COMO FAZER FLAN DE FRUTA
Essa receita de flan de frutas variadas é versátil, bem fácil de fazer e é perfeita pra um dia quente, que pede uma sobremesa gostosa e fresca. Pode ser sobremesa do dia a dia e dos mais especiais, quando a gente quer um doce mais chiquezinho.
Na verdade, a receita é quase uma fórmula, já que com a mesma base da pra fazer flan com muitas frutas diferentes. A ideia é justamente usar as frutas da estação e com bom preço e aproveitar o que se tem em casa.
Pra mostrar as possibilidades, a gente preparou dois flans pra fotografar, um de maracujá e um de uva escura, bem doce e sem semente. Nem parece que é a mesma receita!
O flan é aquele pudim gelado que não vai ao fogo e firma pela gelatina e tem o cremoso do leite condensado. Boa receita pra lista de sobrevivendo na cozinha.
INGREDIENTES E RECEITA
A lista de ingredientes é bem simples e pequena, tudo a gente encontra em qualquer mercado:
- gelatina incolor em pó sem sabor;
- água gelada e fervente;
- leite condensado (pode ser sem lactose);
- suco natural ou polpa de fruta das congeladas ou da própria fruta batida no liquidificador e, se necessário, passada pela peneira (laranja, mexerica, maracujá, morango, framboesa, uva, caju, goiaba etc…)
Eu começo separando uma fôrma média pra pudim (uns 18 cm com ou sem buraco no meio, ou 6 forminhas individuais) e molhando a fôrma com água pra facilitar o processo de desenformar.
Coloco a gelatina numa tigelinha com a água gelada e deixo hidratar por 1 minuto, depois junto a água fervente e misturo até dissolver completamente.
Bata no liquidificador o leite condenado e a fruta escolhida, que pode ser um suco pronto, como de laranja ou mexerica ou de uva, uma polpa de fruta congelada, mas já descongelada, ou de fruta batida no liquidificador e, se necessário, passada pela peneira. A fruta batida no liquidificador também dá mais volume ao flan.
Dei o tempo de preparo em 30 minutos pensando numa fruta que depende descascar e passar pela peneira, mas ele pode cair pela metade.
Com a base do flan batida, eu junto a gelatina e bata de novo só até ficar uma mistura homogênea.
Então despejo na fôrma e levo `a mais de 15 minutos pra separar e misturar tudo, mas é esperar o flan firmar na geladeira por pelo menos 4h na geladeira antes de desenformar e servir.
O tempo de repouso desse flan é um pouco maior que o dos outros porque as frutas mudam e algumas delas levam um pouco mais de tempo pra firmar.
Mas como o flan, que é um pudim gelado com gelatina e que não vai ao forno, ele é uma receita prática, pois dá pra fazer em minutos com antecedência e deixar na geladeira por até 2 dias antes de servir.
Não gosto de deixar por mais tempo porque a fruta é fresca, não tem cozimento, e pode oxidar, mudar de cor, de sabor e de textura, diferente do que acontece com o flan de chocolate.
Então só desenformar sobre o prato escolhido e levar à mesa. Na verdade, desde que tomando cuidado pra ele não ressecar, até pra desenformar na véspera.
Pra isso, eu uso um truque bem simples: no lugar do filme plástico, que tira o brilho, gruda e machuca a superfície, eu cubro sobremesa a própria fôrma utilizada na receita já bem lavada e seca
Outros flans deliciosos aqui Na Cozinha da Helô: flan de abacate com limão e hortelã pra todo dia, flan de chocolate, flan Romeu e Julieta muito fácil de fazer e flan de iogurte e mel com frutas frescas.
Outros flans deliciosos aqui Na Cozinha da Helô: flan de abacate com limão e hortelã pra todo dia, flan de chocolate, flan Romeu e Julieta muito fácil de fazer e flan de iogurte e mel com frutas frescas. Faça o flan com a fruta madura que tiver em casa e varie muito! Trocando a fruta, você terá sempre uma sobremesa diferente pra servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS