RECEITA DE BOLO DE GENGIBRE
Esse bolo de gengibre macio e perfumado faz parte da lista de bolos simples, só de misturar, mas tem jeito de bolo muito chique e eu acho que ele é bom demais. Eu amo gengibre e uso em tudo, tanto nos doces, como nos salgados. É saboroso, perfumado e dá um picante delicioso que sempre surpreende.
Na gaveta da geladeira, sempre tenho um pedaço de gengibre fresco e uso muito. O fresco é mais gostoso, mas mesmo quando ele fica mais velho dá pra ralar e usar em alguma receita. E, na despensa, também nunca falta um potinho com gengibre seco.
Como a minha filha mais velha também é do meu time, vira e mexe eu preparava o bolo do dia é de gengibre. Hoje, ela mora longe, mas faço pra mim e pronto. O bolo é tão bom que conquista até aqueles que juram que não gostam de gengibre.
Experimentei muitas versões (existem centenas!) de bolo de gengibre até chegar ao de hoje, que, além do gengibre, tem um pouco de canela. Canela também é tudo de bom e tem tudo a ver com gengibre.
Fiz receitas com gengibre fresco, com gengibre em pó e com mistura dos dois, mas fiquei com uma versão que só pede o em pó.
Preparei receitas só com açúcar comum, ou só com mascavo, só com melaço de cana e só com mel e também com misturas. O bolo de hoje leva melaço e açúcar comum, mas dá pra substituir o melaço por mel, também fica muito bom. O açúcar comum é importante pra textura do bolo, não dá pra diminuir e nem eliminar.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra fazer o bolo, eu separo:
- água;
- melaço de cana ou mel;
- manteiga;
- açúcar;
- sal;
- gengibre pó;
- canela em pó;
- limão;
- farinha de trigo;
- bicarbonato de sódio;
- fermento químico.
A receita que vai aqui pede gengibre em pó, melaço de cana (mas com mel também fica ótimo) e açúcar comum, que é importante pra textura do bolo. O bolo não leva ovo mesmo.
O preparo é bem fácil, dá tempo de preparar a fôrma e fazer a massa enquanto o forno aquece.
Eu aqueço a água, o melaço e a manteiga só até derreter e junto aos secos já misturados. Coloco na fôrma e pro forno por uns 40 minutos, até o bolo crescer, firmar e dourar.
Se fizer tudo rapidinho – e dá pra fazer, pois tudo é muito fácil – o bolo fica pronto em no máximo uma hora em meia. Como é bom deixar amornar por pelo menos 15 minutos antes de fatiar, o ideal é pensar em 2 horas pra servir.
Pra deixar o bolo mais lindo, só polvilhar com um pouco de açúcar e canela na hora de servir.
IDEIAS
O bolo fica perfeito por até 3 dias em temperatura ambiente.
Só com café ou chá o bolo já fica bom. Num dia de gulodice, dá pra servir com colheradas de calda de caramelo e flor de sal, com a calda rapidinha de chocolatee, se for como sobremesa, com uma bola de sorvete de baunilha de verdade ou de sorvete cremoso de banana.
INGREDIENTES
- ¾ de xícara de água (180 ml)
- ¾ de xícara de melaço de cana ou mel (225 g)
- 100 g de manteiga
- 1 xícara de açúcar (150 g)
- 1 pitada de sal
- 1 colher (chá) de gengibre pó
- ½ colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (sopa) de suco de limão (15 ml)
- Raspas de meio limão
- 2 xícaras de farinha de trigo (240 g)
- ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de fermento químico
- Manteiga pra untar
- Farinha de trigo pra polvilhar
Preparo
- Aqueça o forno a 180º (médio), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma fôrma média para pudim.
- Numa panelinha, aqueça a água, o melaço e a manteiga só até derreter.
- Enquanto isso, misture numa tigela média o açúcar, o sal, o gengibre, a canela, o suco e as raspas do limão, a farinha, o bicarbonato e o fermento.
- Coloque a mistura de manteiga derretida na tigela do açúcar, mexa só até conseguir uma massa homogênea e coloque na fôrma.
- Asse por uns 40 minutos, até que o bolo esteja crescido, bem dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
- Deixe esfriar por uns 15 minutos, transfira pra um prato, aguarde mais uns 45 minutos e sirva, se quiser com uma polvilhada de açúcar e canela.
- O bolo se conserva bem em temperatura ambiente por uns 3 dias.
Num dia de gulodice, dá pra servir com colheradas de calda de caramelo e flor de sal, com a calda rapidinha de chocolate e, se for como sobremesa, com uma bola de sorvete de baunilha de verdade ou de sorvete cremoso de banana.
