RECEITA DE SALADA DE POLVO BEM SABOROSA
A salada de polvo com tomate, cebola e coentro é refrescante, saborosa e puro mar. É um prato e tanto pra quem gosta de polvo e daquelas saladas gostosas que ficam perfeitas por uns 2 ou 3 dias na geladeira e valem por uma refeição.
Eu preparo uma receita do pão maravilhoso na panela de ferro, que fica delicioso com o molhinho da salada, e não preciso de mais nada!
OS PEDAÇOS DO POLVO
É claro que a salada fica mais bonita e chiquezinha com aqueles tentáculos suculentos cortados em rodelas lindas. Dá pra comprar um comprar um polvo só pra fazer a receita, ou até dois se for pra bastante gente.
Só que a salada aceita adaptações: fica mais informal quando é preparada com os tentáculos e com o corpo e a cabeça picados miudinho; pode ser feita com o corpo e a cabeça que ficam de fora da minha versão de polvo à lagareiro; e pode ser improvisada com sobras do próprio polvo à lagareiro. Qualquer hora dessas, eu passo essa outra receita.
Do começo ao fim, a receita demora umas 6 horas, pois é preciso cozinhar o polvo, esperar amornar, cortar, temperar, juntar os demais ingredientes e deixar na geladeira por pelo menos 4 horas pra esfriar e ter tempo de mesclar os sabores. Na verdade, com umas 12 horas de descanso a salada fica ainda melhor.
INGREDIENTES PRA SALADA
Pra facilitar a vida, eu costumo comprar um polvo já bem limpo e, em casa, só lavo muito bem antes de usar. Pra lavar, eu uso água corrente e deixo entrar na cavidade da cabeça e escorrer pelas ventosas.
Como, no dia em que preparei a salada pra fotografar, eu não tinha nem pimentão, nem pimenta-dedo-de-moça e nem cebola roxa em casa, eu finalizei a receita só com tomate e cebola comum, além do limão, do azeite, da pimenta-do-reino, da cebolinha e do coentro.
Pra mim, o coentro é o ingrediente mágico do prato, mas nada impede que se acomode a receita aos ingredientes da geladeira e com salsinha no lugar do coentro.
PREPARO NA PANELA DE PRESSÃO
O preparo não é difícil, só tem umas etapas.
Pra cozinhar, eu uso o método da panela de pressão. Testei várias possibilidades, mas acho que é um jeito muito fácil de cozinhar e que deixa o polvo muito macio.
Eu coloco o polvo, o louro, o alho e a cebola e o sal na panela de pressão e tampo. Acendo o fogo e fico de olho, pois tenho que contar 7 minutos a partir do momento em que a válvula começar a soltar vapor e isso às vezes acontece antes dela começar a chiar. Tudo depende depender da panela de pressão, cada uma é uma.
Nessa hora, eu retire a panela do fogo, aguardo uns 5 minutos, abro com cuidado assim que a tampa se solta e espeto com a lâmina de uma faca pra verificar se a parte mais grossa do tentáculo está macia. A lâmina tem que entrar e sair com facilidade.
Quando sinto alguma resistência, eu tampo a panela, aqueço de novo e deixo soltar vapor por mais um 1 minuto, então desligo o fogo, abra a panela logo assim que possível e testo de novo. E tenho sempre cuidado com o tempo, pois o polvo fica borrachento quando passa do ponto.
Então, retire o polvo do caldo, que eu guardo pra usar numa outra receita. Dá pra cozinhar arroz comum ou risoto, pra fazer molhos pra massa ou pra outros pescados e sopas.
Enquanto o polvo amorna por uns 30 minutos, eu coloco numa tigela o suco do limão, sal, o tomate, a cebola, a cebolinha, o coentro, o azeite e pimenta-do-reino.
Em seguida, eu coloco o polvo sobre uma tábua e separo os tentáculos cortando cada um deles na altura em que se unem à base do corpo.
Corto cada um deles em rodelas de 0,5 a 1 cm de espessura e passo pra tigela dos temperos, depois acerto o sal e a pimenta.
O corpo e a cabeça picados bem miudinho também podem entrar na salada, mas eu prefiro refogar com temperos e usar com o caldo pra fazer arroz.
Cubro a salada e levo pra descansar na geladeira por pelo menos 4 horas e até por 2 a 3 dias. Antes de servir, só ajustar o sal e a pimenta e, se o polvo estiver ressecado, regar com mais um fio de azeite.
Outras receitas deliciosa que têm tudo a ver com praia e verão: arroz com camarão com alho e azeite, ceviche de peixe branco com abacate e laranja, filezinho de peixe thai com leite de coco e bobó de camarão.
Pra saber mais sobre polvo, só clicar no post adoro polvo!
Outras receitas deliciosa que têm tudo a ver com praia e verão: arroz com camarão com alho e azeite, ceviche de peixe branco com abacate e laranja, filezinho de peixe thai com leite de coco e bobó de camarão. Um prato perfeito pra uma refeição de verão!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS