boca do fogão numa assadeira fechada e com serragem e não no forno como está no preparo da receita.
Como eu adoro defumados, tenho em casa uma assadeira especial pra defumação. Nada mais é do que uma assadeira grande com uma grade onde se apoia o que será defumado, com uma bandeja por baixo pra receber algum líquido que escorra, e por abaixo, fica um espaço pequeno pra colocar umas duas ou três colheres (sopa) de serragem pra defumar.
Depois de colocar o que eu quero defumar sobre a grade, eu levo a assadeira ao fogo, sobre a chama do fogão, quase fecho com uma tampa que veda a assadeira, espero aquecer e soltar uma fumacinha pelo canto aberto, fecho de vez e deixo no fogo por uma a 2 horas. Abro de meia em meia hora pra verificar o cozimento.
Quem não tem uma assadeira dessas pode improvisar sem grandes complicações. Fiz assim:
- escolhi uma assadeira de inox velha pra ir ao forno (velha porque mancha pra sempre);
- coloquei um pouco de serragem no centro de um quadrado de papel alumínio e embrulhei mas sem fechar demais;
- coloquei o pacotinho na base da assadeira;
- por cima, apoiei uma grade que aguentava bem o calor, sem partes de borracha ou plástico (também velha porque mancha pra sempre);
- coloquei a manta de barriga sobre a grade;
- cobri com papel alumínio e levei fogo.
Quanto à serragem, como o importante é que seja bem seca e de uma madeira que solte aroma agradável, compre serragem especial pra defumar de um vendedor especializado.
Pela internet, e gastando muito pouco, dá pra comprar de madeiras de macieira, cedro, laranjeira, limoeiro, pitanga, jabuticaba. Na fazenda, já usei até sabugo de milho bem seco e ficou perfeito.
Mantendo o fogo bem baixo, o bacon levou mais ou menos 2 horas pra ficar pronto.
O BACON PRONTO
Uso o bacon normalmente, tanto em fatias, como em cubinhos, seguindo a receita ou dourando na frigideira pra ficar bem crocante e dourado. Algumas receitas boas pra usar o bacon caseiro: bolo salgado de cogumelos com espinafre e bacon, super farofa de farinha de milho, sopa de ervilha simples e virado de feijão.
Bora preparar a receita? Eu vou!!
INGREDIENTES
- 1 xícara de açúcar mascavo (240 g)
- 1 e ½ xícara de sal (360 g)
- 1 kg de barriga de porco bem carnuda e com o couro e num só pedaço
Preparo
- Numa tigela média, misture o açúcar e o sal.
- Abra um retângulo de papel alumínio de uns 40x80 cm, coloque a barriga no centro, espalhe metade da mistura de açúcar e sal por de um lado, vire e por cima espalhe o restante, cuidando pra que não fique sequer um pedaço de carne sem um pouco da mistura. Dobre pra fechar o pacote.
- Embrulhe com papel mais 2 vezes, uma vez em cada sentido, pra garantir que o pacote fique bem fechado. Termine com uma volta de filme plástico pra vedar.
- Coloque o pacote numa assadeira e deixe repousar na geladeira por 5 dias, virando de 12 em 12 horas.
- Ao final do tempo, desembrulhe a manta de barriga e aperte com a ponta do dedo indicador de todos os lados pra verificar se já está totalmente firme. Se ainda estiver macia, mesmo que só um pouquinho, embrulhe de novo com papel alumínio e deixe repousar na geladeira por mais 1 ou 2 dias (é difícil prever o tempo exato, pois a espessura da manta, o quanto é permeada de carne e de gordura influenciam a cura).
- Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo). Embrulhe a manta com 2 camadas de papel alumínio (sem filme plástico) e coloque o pacote numa assadeira.
- Leve ao forno por 1 hora. Então desembrulhe, descarte o papel, coloque a manta diretamente na assadeira e volte ao forno por mais 1 a 2 horas, até que o bacon esteja bem dourado, com a gordura translúcida e com o couro brilhante.
- Retire do forno, deixe amornar e use como quiser. Ele se conversa bem na geladeira por até 2 semanas.
- Esse é o método simples de forno. Se quiser preparar na boca do fogão numa assadeira com serragem pra defumar, veja as dicas no texto do post.
Algumas receitas boas pra usar o bacon caseiro: bolo salgado de cogumelos com espinafre e bacon, super farofa de farinha de milho, sopa de ervilha simples e virado de feijão.
NOTAS
Pra variar os sabores e a textura do bacon, acrescente ervas ou especiarias à mistura de sal e açúcar.
16 Comentários
Olá, amei a receita. Saberia me informar o tempo de conservação desse bacon caseiro?
Oi, Nádia. Eu também adoro essa receita! Então, ele conserva bem por 15 dias na geladeira. Se for testar, depois me conta como ficou, hein! Beijos
Tenho um defumador a frio em casa, será que funciona com esse bacon? Se sim, faço a defumação antes ou depois de ir ao forno?
Boa tarde,adorei a receita e estou doida para fazer…gostaria de saber se posso usar fumaça em pó,para dar o sabor do defumado,se a resposta for positiva,devo colocá-la junto com o sal e o açúcar ou devo colocá-la na hora de ir ao forno. Agraceço se puder responder. Adoro suas receitas,obrigada!
Oi, Dejane! Não testei ainda, mas teoricamente funciona. Bj
Olá, teria como fazer sem açúcar? Ou então substituir por eritritol? Abs
Oi, Carmen! Não testei sem açúcar, porque ele faz o mesmo papel do sal: conservante. E ainda carameliza. Nunca usei adoçantes, então não sei dizer se funciona, sinto muito. Bjs
Depois da cura, não é necessário lavar a panceta para tirar o excesso de sal?
Oi, Gustavo! O sal dissolverá e será quase totalmente absorvido pela barriga. Não lavei por ser um processo de cura muito simples, apenas com sal como conservante. bjs
Ficou gostoso mas longe de ser bacon. Virou carne de porco assada. Rssss
Marcos, boa noite!
Você experimentou usar um pouco de serragem sob a camada de papel alumínio pra dar um toque de defumado à receita?
Caseiramente, sem estufas ou utensílios de defumação mais específicos, esse pouco de serragem é a melhor solução.
Na introdução da receita, a gente explica como fazer, mas se você ainda tiver dúvidas é só escrever de novo.
Abraços, Ana e Helô
Bom dia, muito bem explicada a receita,parece muito simples, só gostaria de saber se o sal usado é o sal fino ou o sal grosso (,de churrasco)?
Ademir, boa tarde! O sal é o fino, comum de cozinha. Depois conte pra gente como ficou. Abraços, Ana e Helô
Experimentei a receita porém inventei um pouco no processo além de sal de cura misturei com folhas de loro em pó e antes mergulhei a carne nuna tenile com vinho tinto por 30 minutos. Depois 10 dias na geladeira e a seguir de fumei num fugao tradicional. Sabor incrível
Bom dia!
Que delícia saber que o seu bacon caseiro ficou delicioso e que as suas invenções deixaram tudo ainda melhor. Essas invenções deixam a vida na cozinha ainda mais divertida.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