NOTAS
Um bolo fofinho e perfumado e perfeito pra acompanhar um café ou um chá.
22 Comentários
Melhor bolo da vida!!!! Parabéns! ❤️
Bruna, boa noite! Que bom que você gostou. Quem ama bolos e gengibre costuma adorara receita (esse bolo faz parte da lista dos preferidos aqui em casa).
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Nao vai ovos nesse bolo?
Daniela, boa noite!
Essa receita não leva ovo, faz parte da mesma “família” do pão de mel, que dispensa os ovos.
Depois conte pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Esse bolo é uma delícia, vou fazer muitas vezes. Obrigada por compartilhar. =)
Jahynne, boa tarde!
Bom demais saber que você gostou tanto que a receita já vai se tornar um clássico da sua casa.
Acompanhe sempre o cozinha da Helô, acho que vai encontrar outras receitas interessantes.
Abraços, Ana e Helô
Oi, Helô! Nossa! Mais um bolo maravilhoso! Ele é tudo isso mesmo: saboroso, perfumado e muito macio! Mais uma vez, obrigada por compartilhar! Abraços
Olá Helô ! Fiz seguindo a receita mais minha massa ficou pesada e rala aí ficou solado,não tenho balança aí usei xicara. Gostaria de fazer novamente será que poderia me ajudar pois amei o bolo mesmo solado o gosto e aroma maravilhoso.
Será que coloquei mel demais?
Olá, boa tarde!
Que pena! Pelo menos o gosto e aroma estavam maravilhosos, como você disse.
Quanto ao fato de não ter balança, não deve ser esse o problema, pois como a gente sabe que a maioria das pessoas não costuma ter balança em casa, aqui sempre se prioriza o volume (xícaras etc…).
Será que o fermento estava na validade e bem fechado? Com o calor, é comum o fermento umedecer e perder as propriedades de fermentação e esse é um dos motivos pra um bolo solar. Outro motivo é excesso de líquidos, mas se você mediu certinho, não teria porque dar errado … a receita sempre é feita por aqui e muitos seguidores já mandaram mensagens dizendo que a receita funciona com exatidão.
Outra possibilidade: você se lembrou de levar o bolo ao forno já pré-aquecido? isso faz muita diferença.
Enfim, esses são os problemas mais comuns.
Conte com a gente e escreva quando precisar.
Abraços, Ana e Helô
Obrigada pela resposta
Vou tentar novamente e te falo se der certo.
Onde comprar melaço, é a mesma coisa de mel?
Jacqueline, bom dia!
O melaço tem a consistência do mel, mas sabor e aroma bem diferentes, pois vem da cana de açúcar e não de abelhas.
É um ingrediente comum, que a gente encontra com facilidade nas prateleiras dos mercados do Brasil inteiro.
Conte sempre com a gente e continue aqui Na Cozinha da Helô.
Abraços, Ana e Helô
Oi Heloisa! Posso substituir o gengibre em pó pelo fresco?
Mônica, bom dia!
Pode sim substituir pelo fresco, coloque 1 colher de sopa dele ralado.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Helô
Oi Helô, bom dia.
Já salvei a receita, gengibre é um dos meus sabores preferidos. Pra deixar a receita vegana, posso substituir a manteiga por óleo neutro, ou azeite de oliva?
Oi Luísa, bom dia!
A receita é gostosa mesmo! Não fiz o teste, mas acho que dá sim pra substituir a manteiga por óleo vegetal neutro, talvez o azeite seja mais marcante. Acho que dá pra tentar usar 100 m de óleo.
Depois me conta, beijo, Helô
Divino!!! Acabei de assá-lo. Maravilhoso para um café em dia chuvoso!! Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Christiane, bom dia!
Que gostoso saber disso, fico feliz quando me contam.
O bolo é muito gostoso mesmo, fofinho, com um aroma delicioso e fácil de fazer. Cafezinho, como você disse, vai muito bem com ele e alegra o dia chuvoso.
Obrigada pelo carinho, beijo, Helô
Fiz pela primeira vez e achei delicioso. Não sei onde erre, mas o melado desceu e caramelizou, e grudou na fundo da forma.
Maria Helena, bom dia!
Bom saber que, apesar dos problemas, estava delicioso.
Sinceramente, isso nunca aconteceu comigo. Será que, na hora de mexer, não ficou um pouquinho não totalmente incorporado na massa? Talvez, também, untar ainda mais a fôrma e polvilhar com bastante farinha.
Depois me conta, beijo, Helô
Quando eu fizer novamente, seguirei suas dicas. Obrigada!
Maria Helena, fique tranquila, vai dar certo! Se precisar, estou por aqui.
Beijo, Helô