RECEITA DE BABKA DE CHOCOLATE
A babka é uma rosca doce com muito chocolate que é simplesmente maravilhosa, deliciosa e irresistível. Pense num pão macio todo recheado com muita pasta de avelã e chocolate (a Nutella) e chocolate meio-amargo em cubinhos que, pra completar, fica lindo de morrer.
Não dá pra ficar morrendo de vontade de comer um pedaço, simples assim, é uma questão inevitável pra quem ama pão, chocolate e Nutella. Só mesmo experimentando pra entender.
O problema de aprender a receita é viciar e não parar mais. Em casa foi assim, a Ana amava babka e eu fazia pra ela quase que uma vez por semana.
Por muito tempo, esse pão doce amanteigado de origem judaica foi feito do jeito tradicional, perfumado do cardamomo, canela e, muitas vezes, com nozes espalhadas entre as camadas de pão. Acontece que chocolate é o máximo e, em Nova York, começaram a preparar roscas com muito chocolate.
Essas babkas mais modernas já eram pura gulodice, levavam bastante chocolate, mas alguém teve a ideia genial de completar o recheio com muita Nutella, além do chocolate e surgiu a babka mais deliciosa do mundo.
No início de 2018, quando a Ana estava em Nova York estudando fotografia, eu passei um tempo por lá e a gente fez peregrinação pelas bakeries que ficaram conhecidas pelas babkas, tanto as mais clássicas, quanto as contemporâneas. Pura gulodice, mas foi muito bom.
Sinceramente, por mais que a gente tenha experimentando mmmuuuiiiittttass e gostado de várias, não dá pra negar que a da Breads Bakery é incrível mesmo e é a melhor. A massa é macia, amanteigada como se fosse brioche e o recheio leva bastante Nutella e pedacinhos de chocolate. Não deu pra evitar e a gente comeu babka de lá aos montes, e sem enjoar.
Voltei pra casa com ideia fixa de chegar a uma babka perfeita e que fosse bem parecida com a da Breads Bakery. Estudei um monte, testei umas 20 versões, juntei dicas e ideias de muitas receitas, mexi e remexi e cheguei à versão que vai aqui. Espero que você goste e faça muitas babkas pro café da manhã, pro lanche, pro brunch, pro chá da tarde e pra comer quanto der vontade.
INGREDIENTES
A lista de ingredientes pra fazer a babka:
- fermento biológico seco;
- água morna;
- açúcar;
- ovo;
- sal;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- farinha de trigo;
- manteiga em temperatura ambiente;
- óleo vegetal pra untar;
- pasta caseira de chocolate e avelã ou Nutella;
- chocolate meio-amargo em cubinhos.
Se a pasta cremosa de avelã e chocolate ou a Nutella estivere muito firme e difícil de espalhar, aqueça por uns segundos no micro-ondas, mas deixe chegar em temperatura ambiente antes de espalhar sobre a massa.
Se quiser, prepare uma babka com chocolate (calcule metade da Nutella e metade de chocolate) e a outra recheie com nozes grosseiramente picadas, uva passa polvilhando com bastante açúcar e canela em pó.
PREPARO
Dá pra preparar a massa misturando com as mãos ou usando a batedeira com o gancho. No dia a dia eu costumo usar a batedeira, que é bem prática, mas dá certo das duas maneiras.
Na própria tigela da batedeira, eu misturo o fermento, a água e o açúcar e deixe espumar por uns 10 minutos, ou até espumar.
Então junto os ovos, o sal, a baunilha, a farinha, a manteiga e, usando velocidade média, bato a massa até ela ficar muito macia, lisa e descolando da tigela (ou das mãos). Junto mais um pouco de farinha quando percebo que ela continua grudenta.
Faço uma bola com a massa, coloco numa tigela limpa e levemente untada com óleo, cubro com filme e deixo repousar por 1 hora, até começar a crescer. Em seguida, levo a massa pra geladeira e deixo descansar por pelo menos 12 horas, ou até por 24 horas.
Esses dois descansos, primeiro em temperatura ambiente e depois na geladeira, levam tempo, mas não é preciso fazer nada além de esperar. Só mesmo se programar com antecedência.
MONTAGEM E FINALIZAÇÃO
Depois do descanso na geladeira, eu separe 2 fôrmas médias pra bolo inglês e forro com papel manteiga do tipo assa fácil, que não gruda mesmo, ou unto com manteiga, reserve.
