RECEITA DE EMPADÃO GOIANO
Hoje é dia de aprender como fazer um empadão goiano delicioso. Como diz o nome, é uma empada grande, substanciosa, de recheio farto e saboroso. O salgado é a cara de Goiás e, por ter muito recheio, acabou se tornando conhecida por “empadão”.
Conhecendo a receita
Não dá mesmo pra falar em cozinha goiana sem pensar em empadão.
Acho que em 1974, quando fui com a família pra Goiás, que naquele tempo era Goiás Velho, comi o meu primeiro empadão, e adorei. Eu, que sempre amei uma boa torta de frango caipira, fiquei encantada e ele passou a fazer parte da minha vida.
O que vai na receita
A receita é caseira, daquelas bem flexíveis e que aceitam um pouco mais disso ou daquilo, dependendo das preferências de quem prepara e de quem vai se deliciar com o prato.
Goianos não abrem mão do frango, da linguiça, do queijo, do açafrão da terra e da guariroba (um palmito amargo de uma palmeira regional), mas os outros ingredientes, como milho e ervilha, também entram nos empadões de muita gente. receitas.
Fora do estado, onde não se acha guariroba com facilidade, e para os não goianos que não cresceram com o amargo desse palmito e nem sempre gostam dele, a saída é usar palmitos açaí, pupunha ou jussara em conserva. Os puristas não goianos que nos perdoem, mas melhor fazer com palmito do que deixar de comer esse salgado tão delicioso.
Quanto ao frango, vale usar os pedaços de sua preferência. Sugeri sobrecoxa porque, pra mim, é o pedaço de carne mais úmida e saborosa. Mas dá pra ser só peito, só coxa ou mesmo um pouco de tudo se tiver um frango inteiro. O que importa é usar um frango saboroso, caipira de preferência.
A receita tem várias etapas: preparar o recheio, preparar a massa, modelar e assar, mas não é difícil e dá pra se organizar, fazendo uma parte enquanto a outra esfria.
Pra facilitar a vida, dá pra preparar o recheio e a massa de véspera, deixar na geladeira e montar e assar antes de servir, também dá pra deixar os empadões montados, faltando só assar, e até pra assar antes e aquecer. Mas acho que servidos assim que assados eles ficam mais gostosos.
A grande diferença na montagem do empadão e da clássica das empadinhas ou e tortas fica por conta das camadas. No empadão, o queijo e o ovo não são misturados ao recheio cremoso e entram no recheio fazendo camadas. Uma camada de queijo, uma de recheio cremoso e uma de ovo cozido.
Acompanhamentos
O empadão vai bem num lanche, como prato único de uma refeição, no máximo com uma salada ao lado, e até mesmo como prato principal de uma refeição mais tradicional, com arroz e feijão.
Em Goiás, há empadões individuais montados tanto em fôrmas de bombocado e servidos desenformados, como preparados e assados em cumbucas de barro que vão direto à mesa, mas também é comum fazer em versões familiares usando refratários grandes.
Gosta de milho? A gente tem aqui Na Cozinha da Helô várias receitas feitas com ele: quirera de milho cremosa com queijo, bolo de milho verde da fazenda, bolo salgado de milho verde e cumbuca cremosa de milho verde com crosta de parmesão.
Massa Recheio Gosta de milho? A gente tem aqui Na Cozinha da Helô várias receitas feitas com ele: quirera de milho cremosa com queijo, bolo de milho verde da fazenda, bolo salgado de milho verde e cumbuca cremosa de milho verde com crosta de parmesão.. Pra adiantar a vida, prepare a massa e o recheio com antecedência, modele os empadões, deixe na geladeira e asse antes de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
3 Comentários
Boa noite, Helô! Fiz a receita usando apenas 80g de óleo (2/3 de xic) e ficou deliciosa. O correto seriam mesmo os 160 ml?
Q
Bom
Delícia!