RECEITA DE BATATA DOCE ASSADA COM CROSTA
As rodelas de batata-doce com crosta de parmesão são deliciosas e deixam a mesa linda e nutritiva.
Eu adoro ir até o canteiro de batata-doce branca, laranja ou roxa na horta da fazenda, afastar as folhas, cavar e soltar as batatas, escovar pra tirar a terra, voltar pra casa com um balde cheio delas e logo pensar no que fazer de gostoso com elas.
Por muito tempo, como a padaria da cidade ficava a uns 18 km, eu comi nem sei quantas vezes pedaços cozidos e bem quentes com manteiga acompanhando o café.
No almoço, minha mão fritava as rodelas já cozidas no óleo até que ficassem douradas e crocantes ou fazia um purê, só espremendo e juntando leite e manteiga.
Hoje, nas noites frias, embrulho uma ou duas no papel alumínio e asso devagar no meio das brasas do fogão à lenha pra depois abrir, corto ao meio e a gente come colheradas da polpa cremosa e adocicada com manteiga pura ou uma das manteigas temperadas e queijo cremoso.
De uns anos pra cá, passei também a fazer as batatas no forno com crosta de parmesão e todos aqui adoram e é essa a receita de hoje.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra preparar a receita, a gente precisa de:
- batatas-doce;
- alho;
- salsinha;
- tomilho;
- queijo parmesão ralado;
- pão esfarelado;
- sal e pimenta-do-reino;
- azeite de oliva
Eu corto as batatas ainda com casca em rodelas grossas, depois espalhar numa assadeira fazendo uma camada só.
Por cima, espalho uma farofinha simples feita com pimenta, alho, ervas picadas, parmesão, pão e sal e levo ao forno pra dourar e formar uma casquinha. Intolerantes à lactose podem deixar o parmesão de lado e usar no lugar dele mais pão esfarelado, só verificar se o pão também não contém laticínios.
Dá pra preparar a receita com qualquer batata-doce, tanto com a branca, que pode ter casca amarelada ou rosada, como com a laranja e a roxa e a laranja. A branca é a mais comum, a laranja, que é muito cremosa, hoje há é fácil de encontrar e a roxa, que é linda, aparece mais nos tempo das festas juninas.
Elas vão bem como entrada, acompanhando uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar, acompanhando carnes e grãos e como prato principal de uma refeição vegetariana.
Outras receitas vegetarianas: legumes caramelizados de forno da Helô, couscous marroquino com legumes caramelizados e especiarias, abóbora cabotiá caramelizada com laranja e azeite e terrine de grãos com frutos secos e cogumelos.
INGREDIENTES
- 2 batatas-doces grandes lavadas e com casca (800 g)
- 1 dente de alho grande ralado
- 3 colheres (sopa) de salsinha picada (3 ramos)
- 2 ramos de tomilho ou de orégano
- ¼ de xícara de queijo parmesão ralado (25 g)
- 1/3 de xícara de pão esfarelado
- sal e pimenta-do-reino
- Azeite de oliva
Preparo
- Aqueça o forno a 180ºC (médio). Separe uma assadeira média e que acomode a batata doce numa só camada e regue com um fio de azeite.
- Corte em rodelas de uns 2cm e coloque numa tigela grande. Regue com azeite o quanto baste pra deixar as batatas bem lambuzada. Espalhe na assadeira fazendo uma camada só.
- Na mesma tigela, misture o alho, a salsinha, as folhinhas do tomilho, o queijo, o pão, sal, pimenta-do-reino e azeite o suficiente pra conseguir uma farofa grossa.
- Espalhe um pouco de pasta sobre cada rodela.
- Leve as batatas ao forno por mais ou menos 45 minutos, até que estejam bem macias, douradas e com casquinha crocante.
- Sirva em seguida.
Elas vão bem como entrada, com uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar, acompanhando carnes e aves. Podem ser prato principal de uma refeição vegetariana.
NOTAS
Intolerantes à lactose pode deixar o parmesão de lado e aumentar a quantidade do pão, só precisam confirmar se o pão não contém glúten.
3 Comentários
Muito Top Seu artigo adorei a receita super Recomendo Valeu 🙂
Que delícia de receita!!!
Oi Rosana, é gostosa mesmo, depois me conta, beijo, Helô