RECEITA DE BATATINHA APERITIVO
Quer uma receita pra aperitivo que é puro Brasil? Essa receita de batatinha em conserva para petisco é isso, sempre agrada, leva ingredientes comuns, baratos, é fácil de fazer e prática, pois tem que ser feita com antecedência pra descansar e pegar gosto.
Botecos e mais botecos têm vidros cheios delas pra acompanhar cerveja gelada ou cachaça, restaurantes aos montes servem uma meia dúzia delas como aperitivo e, pelo menos no interior, não há festa ou casamento sem as tais batatinhas temperadas com molho vinagrete.
Sem o descanso de pelo menos 6 horas, elas ficam sem graça. Gosto de fazer tudo com 2 a 3 dias antes de servir e, na hora, só abrir a tampa, pegar os pratinhos e os palitos.
INGREDIENTES E PREPARO
Quando tinha uns 15 anos, resolvi ajudar a preparar um bolo e uns doces pra festa de um casamento da filha de um vizinho da fazenda.
E eu me lembro de chegar com a mãe da noiva na cozinha e assustar com uma senhora, que tinha a maior boa vontade, mas não sabia cozinhar, sofrendo em descascar um saco de uns 20kg de batatinha. Dá pra imaginar a alegria dela quando soube que não precisava descascar a batatinha nova, que era servida com a casca fina mesmo.
Quase todas as receitas que encontrei pedem exatamente os mesmos ingredientes, nada além de cebola, sal, salsinha, cebolinha, vinagre de vinho branco e óleo vegetal, às vezes cubinhos de pimentão vermelho e tomate. E as batatinhas ficam deliciosas assim.
Fiz uma versão mais chiquezinha, mas nada impede que, mantendo as proporções, a receita fique no tradicional, com vinagre e óleo.
Pra dar uma suavizada na acidez, eu troquei o vinagre por vinho branco e, pra dar mais sabor e aroma, substituí o óleo vegetal comum por azeite de oliva e acrescentei um pouco de mostarda, que pode ser comum ou Dijon.
A lista de ingredientes pra minha versão fica assim:
- batatinhas bolinha miúda;
- vinho branco;
- mostarda Dijon;
- cebola;
- azeite de oliva;
- salsinha e cebolinha;
- sal e pimenta-do-reino.
Pra conseguir um cozimento uniforme, tente comprar batatinhas que tenham tamanhos e formatos parecidos. As bem miúdas são melhores pra petiscos de uma ou duas mordidas, mas dá pra fazer com as que são um pouquinho maiores e mais fáceis de achar nos mercados.
Os pulos do gato são os mesmos da salada francesa de batata: escorrer as batatas da água do cozimento assim que estiverem macias, mas ainda firmes e temperar enquanto elas ainda estiverem bem quentes.
Quanto mais picadas a cebola e a salsinha e a cebolinha, mais delicada a conserva, capriche.
Dei aqui uma receita pequena, com 1Kg de batata, mas nas férias de verão com a casa cheia, vale a pena fazer 2 de uma vez.
Dei o tempo pensando no descanso mínimo de 6 horas, mas tente fazer antes, pois com descanso de até 2 dias a batata fica mais saborosa.
Outras receitas pra fazer uma refeição no estilo boteco em casa: amendoim torrado salgado da minha avó, almôndegas deliciosas pra qualquer hora, polenta frita dourada e sequinha e bolinho de mandioca caseiro.
Outros petiscos gostosos:amendoim torrado salgado da minha avó, almôndegas deliciosas pra qualquer hora, polenta frita dourada e sequinha e bolinho de mandioca caseiro. A receita é tão fácil de fazer que vale a pena preparar 2 kg de uma vez!INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Facilidade.
Fátima, boa tarde!
A gente adora receitas gostosas, práticas e viáveis. Assim, com ingredientes básicos e técnicas simples, todos podem fazer as receitas em casa. As batatinhas são viciantes.
Abraços, Helô e Ana
Preciso fazer batata para 14 pessoas como acompanhamento de churrasco. Quantos kilos de batata você me sugere?
Ane, boa tarde!
A gente pensou em 4 kg de batatinha e, se sobrar um pouco, você não perde nada, pois dá pra consumir por vários dias. Esse cálculo considera que, no churrasco, você também servirá outros acompanhamentos, como arroz, farofa e salada.
Depois conte pra gente.
Abraços, Ana e Helô