Como fazer sopa de feijão e macarrão
Sopa de feijão e macarrão caseira é tudo de bom. É aquele prato quentinho, cheio de afeto e que deixa as crianças e adultos felizes.
A receita é muito simples de fazer e tem tudo a ver com sobrevivendo na cozinha. Quem sabe preparar feijão de todo dia consegue fazer a sopa num piscar de olhos e quem ainda não sabe também consegue. No post do feijão, eu ensino como preparar o feijão passo a passo e dou várias dicas.
O que vai na sopa de feijão
Os ingredientes são bem básicos, daqueles que quase todo mundo tem em casa.
O feijão é o da casa de cada um, pode ser carioca, rosinha, bolinha, jalo, preto, branco ou o que quiser. A receita funciona com todos eles, basta que os grãos estejam macios e com caldo grosso.
Pra fazer a sopa, eu bata no liquidificador o feijão cozido com um pouco do caldo do cozimento e, se for preciso, com água pra completar. Depois passo pela peneira e reservo.
Aqueço um fio de óleo numa panela ou num caldeirão, junto o bacon e a cebola e espero começar a dourar. Acrescento o alho, espero perfumar e adicione o feijão batido.
Espero ferver, abaixo o fogo, junto a massa e cozinho até ela ficar macia. As massas miúdas costumam levar de 5 a 10 minutos pra cozinhar no caldo do feijão. No final, só acertar o sal e, se quiser, misturar ervas picadas.
A sopa fica gostosa com salsinha, com cebolinha ou com coentro.
Com o bacon a sopa fica bem saborosa e reforçada, mas dá pra substituir por linguiça defumada ou paio ou pra deixar de lado e ficar com uma sopa vegetariana.
SOPA DE FEIJÃO COM FEIJÃO JÁ REFOGADO
A sopa também é perfeita pra aproveitar sobras de feijão já refogado.
Na pressa, dá pra bater esse feijão pronto no liquidificador com água pra aumentar o caldo, aquecer, esperar ferver e finalizar direto com a massa.
Mas pra deixar a sopa mais saborosa eu acho que vale sempre dar uma retemperada.
A MASSA
Que massa usar na sopa de feijão?
Acho que quase todo mundo que comeu uma sopa de feijão com macarrão de letrinhas e brincou com elas na borda do prato, pelo menos pra escrever o nome.
Só que, por incrível que pareça, apesar de existirem algumas marcas de massa de alfabeto no mercado, nem sempre elas aparecem nas prateleiras.
Quando não se acho letrinhas, uso qualquer outra massa miúda, como argolinhas, estrelinhas ou tubinhos “Ave Maria”, vale até quebrar ninhos de aletria ou aquele espaguete bem fino.
Intolerantes ao glúten e veganos podem usar uma das massas sem glúten e sem ovos que aparecem em muitos mercados ou preparar a receita com batata cortada em cubinhos.
Com batata, o tempo de cozimento sobe um pouco, pois ela precisa de 15 a 20 minutos pra ficar macia.
No vídeo do canal Na Cozinha da Helô do youtube eu ensino como fazer feijão de todo dia com várias dicas. Que tal dar uma espiada?
PRA ACOMPANHAR …
Minha mãe sempre colocou uma cesta com torradas fininhas no centro da mesa pra acompanhar a sopa e eu também faço assim.
Eu fatio o pão que tiver em casa, de preferência aquele já da véspera e mais seco, pincelo com um pouco de manteiga derretida e levo ao forno por uns 10 minutos pra dourar. Pode ser pão francês, bisnaguinhas, pão de leite, pão de mandioca e até o pão de abóbora.
E quando tenho mais pão, eu aproveito pra fazer uma receita de croutons com azeite, alho e tomilho e uso o que sobrar na salada do outro dia.
Com torradinhas feitas com pão francês, bisnaguinhas, pão de leite, pão de mandioca e até o pão de abóbora a sopa fica mais gostosa ainda. Pra fazer as torradas, eu pincelo as fatias do pão com manteiga derretida e levo ao forno pra dourar. Dependendo do gosto de cada um, dá pra deixar a sopa com o caldo mais ralo ou mais grosso, quase cremoso.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
3 Comentários
Olá,
Muito legal o site.
Helô.Se tem alguem q possa me ajudar é vc.Meu pai sempre fala de um bolo de araruta que minha avó fazia,procurei algumas receitas q deram errado.Gostaria muito de dar esse carinho p ele,pois estamos em um momento de luto na família e quem sabe o carinho de um bolo faria bem.Queria tb agradecer pelas suas receitas muito faceis q consigo fazer e ficam maravilhosas,um dia chegarei nas mais complicadas.Vc nâo tem idéia do bem que nos faz c seu lindo trabalho.Obrigada.Bjs
Alexandra, bom dia!
Muito obrigada pelo carinho e pela confiança.
A gente pesquisa muito, testa, retesta, escreve, fotografa com muito amor e muita dedicação e só depois disso vem o post. Não tenho uma receita de bolo de araruta já preparada dessa forma, mas prometo que usarei um pacote de araruta que recebei de um pequeno produtor de Minas pra chegar ao seu bolo. Vai levar um tempinho, pois preciso recomeçar a vida também… Também estou vivendo um momento de luto com tristeza sem fim e, por isso, demorei pra responder (costumo ler e responder mensagens rápido). Mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente e escreva quando quiser.
Abraços, Helô