RECEITA DE ABÓBORA ASSADA COM ERVAS
Que preparar essa abóbora de forno com ervas pra próxima refeição? A receita é bem simples de fazer, prática e dá pra usar de vários jeitos no dia a dia e nos momentos mais especiais.
Ela vai bem como prato principal de uma refeição sem carne ou como acompanhamento de carnes e grelhados Pode ser com arroz branco de todo dia, feijão com azeite e sálvia como na Toscana, suflê de espinafre, peito de frango assado com farofa de pão, filé mignon recheado com presunto cru e pesto e filé de peixe simples na manteiga. E também pode virar purê, base de escondidinho, sopa, bolinho e recheio pra massa.
Acho as abóboras tão lindas, coloridas, saborosas e cheias de texturas que eu não me canso de inventar moda com elas. Pro almoço e pro jantar, além da receita de hoje, faço quibebe de abóbora, abóbora caramelizada com laranja e azeite, e o pão de abóbora delicioso.
Como abóbora inteira dura muito, eu sempre tenho uma linda na cozinha, que enfeita por um bom tempo antes de ir pra panela.
Boa receita pra lista de sobrevivendo na cozinha.
INGREDIENTES E PREPARO
Cada abóbora tem o seu jeito, umas são mais firmes, outras mais cremosas, umas mais úmidas e outras mais secas, mas pra fazer abóbora assada eu uso a bonita e madura que tiver por perto. E gosto de variar, pois cada uma dá um resultado diferente, às vezes até parece que a receita é outra.
Gosto bastante de usar a abóbora cabotiá, ou japonesa, que tem polpa cremosa, a de pescoço e a moranga. Como as cabotiás aparecem de muitos tamanhos, dá até pra escolher uma pequena e usar só pra receita de hoje.
Pra abrir uma cabotiá, finque a ponta de uma faca com lâmina pesada bem ao lado do cabinho e desça cortando até separar as metades, então descarte as sementes puxando com força com uma colher de metal e use como quiser.
Tome sempre bastante cuidado na hora de abrir e descascar abóboras, pois as cascas são duras e escorregam. Use facas pesadas, que são mais fáceis de controlar. Corte ao meio e depois em partes menores, depois descasque cada parte, descarte a polpa com uma colher e corte em pedaços como quiser.
Pra facilitar a vida, ainda mais pensando na receita da abóbora assada, dá pra comprar uma bandeja de abóbora já descascada e em cubos, pronta pra ir pra panela. Nesse caso, só é muito importante conferir a data em que a abóbora foi cortada e embalada e verificar se os cubos estão lisos e coloridos, sem umidade ou mofo, quando a cor fica esmaecida.
Quanto à quantidade de abóbora, é importante pensar que 1kg de abóbora pode até parecer muito, mas ela tem tanto líquido e reduz tanto quando cozinha que não é exagero.
Mas como a receita é mais um método e funciona perfeitamente bem com pouco mais ou menos de abóbora, dá pra fazer com a quantidade que quiser. Acho que vale a pena fazer 1 kg de abóbora de uma vez e, se sobrar, aquecer na refeição seguinte, ou até fazer mais e deixar pra usar em 3 dias ou pra congelar pra quando der vontade.
A lista de ingredientes é bem simples e versátil, dá pra se adaptar ao que se gosta e ao que se tem em casa:
- abóbora descascada e em cubos médios (pode ser cabotiá, moranga, de pescoço);
- alho;
- manjerona, manjericão, alfavaca ou orégano fresco (ou as ervas que quiser);
- louro;
- cebolinha;
- cebola (mas também pode ser alho-poró)
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino.
Pra preparar, eu aqueço o forno a 160ºC (médio-baixo) e separo uma assadeira média ou mesmo o refratário de servir. Na própria assadeira eu misture a abóbora, o alho, a manjerona ou as ervas que quiser, o louro, a cebolinha, a cebola, sal, pimenta-do-reino e rego com azeite pra lambuzar tudo.
Levo pro forno por uns 45 minutos a 1 hora, mexendo na metade do tempo, até que os cubos estejam macios e levemente dourados. O tempo de forno pode variar, depende da abóbora, do tamanho dos cubos, do forno e da assadeira. Saindo do forno, eu descarto as ervas murchas, acerte o sal e sirvo.
![receita-de-abobora-assada-com-ervas abóbora de forno com ervas](https://www.nacozinhadahelo.com.br/wp-content/uploads/2022/08/receita-de-abobora-assada-com-ervas-585x585.jpg)
INGREDIENTES
- 1 kg de abóbora sem sementes e em cubos de uns 2 cm (pode ser japonesa, moranga, de pescoço)
- 4 dentes de alho inteiros e com casca
- 4 ramos grandes de manjerona, manjericão, alfavaca ou orégano fresco
- 1 folha de louro
- 2 fios de cebolinha cortados em pedaços grandes
- 1 cebola média em fatias finas (150 g)
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta-do-reino
Preparo
- Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo) e separe uma assadeira média.
- Na própria assadeira, misture a abóbora, o alho, as ervas, o louro, a cebolinha, a cebola, sal, pimenta-do-reino e regue com azeite o quanto baste pra que tudo fique lambuzado.
- Leve ao forno por uns 45 minutos, mexendo na metade do tempo, até que os cubos estejam macios e levemente dourados. O tempo de forno pode variar, depende da abóbora, do tamanho dos cubos, do forno e da assadeira.
- Retire do forno, descarte as ervas murchas, acerte o sal e sirva.
A abóbora vai bem como prato principal de uma refeição sem carne ou como acompanhamento de carnes variadas. Pode ser com arroz branco de todo dia, feijão com azeite e sálvia como na Toscana, suflê de espinafre, peito de frango assado com farofa de pão, filé mignon recheado com presunto cru e pesto e filé de peixe simples na manteiga.
NOTAS
Quando tenho bastante abóbora em casa, faço algumas receitas de uma vez e congelo porções menores pra quando der vontade.