RECEITA AMERICANA DE PÃOZINHO DE MILHO
Essa receita americana de pãozinho de milho, ou dos cornmeal sticks como se diz por lá, é deliciosa, tem o gosto e a textura do fubá, que eu tanto adoro.
Em casa, elas são as espiguinhas crocantes de fubá. Vão bem no café da manhã e no lanche com manteiga, requeijão, queijo e geleia e acompanham saladas, sopas, ensopados e pratos com carnes variadas. Adoro servir os pãezinhos com as manteigas salgadas variadas e com a geleia caseira de amora e framboesa.
Os clientes do Lá da Venda adoravam as “espiguinhas”, que fizeram parte do buffet café da manhã de fazenda dos finais de semana.
Testei muitas receitas e concluí que os pãezinhos preparados só com fubá ficam mais secos e os que são feitos com fubá e trigo são mais úmidos. Fiz receitas só com iogurte, só com leite, mas com uma mistura de leite e creme de leite o pãozinho ficou mais saboroso e mais úmido.
FÔRMAS
Normalmente, uso forminhas médias pra muffin ou as minhas queridas fôrmas de ferro com formato de espigas de milho bem pequenas e grandes, que dão pãezinhos charmosos, muito crocantes e tostadinhos.
Não é muito fácil dizer quantas espigas é possível fazer com a massa abaixo, pois elas variam muito em tamanho e profundidade. Por exemplo, usando a minha fôrma de espiga grandes, consigo uns 10 pãezinhos.
Como essas fôrmas de espiga costumam ter de 4 a 6 cavidades, eu asso uma rodada, desenformo e repito a operação até a massa terminar. Assim, o tempo de preparo da receita aumenta um pouco).
Pra conseguir pãezinhos bem crocantes na fôrma de ferro, é importante seguir a receita direitinho. Primeiro, eu levo a fôrma vazia e sem untar ao forno bem quente por uns 10 minutos.
Então, retiro a fôrma do forno, pincelo com bastante manteiga, preencho as cavidades até 3/4 da altura com a massa pra não transbordar. Volto pro forno e asso até conseguir pãezinhos bem dourados, firmes e que se soltem das laterais.
Na primeira rodada, a quantidade de manteiga costuma ser maior e, às vezes, eles dão uma grudada até quando se unta bem. A partir da segunda rodada, tudo costuma dar certo.
O PREPARO
Começo sempre derretendo a manteiga da massa e deixando esfriar.
E também aqueço o forno a 200ºC (alto) e unto com manteiga umas 12 fôrmas médias pra muffin (ou aqueço bem a fôrma de ferro por uns 10 minutos no forno já bem quente e pincelo com manteiga antes de preencher as cavidades com a massa).
Pra massa, eu misturo o fubá, a farinha, o sal, o açúcar e o fermento numa tigela média e reservo.
Numa tigela menor, misturo a manteiga derretida, os ovos, o leite, o creme de leite até conseguir um creme homogêneo (é importante fazer essa mistura separada pra mistura final ser mais rápida, pois quanto menos se mistura a massa, mais leves os pãezinhos).
Então, despejo os ingredientes líquidos sobre os secos e mexa com uma espátula apenas o bastante para ligar tudo, sem se preocupar muito com os grumos miúdos.
Coloco a massa nas forminhas sem encher demais e assp por uns 30 minutos, até conseguir pãezinhos dourados, crescidos e firmes. Retiro do forno, aguardo 5 minutos, desenformo e sirvo.
INGREDIENTES
- 50 g de manteiga
- ¾ de xícara de fubá (80 g)
- 2/3 de xícara de farinha de trigo (80 g)
- 1 colher (chá) de sal
- 1/4 de xícara de açúcar (35 g)
- 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
- 2 ovos
- 1/2 de xícara de leite (120 ml)
- 1/3 de xícara de creme de leite (80g, pode ser de caixinha)
- Manteiga pra untar
Preparo
- Derreta a manteiga e deixe esfriar. Aqueça o forno a 200ºC (alto) e unte com manteiga umas 12 fôrmas médias pra muffin ou a fôrma de espiga já aquecida no forno por uns 10 minutos. Se for assar em forminhas de ferro com menos cavidades, será necessário assar várias rodadas e o tempo da receita vai aumentar.
- Numa tigela média, misture o fubá, a farinha, o sal, o açúcar e o fermento, reserve.
- Numa outra tigela, misture os ovos, o leite, o creme de leite e a manteiga derretida.
- Despeje os ingredientes líquidos sobre os secos e mexa com uma espátula apenas o bastante para ligar tudo, sem se preocupar muito com os grumos miúdos.
- Coloque a massa nas forminhas sem encher demais e asse por uns 30 minutos, até conseguir pãezinhos dourados, crescidos e firmes.
- Retire do forno, aguarde 5 minutos e desenforme.
Sirva os pãezinhos com manteiga simples ou com as manteigas salgadas variadas ou com geleia caseira de amora e framboesa.
NOTAS
Assei nas forminhas de ferro porque tenho em casa, mas eles ficam perfeitos quando assados em forminhas pra muffin.
6 Comentários
Que tipo de fermento?
Oi, Suanni! É o fermento químico. bjs
É preciso aquecer qualquer que seja a forma antes de colocar a massa? Obrigada. Vou usar forma pra pão pois não tenho forminhas. Obrigada.
Silvana, bom dia! Se você estiver utilizando fôrmas de ferro, de qualquer formato, é fundamental aquecer para conseguir a crosta crocantíssima. Se for usar fôrma de alumínio comum, basta untar bem, polvilhar com fubá e assar no forno já aquecido.
Conte pra gente como ficou.
Abraço, Helô
Mas q charme a sua forma!!!
Elizabeth, boa tarde!
Ela é mesmo linda, faz parte da coleção da cozinha da Helô. A gente adora utensílios de cozinha.
Continue seguindo o Na Cozinha da Helô, temos sempre novidades.
Abraços, Ana e Helô