Polvilho levemente uma superfície com farinha e, com um rolo, abro a massa formando um retângulo grande, de uns 80×40 cm, até ficar bem fina.
Com uma espátula, espalhe a pasta cremosa de chocolate e avelã sobre o retângulo de massa, cobrindo totalmente, sem deixar espaços vazio e por cima coloque os cubinhos de chocolate.
Então vem a montagem da babka, que não é difícil, basta pegar o jeito. A partir da lateral maior (que estará na vertical) e enrolando de pouquinho, eu enrolo a massa como um rocambole, mas tendo o cuidado de apertar bem para conseguir um rolo uniforme. Depois pinço com a ponta dos dedos pra fechar a emenda e rolo com as mãos pra acertar bem.
Com uma faca de chef grande e bem afiada, divido o rolo em 2, ficando com 2 rolos de uns 40 cm cada.
Pra primeira babka, com a mesma faca, eu divida o rolo ao meio de comprido, conseguindo 2 meios cilindros de 40 cm e deixando a mostra todo o zebrado da massa. Depois tranço essas 2 metades pra fazer uma rosca que ficará com várias camadas de recheio aparentes. Coloco essa rosca trançada numa das fôrmas e faço a outra do mesma maneira.
Depois da montagem, elas precisam descansar em temperatura ambiente cobertas com filme por 1 hora.
Faltando uns 10 minutos pra completar o tempo, aqueço o forno a 180ºC (médio). Depois levo as babkas pro forno e asse por 35 a 40 minutos, até ficarem bem crescidas e douradas.
Enquanto isso, eu coloco o açúcar e a água da calda numa panelinha e aqueço, mexendo só até dissolver. Deixo ferver por 1 minuto e retiro do fogo.
Retiro as babkas do forno, pincelo em seguida com a calda e deixo amornar por uns 30 minutos antes de servir. Além de deixar a babka mais bonita, a calda protege a superfície e não deixa secar tão rápido.
A receita não é grande, mas rende duas babkas e não vale a pena fazer menor. Dá pra embrulhar uma delas em filme ou colocar num saco pra freezer e deixar em temperatura ambiente por até 3 dias, ou pra congelar por até 1 mês ou pra embrulhar pra presente e deixar uma pessoa querida bem feliz.
Ama chocolate e avelã? Que tal preparar a sua pasta caseira de chocolate e avelã e também sorvete cremoso de avelã e chocolate e o picolé delicioso de pasta de avelã e chocolate?
Massa Montagem e finalização Ama chocolate e avelã? Que tal preparar a sua pasta caseira de chocolate e avelã e também sorvete cremoso de avelã e chocolate e o picolé delicioso de pasta de avelã e chocolate? Que tal embrulhar uma das duas babkas pra presente e deixar uma pessoa querida muito feliz?INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
19 Comentários
Receita maravilhosa!!!!! Ficou perfeito!!!! Obrigada!!!!
Oi, Simone! Fico super feliz em saber! Bjs
Fiz hoje essa receita. Que maravilhoso!!! Uma delícia, massa super fofa. Obrigada por compartilhar essas gostosuras. Grande abraço.
Patricia, boa tarde!
Que delícia de mensagem. A gente ama Babka e essa receita ” aconteceu” depois de muuuiiiitttooosss testes, por isso tanta alegria ao saber que a receita foi preparada com sucesso.
Conte sempre pra gente!
Abraços, Ana e Helô
Já fiz duas vezes essa receita na quarentena . Não dá para explicar o quanto essa massa é incrível. Rende dois pães deliciosos,e aqui em casa ( somos em 3 pessoas) acaba em menos de 24 horas. Obrigada por compartilhar essas delícias. E quem estiver na dúvida, simplesmente façam. ♥️
Helo,
Da para substituir o fermento por levain?!
E pode aumentar o tempo de fermentação
Fernanda, boa tarde!
Há babkas deliciosas feitas tanto com massas fermentadas naturalmente, como com massas preparadas a partir de fermento biológico, como a que vai aqui. As conversões não são simples, dependem de vários cálculos e da formulação exata do levain utilizado, já que cada um tem o seu percentual de hidratação. Para entender melhor esse mundo da fermentação natural e a sua aplicação em receitas, sugerimos os livros e vídeos do Luiz Américo Camargo. O Luiz é super didático e entende muito de fermentação natural.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá! Consigo substituir a nutella?
