RECEITA DE BOLO DE CUPUAÇU
Quem já experimentou e gostou de cupuaçu, aquela fruta brasileiríssima, típica da região amazônica, e adora um bolo, com certeza vai se encantar com a receita do bolo paraense de cupuaçu com geleia de cupuaçu.
O cupuaçu é primo do cacau. É uma fruta bem grande, doce, tem uma acidez deliciosa e um perfume incrível. Vira e mexe eu compro a polpa de cupuaçu congelada nos supermercados e nos empórios especializados em produtos da Amazônia e mato a vontade de comer essa fruta tão especial.
Quer dizer, hoje dá pra fazer bolo de cupuaçu mesmo estando longe do Pará, do Amazonas e dos outros estados do Norte.
O BOLO
O bolo de cupuaçu é um clássico no Norte do Brasil. É um bolo refrescante e, pela acidez da fruta, fica com uma textura meio puxa-puxa que é bem gostosa. Ele faz bonito em qualquer mesa de café da manhã, lanche ou chá da tarde.
Experimentei várias receitas do bolo e, como sempre, juntei ideias e dicas de muitas delas até chegar ao bolo de cupuaçu de hoje. Gostei tanto que ele passou a fazer parte da lista dos bolos da minha vida.
Eu me lembro de, há uns anos, fazer uma matéria pro caderno Paladar do Estadão com um bolo pra cada uma das cinco regiões brasileiras e o bolo de cupuaçu foi o bolo do Norte.
O docinho de cupuaçu que costuma acompanhar o bolo é, na verdade, uma geléia rápida de cupuaçu. Ele é bem simples de preparar e também vai bem com pães, queijos e com sorvete. Se você gosta de sorvete, prepare uma receita do docinho e faça o sorvete de castanha e cupuaçu – carimbó (ou compre um pote da geleia de cupuaçu da Manioca do Pará, que é deliciosa e prática, só abrir e usar).
Além do bolo de hoje e do sorvete, experimente o pudim de cupuaçu, que também é bem gostoso.
Se você quiser saber mais sobre as minhas andanças por Belém, veja os posts BELÉM É O MÁXIMO – PARTE 1, BELÉM É O MÁXIMO – PARTE 2, BELÉM É O MÁXIMO – PARTE 3, BELÉM É O MÁXIMO – PARTE 4, BELÉM É O MÁXIMO – PARTE 5 e BELÉM É O MÁXIMO – PARTE 6.
Bolo DOCINHO Gosta de cupuaçu? Aqui também tem a receita do sorvete carimbó com castanha e cupuaçu, que eu amo, e a do pudim de cupuaçu. O docinho fica perfeito por até 1 semana na geladeira e também vai bem com sorvete ou como geleia.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
4 Comentários
Ouvi sua entrevista na CBN e me interessei por suas receitas. Adorei!!!
Vou começar com o bolo de fuba. Ja tive esta receita e tinha perdido..
Depois te conto como ficou.
Oi, Lucia! Que legal, obrigada por ter ouvido e entrado no site! Conte sim, hein, estou curiosa pra saber o que você achou do bolo! Beijos
Boa noite, Helo sou paraense mais moro ha 38 anos no nordeste, principalmente no Rio Grande do Norte, obde a familia do meu esposo mora, amo fazer os quitute da nossa terra, principalmente os doces, tortas, e tudo mais, faço trufas de cupuaçu, bacuri, açaí, castanha do Pará, vendo bastante, agora vou fazer sua receita deste bolo maravilhoso. Obrigada pela receita. Um grande abraço, deus te abençoe.
Georgina, bom dia!
Que gostoso saber da sua história de vida e da paixão pelos produtos da sua terra tão linda e cheia de ingredientes maravilhosos.Suas trufas devem ser deliciosas.
Depois me conta!Beijo, Helô