RECEITA DE BOLO GELADO DE COCO
Quer saber como fazer o bolo de coco gelado da Helô? Então chegou o dia. Essa receita, que muita gente conhece como bolo toalha felpuda, é tuudddooo de bom!!!!
É o sonho pra quem é apaixonado por bolo e por coco, como acontece comigo.
Começando pelo leite condensado, eu sempre me pergunto se as pessoas de nariz meio empinado que olham com desdém pra ele conseguem resistir a um brigadeiro ou a uma fatia de pudim feito com ele. O assunto importa porque o bolo de hoje leva um tanto de leite condensado.
Eu, que gosto de comida gostosa e adoro brigadeiro, bichos-de-pé, mosaico de gelatina e pudim de leite condensado, acho que o bolo de coco tem tudo a ver com leite condensado e sem ele não tem graça. Fiz uns teste e não gostei de nenhum.
É surpreendente, mas vou contar o que aconteceu com esse bolo em Paris. Durante os quatro meses que fiquei na cozinha e na confeitaria da “La Grande Épicerie de Paris” da loja de departamentos “Le Bon Marche”, eu coloquei em linha de produção brigadeiros, bolos de fubá, pães de queijo, empadas e mais um monte de receitas nossas e todas faziam sucesso gigante.
Um dia, uma confeiteira veio me contar que conhecia o Brasil e que tinha adorado um bolo úmido de nome engraçado, servido gelado e embrulhado no papel alumínio. Falei que era o “toalha felpuda”, um bolo de coco encharcado de calda de coco e com tantos fiapos de coco que se parece mesmo com uma toalha macia.
Peguei um tanto do leite condensado que passou a fazer parte da despensa deles e resolvi preparar um bolo gelado de coco pro dia seguinte. Os franceses me viram fazendo os pacotinhos, vieram me perguntar o que eu estavam fazendo, mas eu fiquei quieta.
No outro dia, servi pacotinhos do bolo pra equipe toda, que era gigante e fiquei só espiando as reações. Eles todos queriam mais um e não acreditavam que o tal lait concentré sucré era capaz de ser tão incrível.
Conclusão: passei a fazer umas duas assadeiras do bolo pro lanche da equipe e quando acabava eles já pediam mais. Passei a receita pra vários deles e muitos vieram me contar que fizeram em casa e levaram pros piqueniques de primavera e de verão.
Achei interessante quando o confeiteiro que fazia uns 2 mil macarons por dia veio me dizer que o bolo era doce, mas que nada além dos seus macarons.
E foi assim que o nosso “toalha felpuda”, cheio de leite condensado, entrou na “La Grande Épicerie” e adoçou Paris.
INGREDIENTES E PREPARO
Testei muitas, mas muitas receitas mesmo até chegar ao bolo macio, úmido, com muito gosto de coco, delicioso, inesquecível e sem grandes complicações de preparo que eu tanto queria.
E consegui! Ficou tão bom que eu perdi a conta das vezes que já fiz. É a receita do bolo de coco que a gente fazia no Lá da Venda e deixou tanta saudade que até hoje recebo montes de mensagens de gente dizendo que ia até pra comer pão de queijo e bolo gelado e que ele era o melhor bolo da vida.
Fico feliz por ter deixado a vida de tanta gente mais doce.
A lista de ingredientes é simples de providenciar:
- farinha de trigo;
- açúcar;
- sal;
- fermento químico;
- leite de coco;
- ovo;
- óleo vegetal;
- leite condensado (pode ser sem lactose);
- coco seco ralado fino, ou em flocos úmidos ou fresco;
- manteiga pra untar;
- papel alumínio.
Pra facilitar ainda mais a receita, deixei de lado o bolo branco com claras em neve e usei a minha receita básica de bolo branco de liquidificador, só trocando o iogurte por leite de coco.
Enquanto o forno aquece a 180ºC (médio) e unto com manteiga uma assadeira pequena (quadrada de uns 18 cm ou retangular de uns 20x30cm) e preparo a massa.
Misturo numa tigela a farinha, o açúcar, o sal e o fermento, depois junte o leite de coco, os ovos e o óleo e mexa até conseguir uma massa homogênea, despejo na assadeira e asso por uns 40 minutos, até que o bolo esteja crescido, firme e dourado (enfiando um palito no centro, ele deverá sair limpo).
