RECEITA DE BOLO MÁRMORE DE FUBÁ
Eu adoro esse bolo mármore amarelo e branco de fubá e perdi a conta das vezes em que vi gente se encantar por ele logo no primeiro pedaço.
Se tem um tipo de bolo que eu adoro é de fubá. Comi nem sei quantas fatias pela vida, experimentei nem sei quantas receitas, gostei bastante de várias (e não gostei de outras tantas).
As minhas conclusões: detesto bolo de fubá seco e esfarelento; gosto bastante do bolo de fubá delicioso e cremoso de liquidificador; mas o meu preferido é o bolo de fubá da minha avó querida, que é o bolo de fubá mais macio e úmido que existe e é o bolo da minha vida.
E a receita de hoje tem tudo a ver com essa receita que é puro carinho e faz parte da minha vida de um jeito muito intenso, tanto que muita gente diz que é o bolo de fubá da Helô. Ele era um dos bolos preferidos dos clientes do Lá da Venda e é o bolo que eu faço que mais faz sucesso, sempre.
Faço o bolo de fubá só com a massa básica, que é delicioso assim mesmo, às vezes faço a massa básica e misturo erva-doce pra ter bolo de fubá com erva-doce; ou acrescento pedaços de goiabada pra ter o bolo de fubá com goiabada; ou espalho a massa numa assadeira alternando com banana pra fica com um bolo de fubá com banana.
Pra conseguir um bolo de fubá bem diferente, eu uso dois fubás – o amarelo e o branco – acrescento queijo e coco à receita e faço o meu bolo mármore de fubás, que é o de hoje.
O FUBÁ BRANCO NO BOLO
Mas eu adoro brincar com receitas e, além de usar fubá amarelo do saquinho do supermercado, preparo o bolo com tudo o quanto é tipo de fubá que eu encontro, principalmente com os artesanais, do muito finos aos bem rústicos e coloridos.
Há não muito tempo, só mesmo no Sul do Brasil a gente encontrava fubá branco pra fazer polenta. De resto, milho branco virava canjica de festa junina no Sudeste e mungunzá no Nordeste.
Só que as coisas começaram a mudar e o fubá branco foi ganhando espaço. Acho que em 2012, recebi uma caixa com uns quilos de fubá branco finíssimo de um moinho artesanal do interior de São Paulo e, pro jantar, preparei uma polenta com um molho cremoso de queijo.
Mas era muito fubá e fui dormir pensando nas receitas pro dia seguinte. Sonhei com fubá, com bolo de fubá, com polenta, com a cozinha forrada de espigas de milho e pés de milho nascendo em volta da pia, imaginação daquelas…
Logo cedo, ainda com a minha caneca de café por perto, eu já comecei a separar os ingredientes pra fazer um bolo de fubá, mas não só de fubá branco e sim um bolo mármore de fubá. Um bolo com fubás amarelo e branco, mesclando as cores, as texturas e os sabores mais intenso do fubá amarelo e delicado do branco.
A receita
Pensei em usar a minha receita querida de bolo de fubá como base, mas fazer a receita meio a meio, quer dizer, metade com fubá amarelo e metade com fubá branco.
A ideia era simples, os ingredientes como açúcar. manteiga, óleo, sal e ovo não mudariam, apenas seriam separados em 2 partes iguais, uma parte pra massa amarela e uma parte pra massa branca.
Como a receita original pedia 2 xícaras de fubá, eu usaria 1 xícara de fubá amarelo e 1 xícara de fubá branco, e as 2 xícaras do leite também mudariam, já que a ideia seria usar 1 xícara do leite comum na parte da massa amarela e, pra massa branca, usar 1 xícara de leite de coco.
Pra dar um ar mais instigante ao bolo e ficar com o sabor e o aroma de queijadinha, resolvi juntar um pouco de queijo ralado à massa branca e de coco ralado à massa amarela.
Claro que eu precisaria cozinhar primeiro uma e depois a outra massa, depois transferir cada uma delas pra uma tigela e misturar metade das gemas, do fermento e das claras a cada uma das massas, mas nada de complicado.
Pra terminar, eu despejei a massa amarela na fôrma, espalhei por cima a massa branca, fiz um rabiscos com a lâmina de uma faca pra conseguir o efeito marmorizado lindo e assei.
O resultado? Um bolo delicioso e diferente. Quem experimenta sempre pede mais uma fatia.
Mais bolos simples que fazem sucesso por aqui: bolo de mandioca cremoso e fofinho, bolo formigueiro chique e bolo de melado de cana da roça.
INGREDIENTES
- 1 xícara de fubá branco (150 g)
- 1 xícara de leite de coco (240 ml)
- 2 xícaras de açúcar (300 g)
- 1/2 xícara de óleo vegetal (120 ml)
- 50 g de manteiga
- 1 colher (chá) de sal
- ½ xícara de coco seco ralado (30 g)
- 1 xícara de fubá amarelo (150 g)
- 1 xícara de leite (240 ml)
- 1/3 de xícara de queijo meia-cura ou parmesão ralado (35 g)
- 4 ovos, gemas e claras separadas
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Manteiga pra untar
- Fubá branco pra polvilhar
Preparo
- Numa panela média, aqueça o fubá branco, o leite de coco, metade do açúcar, metade do óleo, metade da manteiga e metade do sal e, sempre mexendo, deixe no fogo por uns 10 minutos, até a massa ferver, engrossar e o fundo da panela aparecer. Junte o coco ralado, passe pra uma tigela média e reserve.
- Na mesma panela, aqueça o fubá amarelo, o leite comum, o restante do açúcar, do óleo, da manteiga e do sal e, sempre mexendo, deixe no fogo por uns 10 minutos, até a massa ferver, engrossar e o fundo da panela aparecer. Passe pra uma outra tigela média e deixe amornar.
- Aqueça o forno a 200ºC (alto). Unte com manteiga e polvilhe com fubá branco 1 fôrma grande pra pudim.
- Bata as claras em neve até conseguir picos firmes.
- Junte as 2 gemas e metade do fermento à massa branca e, em seguida, com uma espátula e muita delicadeza, incorpore metade das claras, reserve. Junte o queijo ralado, as outras 2 gemas e o restante do fermento à massa amarela e, em seguida, também com uma espátula e muita delicadeza, incorpore a outra metade das claras.
- Despeje a massa amarela na fôrma e por cima espalhe a massa branca, depois faça uns cortes na massa com uma faca pra conseguir o marmorizado.
- Asse o bolo por uns 45 minutos, até que esteja crescido, bem dourado e firme (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo).
- Deixe amornar por uns 15 minutos, desenforme o bolo e deixe amornar antes de servir.
- O bolo se conserva bem fora da geladeira por até 2 dias, depois começa a ressecar.
Mais bolos simples que fazem sucesso por aqui: bolo de mandioca cremoso e fofinho, bolo formigueiro chique e bolo de melado de cana da roça.
NOTAS
Aquele bolo gostoso pra servir no café da manhã e no lanche.
2 Comentários
Vou procurar o fuba branco e quero fazer o bolo. Deve ser muito bom. Obrigado.
Vale a pena, Maria Luísa! Quando fizer o bolo, conta como ficou! Beijos