RECEITA DE SALADA DE ARROZ, LENTILHA E FRUTOS SECOS
Essa salada persa com arroz, lentilha, limão siciliano, passas e pistache é o máximo. Têm sabores incríveis, aroma sensacional e texturas ao montes. Eu amo, amo e amo, simples assim. Penso nela quando quero preparar uma receita pra deixar a casa com cara de festa, mesmo que seja pra um dia só com os muito de casa.
Em casa, todos adoram arroz basmati e não é pra menos, pois ele é um arroz incrivelmente gostoso e perfumado, tem grãos longos e lindos, com formato e textura muito diferentes do nosso de todo dia.
De uns 10 anos pra cá, ficou bem mais fácil de se achar o basmati por aqui. Algumas das grandes marcas que comercializam arroz e feijão vendem caixinhas de basmati, que mesmo sendo grãos comuns, já impressionam.
Tudo ganha outra dimensão quando se encontra um saco de juta ou ráfia com o texto parte em inglês, parte em hindi, com o basmati indiano pra valer. Os sacos são tão bonitos que tenho alguns enfeitando a cozinha e já até transformei em sacola.
Aprendendo a usar o arroz bastami
Aqui Na Cozinha da Helô, eu tenho um post falando desse arroz maravilhoso, vale a pena ler pra aprender a escolher e a preparar. O processo não é difícil, mas é cheio de detalhes e precisa de atenção pra chegar ao resultado nota 10. Só clicar em como fazer arroz basmati perfeito e experimentar.
Aqui vou falar só um pouquinho sobre ele.
Aprendi a cozinhar o arroz com a minha super querida guru de cozinha indiana, a Julie Sahni e entendi que ele merece cuidados, não só por ser a base das refeições, como por ser especial demais.
O preparo é simples, mas diferente do nosso diário, pois não se refoga e de tempero só sal, além de, se quiser, alguma especiaria (a Julie me ensinou a perfumar o arroz com cardamomo, que é o máximo).
O arroz é lavado até a água sair limpíssima e escorrido, aí fica de molho em água por pelo menos 1 hora e até 6 horas e depois vai pro fogo na mesma água do molho com sal e cozinha por 12 a 15 minutos, até ficar cozido, mas soltinho.
Então, ele descansa por uns 5 minutos, a gente afofa os grãos com um garfo e com muita delicadeza, como a gente faz com o acontece com o nosso arroz branco de todo dia. Em seguida, só destampar a panela e aproveitar um arroz que é puro sonho.
Esse arroz, é a base dessa salada persa tão especial.
A salada persa
A salada é bem substanciosa pela lentilha e pelo arroz, ganha ares de prato especial pelas passas e pelos frutos sucos, tem o sabor, a cor e a textura da cebola roxa e o frescor pelo molhinho preparado com o melado, o azeite e o suco do limão, além das raspas e da hortelã.
Além do arroz basmati, a receita leva:
- lentilha comum;
- cebola roxa;
- uva-passa;
- melado de cana;
- limão, que pode ser tahiti, siciliano ou cravo;
- uva-passa escura ou clara;
- pistache, nozes ou amêndoa (ou qualquer outra castanha);
- azeite de oliva;
- hortelã;
- sal e pimenta do reino
Usei limão siciliano porque tinha por perto e dá um perfume delicioso à salada, mas com os nossos limões verdes e mesmo com o cravo, a receita fica deliciosa. Além do limão que entra na receita, gosto de guardar umas rodelas pra decorar, acho que vale a pena.
As passas escuras deixam a salada mais colorida, mas use as claras se preferir.
Usei pistache porque é uma delícia e tem tudo a ver com as receitas de mil e uma noites, mas sei que nem sempre é possível, principalmente pelo preço. Com amêndoas levemente torradas ou nozes ou com a castanha que preferir, a salada também fica incrível.
As folhas de hortelã dão aquele frescor delicioso que só elas conseguem dar. Eu adoro hortelã e não abro mão.
Eu, que adoro saladas de grãos, passei uns dois ou três dias comendo, pois preparei uma quantidade maior e senti que, com o passar do tempo, o sabor só ficou melhor e melhor.
Gosto da salada gelada, mas ela também fica boa em temperatura ambiente (quando preparo com antecedência, deixo pra juntar o pistache e a hortelã na hora de servir, assim mantenho o crocante e o verde).
A receita pode ser prato principal de uma refeição vegetariana, vegana ou de um dia de verão, mas também vai bem como acompanhamento de um prato com legumes ou de um grelhado ou assado, que pode ser de carne vermelha, aves ou pescados. Com um pernil de cordeiro assado-gigot d’agneau de 7 heures, a sua mesa tem tudo pra arrasar.
Aqui Na Cozinha da Helô, eu tenho um post falando desse arroz maravilhoso, vale a pena ler pra aprender a escolher e a preparar. O processo não é difícil, mas é cheio de detalhes e precisa de atenção pra chegar ao resultado nota 10. Só clicar em como fazer arroz basmati perfeito e experimentar. A receita pode ser prato principal de uma refeição vegetariana, vegana ou de um dia de verão, mas também vai bem como acompanhamento de um prato com legumes ou de um grelhado ou assado, que pode ser de carne vermelha, aves ou pescados.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Excelente receita!
Oi, Aida! Fico muito feliz que tenha gostado da receita! bjs