RECEITA DE BALA DE CAFÉ TRADICIONAL
Essa receita de bala de café é tão boa que mesmo aqueles que dizem que não gostam de doces de café acabam se encantando com ela e pedindo mais.
Pra mim, ela é a receita de bala de café de antigamente, uma receita clássica que fazia parte de muitos cadernos antigos.
Por muito tempo, a compoteira com a bala aparecia na casa de muitas avós e bisavós e isso era bom demais. Tão bom que eu, que comi a bala muitas vezes na casa de tia avó da família do meu pai e da avó do meu marido, quis aprender a fazer. É ela que hoje eu vou ensinar como fazer.
As balas ficam com aquele gostinho de café com leite delicioso e com a textura de caramelo puxa-puxa que tanta gente ama. E quanto mais forte e mais saboroso o café, mais gostosa a bala.
INGREDIENTES E PREPARO
Essa é a lista pra preparar a receita: café pronto e bem forte, leite, manteiga, açúcar, gema, mel e farinha de trigo. Nada de complicado.
Pra preparar a bala, eu coloco o café, o leite, a manteiga, o açúcar, a gema, o mel e a farinha e aqueço. Mexo até dissolver e mantenho em fogo médio, mexendo só de vez em quando pra não açucarar, até chegar ao ponto de bala dura.
Normalmente, chega-se ao ponto depois de uns 20 minutos a partir da fervura, quando se levanta a colher parece calda bem grossa de caramelo e, despejando um pouquinho em ½ xícara de água bem gelada é possível juntar com os dedos e fazer uma bolinha firme, mas maleável.
Quando esse ponto acontece, eu despejo tudo numa assadeira forrada com um tapete de silicone ou com um retângulo de 30×40 cm de papel manteiga do tipo assa-fácil ou sobre o mármore bem untado manteiga. Depois, deixo amornar sem mexer por 1 hora (esse tempo é fundamental).
Enquanto isso, corto uns 40 quadrados de uns 10cm de papel manteiga ou celofane. Eu gosto mais do papel manteiga, acho mais lindo e ele protege melhor a bala de açucarar.
Quando tudo esfriar, eu pego porções de massa com uma colher de chá, enrole a balinha com as mãos untadas com manteiga, depois embrulho.
Elas ficam perfeitas por 1 semana, depois começam a açucarar. Mas, sinceramente, elas costumam acabar bem antes, a gente pega uma, abre, coloca na boca, e continua assim até a bala sumir da compoteira.
Outras guloseimas: receita de bala de coco tradicional ou gelada, como fazer bala de goma natural feita em casa, receita de geleinha de cachaça ou geleia de pinga e como fazer maria mole caseira.
Outras guloseimas: receita de bala de coco tradicional ou gelada, como fazer bala de goma natural feita em casa, receita de geleinha de cachaça ou geleia de pinga e como fazer maria mole caseira. As balas são perfeitas pra presentear!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
18 Comentários
q espetáculo de receita!!! mesmo eu, q ñ cozinho, tô pensando em me aventurar… obrigada por compartilhar
Oi, Rê! Costumo dizer que não tem receita difícil, ela pode ser trabalhosa, mas todos conseguem fazer! Então, vá fundo e entre no mundo das panelas! bjs
A receita é um norte. Da para ajusta-la conforme o gosto. Segui a receita na integra e ficou boa. Porém em uma proxima vou diminuir o mel, aumentar 20 ml de leite e diminuir 20 ml no cafe com a intensao de ficar mais suave. Mas ai é questao de gosto.
Espero que de certo.
Boa receita ate para quem quer fazer uma grana extra.
Oi, Filipe! Isso mesmo! A receita pode ser adaptada um pouquinho pra satisfazer os gostos de cada um! Vá em frente! bjs
A mimha açucarou na hora que esfriou o que pode ter acontecido?
Oi, Jaja! Provavelmente a calda passou do ponto e mexeu-se demais no fogo. Tente voltar com tudo pra panela com um pouco de água para amolecer de novo, derreter e tentar recuperar o ponto. A bala é uma delícia, vale a pena tentar de novo! bjs
OI BOA NOITE O CAFÉ JA FEITO TEM Q COLOCAR AÇÚCAR OU NÃO MUITO OBRIGADA VOU TENTAR FAZER EU AMEI A RECEITA.
Sueli, Bom dia! Nunca testei de outra forma, minha avó sempre fez assim e eu aprendi assim… Acho que não há problema em usar o café já doce, só será preciso diminuir o outro um pouco. Depois me conte! Abraço, Helô
Oi Helô, boa noite!
Tenho uma receita da minha avó como essa sua, algumas quantidades é q estão diferentes um pouco. Tô querendo fazer para vender, quais dicas vc me dá, maior durabilidade, essas coisas… muito obrigada!
uliana, bom dia!
As balas de café são clássicas e aparecem em muitos cadernos antigos. A receita fazia parte da vida das minhas duas avós e da avó do meu marido e todos amavam. Como acontece com quase tudo na cozinha, versões não faltam e as proporções e os métodos variam bastante.
A gente experimentou as versões desses cadernos familiares e ficou com a receita que está no site, mas, com certeza, há outras deliciosas.
Quanto à durabilidade para vender: nos testes que fizemos, e pelas tantas balas que nossas avós faziam, deu pra constatar que, num clima úmido como o nosso, elas começam a melar e a açucarar em mais ou menos uma semana. Não dá pra garantir perfeição depois desse tempo nas balas caseiras e artesanais que são puxa-puxa, como caramelos. Provavelmente, as balas que têm durabilidade maior levam conservantes e estabilizantes que a gente não usa e não tem conhecimento pra indicar.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Olá boa noite!!!
Daria para substituir o açúcar por adoçante?
Seria a quantidade?
Obrigada
Ruthe, bom dia!
Infelizmente não temos te ajudar, pois não temos experiência com adoçantes. Sabemos que alguns dão ponto para calda de caramelo, mas não sabemos se dão ponto de bala. Seria preciso testar e, no caso de funcionar como ponto, acertar as quantidades específicas, pois sabemos que cada adoçante funciona de uma forma.
Quem sabe, em breve, a gente faz uma parceria com alguma pessoa especializada no assunto e passa a ter uma aba específica. Boa ideia!
De qualquer modo, continue aqui com a gente, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas e, muitas delas, sem tanto açúcar.
Abraços, Ana e Helô
Obrigada!!! Busca a a receita há muito tempo!
Vera, bom dia!
Que gostoso saber que você ficou feliz com a receita.
Conte depois pra gente como ficaram as balas.
Qualquer coisa, só escrever de novo.
Abraços, Ana e Helô
o que substituir a farinha de trigo? Posso usar maizena para dar a liga?
Cleide, boa noite!
Não testamos com maisena, mas deve funcionar. A sua dúvida entrará na lista de testes. Se você experimentar antes, não deixe de contar os resultados.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Saudades de minha mãe, fazia essa mesma receita na nossa infância!
Obrigada pelo resgate Helô, existem vários bons chefes, mas não com o afeto que você carrega nas receitas.
Muito obrigada 💕
Fátima, bom dia!
Que delícia ter uma doçura dessas no coração.
Obrigada pelo carinho, bjs, Helô