RECEITA DE SORVETE DE CASTANHA E CUPUAÇU DO PARÁ
Hoje é dia tomar de sorvete de castanha e cupuaçu, ou carimbó. Se você de castanha e de cupuaçu, vai amar esse sorvete brasileiríssimo e paraense de alma.
Em 2018, quando fui passar uma semana com a família Martins em Belém, tomar sorvete na Cairu foi uma das primeiras coisa que fiz. A Cairu é uma sorveteria paraense superpremiada, paraíso pra quem, como eu, adora sorvete.
Quem me conhece sabe que eu costumo ser bem decidida, mas fiquei perdida quando vi aquele monte de potes de sorvete com nem sei quantos sabores.
Não sabia o que fazer, precisava escolher dois sabores, mas num segundo eu queria um, no outro eu tinha certeza de que queria outro e decidir era tarefa impossível.
Os atendentes perceberam rápido que eu estava encantada e cheia de dúvidas e perguntaram se eu queria umas “provinhas”. Claro que eu disse que sim e começou a festa.
Resolvi começar pelos sorvetes de três frutas que eu já sabia que gostava e que, com certeza, seriam deliciosos (estava certa).
Quis saber quais os sorvetes de frutas bem regionais que faziam mais sucesso e disseram que a maioria gostava de murici, taperebá, uxí e bacuri, então fui provar esses quatro.
O de murici era o mais diferente, eu teria que insistir um pouco pra passar a achar graça pra valer, os de uxí e de taperebá eram muito bons e me apaixonei pelo de bacuri.
Fui pros cremosos: tapioca com coco, que é o preferido de um bom tanto de gente; castanha (achava que seria a minha escolha, amo castanha); chocolate da Amazônia (incrível); e, seguindo a dica da Helena Martins, que é louca por sorvete e estava se divertindo com a minha empolgação na sorveteria, peguei uma pazinha de carimbó. Que sonho esse carimbó, a cremosidade e o sabor deliciosos da castanha com o azedinho doce do cupuaçu.
Apesar das 11 provinhas, por pura gulodice eu pedi um copinho com duas bolas: bacuri e carimbó. Voltei lá durante a semana toda, todo santo dia e, apesar de tentar variar, pegava pelo menos uma provinha de carimbó.
O CARIMBÓ NA MINHA CASA
Como eu experimentei por lá algumas versões de carimbó e também trouxe na mala uns bons quilos de castanha e mais uns potes de geleia de cupuaçu da Manioca, logo que cheguei em casa eu fui pra cozinha fazer os meus testes de sorvete.
Pensei em preparar a minha receita de sorvete de baunilha de verdade, mas deixando de lado a baunilha, usando castanha e finalizando com a geleia de cupuaçu. Fiz um testes até chegar à receita que vai aqui.
Preparei o creme inglês de base como sempre faço, só que, junto com as gemas e o açúcar eu coloquei na panela as castanhas trituradas.
Deixei o creme esfriar, levei à geladeira pra encorpar por umas 3 horas (com umas 3 horas de descanso o sorvete já fica bom, mas, quando tenho tempo, deixo descansar por pelo menos 6 e até por 12 horas e ele fica ainda melhor).
Depois, coloquei esse creme na sorveteira, deixei bater até ficar bem cremoso e, no final, misturei um potinho da geleia de cupuaçu, mas sem misturar pra valer, já que eu queria deixar meio mesclado.
Então, passei o sorvete pra tigela de servir, cobri e levei pro freezer. Adorei o resultado, tanto que já fiz várias vezes e sempre que dou uma colherada eu penso que estou em Belém.
Com a sorveteira o sorvete fica mais cremoso, mas dá pra improvisar e matar a vontade de sorvete sem sorveteira.
Pra fazer desse jeito, eu coloco o creme de castanha na tigela da batedeira e levo à geladeira pelas 3 horas pra encorpar; depois passo a tigela pro freezer e deixo no freezer por meia hora; então retiro a tigela do freezer e bato com a batedeira com a pá/raquete por uns 5 minutos pra ganhar cremosidade.
Então, volto com a tigela pro freezer e repito o processo por mais 3 vezes . Depois dessas batidas, eu deixo o sorvete no freezer por umas 3 horas pra firmar pra valer. Fica bem bom e resolve.
No freezer, o sorvete fica bem por mais ou menos 1 mês, depois disso a textura começa a mudar. Uma meia hora antes de servir, eu retiro o sorvete do freezer.
E quanto ao tempo que estimei pra fazer a receita: pensei em mais ou menos 1 hora de mão-na-massa, quer dizer, pra separar ingredientes, fazer o creme, colocar na sorveteira e misturar a geleia ou o doce de cupuaçu; mais umas 4 horas pro creme esfriar e gelar; mais 1 hora de sorveteira e umas 3 horas de freezer, umas 9 horas no total.
Esse tempo pode variar bastante, na sorveteira o sorvete fica pronto mais rápido e fica tão cremoso que pode ir direto pra mesa, mas cada modelo de sorveteira tem o seu tempo, umas são rápidas e umas são mais demoradas. E se for pra usar o método da batedeira o tempo de freezer será maior.