Sinara, boa tarde!
Você pode substituir a nutella por alguma outra pasta de castanha (caju, pará ou até mesmo amendoim), ou usar mais chocolate picado.
A gente ficou aqui pensando e deu vontade de experimentar com brigadeiro, deve funcionar, mas será preciso ajustar o ponto do brigadeiro pra que ele não derreta demais, escorra, grude e caramelize.
Vá nos acompanhando e daremos notícias. Se você resolver experimentar, conte pra gente também.
Abraços, Ana e Helô
Fiz ontem. Ficou maravilhoso. Boa receita. Será que com doce de leite fica legal também?
Miguel, bom dia!
Que gostoso saber que a receita funcionou direitinho e já passou a fazer parte da sua cozinha.
Com certeza dará certo se você usar um doce de leite pastoso dos mais firmes, daqueles que a a gente consegue pegar quantidades fartas às colheradas.
Conte depois pra gente e siga aqui Na Cozinha da Helô, pois histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas não faltam.
Abraços, Ana e Helô
Fiz com doce de leite e nozes. Ficou muito gostoso também. Recomendo a receita dessa massa. Eu usava leite ao invés de água e ficava meio pesada ao contrário da sua com água. Abracos
Olá!! Parabéns pelo site e pela receita!
Fiquei com duas dúvidas:
1. Em que momento posso usar as especiarias (cardamomo, canela, noz moscada)? Misturá-las ao chocolate?
2. Na calda que usamos no final, daria para usar algo alcoólico? Se sim, o que recomenda e em que proporção?
Obrigado e, mais uma vez, parabéns!!!
Cláudio, boa tarde!
Obrigada por estar aqui com a gente Na Cozinha da Helô!!!
Vamos lá:
– Especiarias: junte as especiarias à massa antes de crescer na geladeira; proporções: mais ou menos 1 colher (chá) de canela em pó, 1/2 colher (chá) de nóz-moscada ralada, as sementes quebradas de uns 3 cardamomos.
– bebida: você pode pincelar rum, conhaque ou whisky, os 3 ficam ótimos.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
fiz neste final de semana e vou repetir para o café da manhã do Natal, minhas netas com certeza irão adorar! obrigada sempre pelas receitas maravilhosas e toda a explicação! Feliz Natal para você e sua família e que 2021 venha trazendo a cura desta pandemia! e a Cura moral das pessoas! bjs
Rosangela, boa noite!
Delícia saber que você gostou da receita e que ela já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
passando para atualizar, fiz o babka, congelei nas forminhas ele já prontinho, no dia 24 a noite coloquei na geladeira e 25 de manhã deixei fora para crescer, quando a família veio para o café ele já estava assando e foi um sucesso, tanto que já fiz novamente para o ano novo! adorei a massa e fiz também uns caracóis recheados com damasco, doce de leite claro e castanha do pará, ficaram ótimos! gratidão à você por compartilhar receitas tão maravilhosas! que 2021 seja maravilhoso!!!
Olá Heloísa! Sou sua fã! você é incrível! Admiro muito a facilidade e sensibilidade que escreve sobre comida, que no fundo não é só comida… rs
Sobre essa receita, gostaria de saber se você acha que funciona ao invés de fazer duas, fazer uma só em forma de rosca, redonda. Isso influenciaria no tempo de cozimento, por exemplo?
Desde já agradeço a ajuda e atenção!
Betina, bom dia!
A sua mensagem alegrou o dia aqui Na Cozinha da Helô e é um grande incentivo, pois tudo é feito com tanto carinho e tanta dedicação.
As histórias, dicas, fotos apetitosas e receitas tão trabalhadas são o grande diferencial do Na Cozinha da Helô, afeto não falta mesmo e você percebeu tudo isso. Obrigada!!!!!
A receita funciona se você fizer uma rosca bem grande, como uma guirlanda com anel bem aberto pra que ela não se feche no centro quando a massa crescer. Com esse buraco grande no centro o tempo de forno não mudará muito e o cozimento será uniforme, talvez o tempo de forno seja só um pouquinho maior.
Conte com a gente e depois diga como ficou.
Abraços, Ana e Helô