Durante o tempo de forno, eu misturo a calda numa tigela, só mesmo mexer o leite de coco e o leite condensado até ficar homogêneo.
Quanto ao coco, dá pra usar seco ralado fino, em flocos úmidos e fresco. A maioria usa seco e eu faço assim quando não tenho fresco por perto, mas com fresco o bolo fica muito melhor. Só é importante saber que, com o fresco o bolo dura menos tempo, depois de umas 24 horas ele pode azedar, quer dizer, é pra consumir logo.
Bolo básico assado, chega a hora da transformação em toalha felpuda e faço assim:
- corto o bolo ainda bem quente em quadrados, mas sem tirar do lugar, é só mesmo pra ficar mais fácil de retirar os pedaços da assadeira depois de encharcados de calda;
- imediatamente, furo todo o bolo com um garfo pra mistura de leite de coco e leite condensado penetrar melhor;
- rego o bolo quente com toda a mistura, que parece exagerada, mas não é;
- deixo descansar na geladeira por umas 2 horas;
- retiro cada pedaço de bolo da fôrma, rolo no coco e embrulho no alumínio;
- coloco os pacotinhos numa assadeira e levo pra geladeira pro bolo repousar por mais pelo menos 3 horas e até por uns 5 dias na geladeira antes de servir;
- sirvo o bolo sempre bem gelado.
O bolo, que é receita retrô total, puros anos 1970, vai bem a qualquer hora, do café da manhão ao lanche, ao piquenique e à mesa da festa.
Agora que você sabe como fazer bolo gelado de coco, que tal ir pra cozinha preparar a receita? Eu vou!
Outras receitas com coco aqui Na Cozinha da Helô: cuscuz gelado de tapioca e coco, creme gelado de manga e coco muito rápido, rosca doce com creme e coco e bala de coco.
Outras receitas com coco aqui Na Cozinha da Helô: cuscuz gelado de tapioca e coco, creme gelado de manga e coco muito rápido, rosca doce com creme e coco e bala de coco. O bolo vai bem sempre: café da manhã, lanche, sobremesa, chá da tarde, brunch, piquenique, sobremesa e festa.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
14 Comentários
Isso que é vida, se tem melhor eu desconheço.
Helô, que delícia revisitar receitas que lembram a infância.
Obrigada por isso.
Oi, Silene! Adorei ler sua mensagem! Adoro receitas que trazem essa memória afetiva para mim e para os meus leitores. Obrigada você por acompanhar o site. Bjs
Uma delícia de texto, de receita e de bolo. Me levou para as festas de infância e adoçou, não mais que um macaron, o domingo da família.
Marília, boa tarde!
Coisa boa saber que você gostou das nossas histórias, receitas e fotos. Como aqui tudo aqui é feito com muito carinho e dedicação, mensagens como a sua são realmente deliciosas de receber.
Um abraço, Ana e Helô
Delicia de bolo numa tarde de sábado chuvosa! Adoro suas receitas! Um grande abraço!
Ana, boa tarde!
Delicioso saber que a nossa versão do clássico bolo toalha felpuda já passou a fazer parte da sua vida e que você tem aproveitado as nossas receitas, histórias, dicas e fotos apetitosas.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Receita fantástica!!! Aqui em casa nunca falta além de delicioso é também fácil de fazer … Obrigada por compartilhar suas receitas … Bjoooo
Talita, boa noite!
Delicioso saber que a receita já passou a fazer parte da sua cozinha.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, dicas, receitas e fotos apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Estou na dúvida se a delícia é o texto ou o bolo! E, sem dúvida alguma, os dois… Cada vez que comer um bolo desse, lembrarei dessa experiência deliciosa, literalmente!!!!
Helena, bom dia!!
Que mensagem gostosa!!!! Alegrou o dia aqui Na Cozinha da Helô.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Ana e Helô
amo!!!
Oi Ana, bom dia!
Delícia, né?
Abraços, Helô
Que maravilha, Helô! Vou fazer para a Primeira Comunhão das minhas filhas!!!!
Rafaela, boa noite!
Que delícia de mensagem, amei saber e garanto que todo mundo vai gostar.
Depois me conta, beijo, Helô