RECEITA DE BOLO DE MEL MEDOVIK
O bolo russo de mel é puro encanto puro… É delicioso de sabor, de textura e lindo.
É um bolo que envolve muito amor e dedicação, quase que como se fosse pra construir uma colmeia. Um projeto que se inicia mais ou menos uma semana antes do dia de servir, pois tempo é essencial pra se chegar ao bolo saboroso e com a textura perfeita.
O BOLO DE CASAMENTO DA BEBEL
Conheci o russian honey cake, ou medovik, quando a minha filha mais velha se casou no Canadá.
A Oksana, mãe do Leo, contou sobre a importância desse bolo russo incrível e disse que poderia preparar um medovik pro casamento.
Ela faria a massa, o recheio e montaria o bolo e eu decoraria com as mini flores que a minha filha queria. E assim aconteceu. O bolo ficou delicioso e delicado, inesquecível e a gente comeu por uns três dias, afinal de contas eram apenas 10 pessoas e, por mais que se faça uma receita pequena, ela rende um bolo de bom tamanho.
A RECEITA E OS INGREDIENTES
Como não poderia deixar de ser, eu quis aprender a receita com todos os seus truques. A Oksana me mandou a receita traduzida e bem explicada.
Depois de ler e reler as anotações todas, fui pesquisar mais um tanto, comparar, experimentar versões e adaptar, principalmente pelo calor que faz por aqui, e cheguei ao meu bolo russo de mel.
O processo leva tempo, praticamente 5 dias pro bolo ficar pronto e maravilhoso, mas de trabalho são de 3 a 4 horas, o restante é de descanso na geladeira. Difícil não é, mas dá um trabalhinho, não dá pra negar. Só que vale cada mordida, garanto.
Pra preparar o bolo, a gente precisa de:
- ovo;
- mel;
- manteiga;
- açúcar;
- vinagre de vinho branco;
- fermento químico;
- farinha de trigo;
- cream cheese;
- iogurte natural;
- limão;
- açúcar de confeiteiro;
- flores comestíveis e fatias finas de favo de mel pra decorar.
A MASSA
A receita clássica começa falando em 12 discos de massa, mas há quem diga que o bolo precisa ter até 15, ou seja muitas camadas de massa e de recheio. Parece exagero pensar num bolo com tantas camadas de massa, e que que terá mais outras tantas de recheio, mas entendendo a massa e a montagem do bolo esse “exagero” desaparece.
Ao contrário das massas fofas dos nossos bolos recheados, que levam claras em neve e com cozimento 100% no forno, a massa do medovik é primeiro cozida no fogão, como a dos rissoles e coxinhas, depois vai ao forno pra assar como um biscoito.
A massa cozida, que fica macia e maleável, é dividida em 12 partes, cada parte é aberta com um rolo num disco fino, de uns 2 mm, e as partes são assadas até ficarem levemente douradas e crocantes.
Parece mentira, mas esses discos firmes intercalados com o recheio se transformam num todo harmonioso e macio depois dos repousos na geladeira.
O RECHEIO
O recheio clássico leva sour cream (creme azedo), manteiga e açúcar, mas pra dar certo eu tive que dar umas mexidas daqui e dali.
Pra começar, como creme azedo não é ingrediente comum por aqui, eu fui preparar a receita caseira com creme de leite batido com limão. Bati esse creme azedo caseiro com a manteiga e o açúcar, mas não me satisfiz com o resultado, e também não gostei do creme que fiz usando iogurte, manteiga e açúcar.
Eu precisava chegar a um creme com a acidez do creme azedo e macio, mas com bem menos manteiga, pois com o calor que faz por aqui, ela logo amolece e tudo se desestabiliza.
Consegui a textura que eu queria quando usei uma quantidade pequena de manteiga, iogurte pra dar leveza e acidez e cream cheese pra dar volume e cremosidade.
Só que o sabor ainda não estava como eu sonhava, sentia falta de algo cítrico e queria mais gosto e aroma de mel, que nas versões originais aparece em quantidades parcimoniosas.
Foi assim que troquei boa parte do açúcar do creme por mel e juntei suco e raspas de limão. Aí sim, adorei.
Bom saber que, além do recheio tradicional, há quem recheie o russian cake com doce de leite, geleias, chocolate e muito mais.
MONTAGEM
A montagem em si não é complicada, basta espalhar mais ou menos 1 e ½ colher (sopa) de creme num disco, cobrir com um outro disco, mais creme e seguir assim até terminar, mas há pulinhos e mais pulinhos de gato.
Montei o meu primeiro bolo diretamente sobre um prato e fiquei um pouco insatisfeita porque, mesmo antes de ir pra geladeira, com o peso, ele começou a escorregar e a entortar. Quem trabalha com bolos decorados e pra festas grandes têm vários aros e discos pra evitar esses problemas, mas eu queria soluções caseiras.
A solução simples: escolhi uma fôrma de fundo removível com diâmetro só um pouquinho maior que o dos discos, forrei a base com papel manteiga pra facilitar a transferência pro prato, montei o bolo dentro da fôrma, então cortei uma tira de papel manteiga um pouco mais alta que a fôrma e coloquei essa cinta ao redor do bolo.
Apesar do espaço livre entre a fôrma e o bolo ser pouco, dá pra enfiar e acertar a folha de papel. Fiz um bolo aparentemente pequeno, com 12 discos de 14cm de diâmetro, mas depois de recheado e coberto foi suficiente pra servir 8 pessoas.
Confesso que, quando coloquei o último disco da pilha de bolos, achei que não daria certo, pois a montanha estava bem alta, ultrapassando a altura da fôrma em alguns centímetros.
OS REPOUSOS
Mas depois do repouso inicial de 2 horas fora da geladeira as camadas se ajeitaram e passaram a ter jeito de uma pilha de bolos.
Seguindo as dicas da Oksana, levei o bolo montado na fôrma à geladeira pra descansar por uns 2 dias.
Ao final desse tempo, tudo aquilo ganhou unidade, pude retirar da fôrma e descartar a cinta de papel da lateral. Então, espalhei a cobertura nas laterais e na superfície do bolo e levei à geladeira por mais uns 2 dias pra descansar e chegar ao resultado incrível. Até dá pra cobrir e servir, mas esse novo repouso de mais 2 dias faz a diferença, parece mágica.
DECORAR
Depois desse último descanso, chegou a hora de decorar o bolo.
Como disse a Oksana, uns decoram o bolo com migalhas torradas feitas com as aparas de bolo, outros usam nozes moídas, outros deixam o bolo liso e simples, mas eu queria fazer um jardim de flores parecido com o do casamento.
Comprei florzinhas comestíveis lindas no sacolão perto de casa e fui pra cozinha pra decorar o meu bolo.
Por acasos da vida, pouco antes do momento da montagem do bolo, a campainha tocou como para que celebrar o mel. Era uma visita surpresa dos super queridos Márcia e o Eugênio da MBee, que entendem de mel como poucos, criam abelhas felizes e produzem um mel sensacional. No post muito mel e muitas abelhas eu conto um pouco sobre o trabalho deles e sobre mel.
Além de vários potes de mel, eles me trouxeram um favo lindo. E usei um pedacinho do favo pra decorar como cereja do bolo.
Se quiser um bolo maior e com 3 andares, triplique a receita, calcule 3 tamanhos de disco e faça uns 12 discos de cada tamanho.
Amei o sabor e textura do meu bolo. Ficou bonito, mas eu não sou a melhor pessoa pra montar bolos de andares e decorados, não tenho muita paciência. Deu uma entortada … mas ok, o que importa é que ficou delicioso.
Outras receitas com mel: receita de creme inglês com mel, massa fresca com mel, presunto curado e queijo, como fazer mostarda caseira com mel.
Massa Creme Montagem Outras receitas com mel: receita de creme inglês com mel, massa fresca com mel, presunto curado e queijo, como fazer mostarda caseira com mel. Se quiser fazer um bolo maior e com 2 ou 3 andares, dobre a receita e corte discos de 2 ou 3 tamanhos diferentes.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
12 Comentários
Ana do céu!!! Eu fico doida qdo vejo receitas diferentes assim … farei com certeza! Só uma questão, o bolo tem 14cm de diâmetro apenas? Este da foto, as bases de baixo tem Qto? A de 14 é o topo do bolo? Como ele achata, para deixar descansar em uma forma de 20?
Oi, Dani! O aro de 14cm parece pequeno, mas no final o bolo cresce. Sugeri usar uma fôrma de 20 só porque pouca gente tem uma menor, de uns 18 pra ficar mais justinho. Pode acreditar que ele vai ficando mais baixo. Beijos!
Olá vc pode publicar a receita original.
Oi, Mariana! Eu adaptei a receita para a realidade do Brasil, com ingredientes nossos e o pro nosso paladar. Não tenho nenhuma receita clássica escrita, pois a sogra (que é russa) da minha filha foi me falando como fazia e eu fui anotando. Mas olhei agora na internet e você acha fácil ela em inglês. Espero que tenha te ajudado! Bj
Qual o tamanho da formaquadrada? Faço os discos 4 dias antes e depois de montado fuca mais 2 dias na geladeira?
Maria, boa noite!
Se você quiser fazer o bolo quadrado, corte em quadrados de uns 15 cm.
Você faz a massa num dia, recheia e monta, mas sem a cobertura. Leva esse bolo montado, sem cobertura, à geladeira (melhor cobrir com filme) e deixa descansar por 2 a 3 dias.
Você cobre o bolo e volta com ele à geladeira por mais 2 dias.
Em seguida, você decora com nozes moídas, flores ou frutas, como quiser e pode servir.
Já demos uma reorganizada na introdução da receita, acho que poderá te ajudar mais.
Abraços e conte sempre com a gente, Ana e Helô
Ola boa noite,você acha que esta receita vai dar para um bolo de batizado com 2 andares e decorar em pasta americana.. a minha cunhada adora este bolo e como vai ser o batizado da minha sobrinha ela pediu-me fazer,mas eu tem medo porque ele não esta tão firme e pode desmontar-se..preciso do seu concelho. Obrigada
Polina, boa noite!
Ficamos aqui pensando e temos dúvidas se o bolo de mel vai ficar gostoso com outra cobertura, pois o cream cheese dá um contraste delicioso com a massa e o recheio. A pasta americana dá acabamento, mas não contribui com sabor.
Desmontar não deve ser problema, já que a massa sai firme do forno, como um biscoito, mas com o recheio e o descanso ela passa a ter jeito de bolo.
Enfim, se você quiser usar pasta americana, o ideal seria pensar numa outra massa com outro recheio.
Se precisar, escreva de novo.
abraços, Ana e Helô
olá
quando vc leva o bolo à geladeira na primeira vez, vc deixa ele sem cobrir ? Digo, com papel aluminio por exemplo…
obrigada
Oi Fabiana!
No primeiro descanso, de 2 a 3 horas fora da geladeira, eu deixo o bolo descoberto. Depois cubro com filme bem frouxo, sem apertar, só pra não ressecar.
Depois me conta!! Esse bolo é lindo e delicioso, vale a pena esperar.
Qualquer dúvida, só falar.
Abraço, Helô
Querida e respeitada dona Helô: Eu fiz essa fantástica receita do bolo Medovic em Junho desse ano. Não sou experiente na cozinha nem sou jovem pretendendo me dedicar a um novo ofício. Já fiz muitas das suas receitas, inclusive salgadas e quando desejo fazer algo o primeiro lugar que procuro é Na Cozinha da HELÔ. Inúmeras são as vezes que fiz e faço suas broas, seus pudins, etc. E fiz o bolo Medovic levado pela aparente dificuldade e tal vez mais ainda pela paciência que exige, sabendo que os melhores resultados se obtem onde a paciência é necessária. Segui todos os passos menos o último descanso de dois dias, porque sem tempo chegou antes o aniversário da minha esposa, para quem desejava regalar esse bolo delicioso. Mas foi muito bem recebido por ela e minha filha: um verdadeiro presente ao paladar. Então decidi assumir esse bolo para todo aniversário de família (felizmente não somos uma numerosa família rsrs). Também penso fazer em Natal, agora duplicando a receita (queria uma vez e meia mas a quantidade de ovos me deixa receoso). Pensando no Natal hoje voltei analisar sua receita, para estar prevenido em quanto ao tamanho dos discos, etc. e decidi agradecer à senhora por todas suas receitas tão bem estudadas e trabalhadas, sinceras, com aquele aroma de cozinha cálida, que ultrapassa a técnica e recai na poesía. Esse seu bolo Medovic não tem qualificativo certo, só saboreando ele para se deliciar e se deliciar. Sou mui agradecido e seu admirador.
Alcides, bom dia!
Você está de parabéns, sei bem o quanto a receita do bolo é trabalhosa, cheia de etapas e de desafios e você conseguiu e já fez várias vezes e com sucesso. Você alegrou o meu dia, tanto pelo carinho, como pelo fato de sentir que consegui transmitir o que sei sobre o bolo e dando uma receita “certinha” e detalhada.
Muito obrigada por me contar!
Abraço, Helô