Ou seja, como tudo depende, quando for preparar um sorvete pela primeira vez, faça tudo de véspera e depois acerte o ritmo.
FAZENDO O DOCE DE CUPUAÇU EM CASA
Abrir um potinho de geleia de cupuaçu, ou de doce de cupuaçu, é bem simples e prático, mas dá tranquilamente pra preparar o seu doce em casa.
Se quiser fazer assim, procure uma polpa de cupuaçu bem grossa, a mais pedaçuda que encontrar, e prepare a receita da calda que eu ensino no post do pudim de cupuaçu e use no sorvete.
As polpas mais líquidas, que são boas pra suco, também funcionam, mas é preciso usar um pouco mais de polpa pra conseguir uma boa quantidade de doce. Adorei o resultado! Gostei tanto que até sonhei que estava andado pelas ruas de Belém tomando sorvete carimbó.
Se você quiser saber mais sobre as minhas andanças por Belém, veja os posts Belém é o máximo – parte 1, Belém é o máximo – parte 2, Belém é o máximo – parte 3, Belém é o máximo – parte 4, Belém é o máximo – parte 5 e Belém é o máximo parte 6.
Gosta de cupuaçu? Acho que pode gostar do pudim de cupuaçu e do bolo paraense de cupuaçu com geleia de cupuaçu. Na falta de sorveteira, coloque o creme pronto na tigela da batedeira, deixa na geladeira por pelo menos 3 horas, depois leve o creme já bem gelado ao freezer por 30 minutos, retire do freezer, bata com a batedeira por 5 minutos, volte ao freezer e repita a operação mais 3 vezes e depois deixe no freezer pra firmar por umas 3 horas. O sorvete ficará com uma boa consistência. INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
15 Comentários
Não acredito Helô amo sorvete de cupuaçu, a uns dez anos atrás um moço do Pará abriu uma sorveteria perto da minha casa aqui em Santos com sabores regional do Pará, só que não deu muito certo e tinha esse sorvete só que chamava castanha do Pará com geleia de cupuaçu, era o meu preferido, eu passei anos tentando achar uma receita com essas características, aí vc posta estou irradiando aqui de felicidades Feliz 2019 Helô com muitas gulodices para nos BJSSS no
roberta, fiquei muito feliz com a sua mensagem! depois me conte como ficou! eu também me apaixonei pelo sorvete de castanha com cupuaçu, realmente muito bom. bjs!
Sou apaixonada neste sorvete, para mim, o melhor do mundo, mas para este ano de 2019 decidi me tornar vegana. Vou deixar nos meus favoritos para tentar esta receita com leita de castanha, mas ainda não encontrei alternativa para o ovo.
Oi, Hazel! A receita com leite de castanha vai ficar ótima! Mas aqui ovo é fundamental pra dar liga. Água de chia, por exemplo, não funciona pra isso. Infelizmente ainda não descobriram algo natural que dê cremosidade ao sorvete. Bj
Faço um sorvete de leite de moça.
Delicioso.
Em cima da sua receita vou adaptar a minha.
Leite de castanha 1 litro
2 colheres de maizena para engrossas.
Esfriou.
Bate no liquidificador com a castanha e liga neutra ( 2 colheres de chá)
Geladeira.
4 horas depois ,bate na batedeira com 2 colheres de emulsão.
Vai crescer de tamanho.
Na hora de guardar coloca os pedaços do doce de cupuassu
Nidja, boa tarde!
O seu sorvete deve ficar delicioso, qualquer hora a gente vai experimentar.
Continua aqui com a gente, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Experimentei este sorvete em Macapá, onde é chamado de Marabaixo… quando cheguei em Belém, encontrei com o nome de Carimbó. Voltei para o Nordeste com o sabor do sorvete na boca e, procurando sua receita na internet, me deparei na Cozinha da Helô. Obrigada por compartulhar!!
Oi, Nathália! É incrível, né? Fico feliz que tenha encontrado a receita que estava procurando por aqui! Bjs
Oi, Nathália! É uma delícia, né? Fico muito feliz que tenha encontrado a receita por aqui! Seja bem vinda! Bjs
Amada eu poderia está usando o chantilly liquido ao invés do creme de leite fresco.
Fabíola, boa tarde.
O creme de leite é mais saboroso, mas dá pra usar o chantilly líquido se você não tiver o fresco.
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde Helô, fiz o saboroso sorvete marabaixo seguir a risca a receita so mudei o creme de leite fresco pelo chantilly de caixa e me propus adicionar outro ingrediente 3colheres de leite em pó pra dá um pouco mas de cremosidade e devo confessar ficou maravilhoso,e por fim adicionei castanha in natura por cima, obrigada pela receita.
Fabíola, boa tarde!
Que gostoso saber que o sorvete ficou deliciosas e que as suas mudanças funcionaram. Castanhas in natura são puro sonho!!
Obrigada pelo carinho e continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Quantas receitas simplesmente deliciosas ao paladar e maravilhosas a nossas imaginação , Helô! Gostei muito da sua página. Obrigada por compartilhar suas receitas e conhecimentos!
Elisângela, boa tarde!
Sua mensagem deixou o meu dia mais feliz.
Muito bom ter você por aqui, conte sempre comigo.
Beijo, Helô