RECEITA DE ARROZ COM PINHÃO
Esse arroz com pinhão é fácil de fazer, fica bem gostoso, e é perfeito pra quando as araucárias ficam carregadas de pinhão. Dá pra servir no dia a dia e também numa festa junina.
Na casa da fazenda, quando faz frio é tem pinhão, a gente logo separa a lenha, aquece o fogão, enche um caldeirão de água e cozinha o pinhão devagar até ficar bem macio. Depois, sempre em volta do fogo, abre um vinho gostoso e fica ali conversando e comendo pinhão, no máximo com umas pitadas de sal. Tudo do jeito simples que eu tanto adoro.
Mas quando a quantidade de pinhão é grande, eu aproveito pra fazer pinhão com um monte de coisas e só dá pinhão Na Cozinha da Helô!
Num dia faço farofa de pinhão, num outro carne de panela com pinhão e num outro preparo o entrevero de pinhão e todo mundo fica feliz.
Amo tanto pinhão que, há uns anos, fui passar umas semanas no Sul e, na volta, depois de comer muito pinhão, escrevi o post friozinho, araucárias e pinhões, que é quase uma declaração de amor.
COMO PREPARAR O PINHÃO
Pra preparar qualquer coisa com pinhão, é preciso começar cozinhando o pinhão em água salgada. Não é difícil e, se o pinhão for novo, o tempo na panela não será grande. O que leva tempo e dá mesmo um trabalhinho é descascar o pinhão.
Pra descascar só com uma faca, eu coloco o pinhão cru sobre uma tábua, seguro com firmeza e cuidado pra ele não escorregar e corto uma pontinha do lado fino e também a base. Com o miolo em contato com a água, o cozimento acontece em menos tempo, e isso já ajuda.
Depois de cozido, eu retiro uns 6 pinhões da panela com uma escumadeira, puxo uma tirinha de casca de uma ponta até a outra usando uma faca pequena e depois solto a casca toda.
Pego mais um tanto da panela e sigo fazendo a mesma coisa, e não escorro a água de uma vez porque na água quente eles continuam macios e descascar é mais fácil. Quando percebo que a água e os pinhões estão esfriando, aqueço de novo.
Descascar dá um trabalhinho, não dá pra negar, mas vale a pena porque pinhão é muito bom.
A outra forma de descascar, que é prática demais, depende de um apetrecho incrível inventado pra descascar pinhões, o pinholino, que lembra um descascador de alho, só que com o tamanho perfeito pra um pinhão .
Eu ganhei o meu há uns 10 anos da minha mãe, que comprou em Campos do Jordão, mas hoje dá pra comprar pela internet.
Pra descascar com o pinholino, eu só corto a pontinha de cima de cada pinhão e cozinho na panela com a água e sal até amaciar.
Retiro os pinhões da água também aos poucos, posiciono um pinhão por vez no pinholino encaixando na cavidade, aperto e o miolo pula, deixando a casca pra trás. Simples assim!
Já descascados, os pinhões ficam bem por uns 3 dias na geladeira e congelam muito bem por uns 3 meses.
COMO FAZER O ARROZ COM PINHÃO
A receita de hoje começa com o pinhão já cozido e descascado e, desse jeito, o preparo acontece em no máximo 1 hora e 15 minutos, só picar tudo, refogar e cozinhar o arroz, e isso leva no máximo 30 minutos, deixar repousar por uns 5 minutos e servir.
Se precisar cozinhar e descascar o pinhão, calcule mais ou menos 1 hora a mais pra preparar o prato.
Até dá pra fazer um refogado com temperos e os pinhões, depois misturar sobras de arroz bem soltinho, aquecer, juntar as ervas e servir. Fica gostoso e rende uma refeição em pouco tempo.
Mas quando a gente doura o bacon até ficar sequinho e reserva, depois refoga a cebola e o alho nessa gordura, acrescenta o pinhão, depois o arroz, o louro e a água e cozinha tudo junto, ficando só as ervas e a pimenta fresca pro final, o prato fica muito melhor.
Quando o arroz fica pronto, quer dizer, com os grãos cozidos, mas soltinhos, eu desligo o fogo e deixo tudo descansar por uns 5 minutos com a panela tampada. Depois destampo, afofo com um garfo pra soltar os grãos, misturo o bacon, o cheiro verde e pimenta fresca e sirvo.
SERVIR
Adoro servir o arroz de pinhão com feijão de todo dia, couve refogada, mandioca frita e salada de folhas regada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. A farofinha simples e a farofa de farinha de milho com milho verde, couve, ovo e queijo fresco também vão bem com o arroz com pinhão.
Quem não gosta de bacon, os vegetarianos e os veganos simplesmente deixam ele de lado, usam manteiga ou óleo vegetal no lugar dele.
Pra completar a refeição: feijão de todo dia, couve refogada, mandioca frita e salada de folhas regada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. A farofinha simples e a farofa de farinha de milho com milho verde, couve, ovo e queijo fresco também vão bem com o arroz com pinhão. O prato fica pronto em no máximo 1 hora e 15 minutos quando a gente tem pinhão já cozido na geladeira ou no freezer.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS