RECEITA DE GALETO ASSADO
Hoje vou preparar o galeto al primo canto da Serra Gaúcha. Um franguinho de leite saborosa e que sempre agrada. Afinal de contas, se a gente já não resiste ao perfume e ao sabor de um frango assado, imagine quando é um galeto ultra macio e gostoso.
Passeando pelo Sul do Brasil, é quase que obrigação parar numa galeteria e pedir um galeto na brasa. É claro que uns são bem básicos, só assados com sal, alho e pimenta, no máximo com um pouco de vinha. Mas há galetos bem temperados, muito bem assados e inesquecíveis.
Tradição
O costume de assar a ave perfumada com ervas e na brasa é bem antigo nas colônias italianas e vem das passarinhadas que aconteciam nas grandes comemorações. Só que o mundo mudou e, no lugar dos passarinhos, entraram os galetos – ou franguinhos de leite – abatidos na época em que dão o seu primeiro canto.
Ingredientes
Os galetos, abertos pelas costas e achatados pra que assem por igual, devem ser temperados de véspera em alho, cebola, manjericão ou manjerona, sálvia, salsa, cebolinha, sal, pimenta e vinho branco. Só assim ficam bem saborosos e suculentos.
Uma hora antes de servir, eles vão pra churrasqueira e assam até ficarem macios e suculentos por dentro e com a pele crocantes e dourada por fora.
Braseiro
Pra preparar o galeto na brasa da Serra Gaúcha em casa é realmente necessário ter um braseiro. Mas não é preciso ter uma super churrasqueira com espetos giratórios como as galeterias. Pode ser uma churrasqueira portátil com uma grelha. Até dá pra assar no forno a uns 180ºC (médio), mas o resultado fica totalmente diferente.
Em casa, fiz na grelha e o resultado foi ótimo! O importante, como em qualquer churrasco, é acender o fogo com uns 45 minutos de antecedência e esperar o carvão ficar em brasa antes de colocar qualquer coisa pra assar.
Carvão em brasa, está na hora de colocar os galetos pra assar, ou nos espetos, ou sobre a grelha. Se for usar espeto, escolha espetos duplos, que seguram bem os galetos inteiros, e cada espeto costuma receber 2 galetos.
Pra colocar ele no espeto, comece pelas laterais das coxinhas, siga passando por baixo das sobrecoxas, fure as asas e saindo pelo peito.
Grelha
Se for na grelha, comece colocando os galetos com a parte dos ossos em contato com a grelha e a parte do peito pra cima. Deixe assar nessa posição por 30 minutos, então vire para assar com o peito pra baixo por mais 30 minutos. Se usar espetos, vire de 15 em 15 minutos.
Tanto pra espeto, quanto pra grelha, vale a mesma altura média do braseiro. Ou seja, assar devagar com calor moderado. Se for forte o galeto ficará muito dourado por fora e ainda estará cru por dentro.
Ao final desse tempo, os galetos deverão estar bem assados, com a carne macia e bem dourados, mas não ressecados. Pra testar, basta espetar com a lâmina de uma faca a parte mais grossa da coxa e verificar se sucos sobem claros. Se ainda estiverem rosados, mantenha na brasa por mais uns minutos. E as coxas deverão se movimentar com facilidade.
Acompanhamento
Com acompanhamentos, como polenta frita dourada e sequinha ou polenta cremosa simples, ou massa com manteigas salgadas variadas e salada, dois galetos costumam ser suficiente pra quatro pessoas. Os galetos são a maior prova de que o simples é o máximo.
Com acompanhamentos, como polenta frita dourada e sequinha ou polenta cremosa simples, ou massa com manteigas salgadas variadas e salada, dois galetos costumam ser suficiente pra quatro pessoas. Arroz e farofa também vão bem com o galeto!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS