RECEITA DE CENOURA GLACEADA
Hoje vou te ensinar a preparar cenouras douradas na frigideira, tudo de um jeito simples e delicioso, mas que dá um resultado chiquezinho e com ingredientes que quase sempre a gente tem em casa.
Há quem diga que é frescura ensinar a preparar cenouras simples na frigideira, que basta cozinhar na água com sal e depois passar na manteiga. Mas eu discordo total, é muito importante aprender a cozinhar qualquer legume com perfeição e só assim conseguir o melhor dele no prato.
Essa cenoura cozida primeiro na água e só passada ha na manteiga no final fica com gosto de cenoura cozida por dentro e só com um leve gosto de manteiga por fora. Muitas ainda ficam borrachudas, cozidas além do ponto, poucas têm sabor. E o triste é ver que isso acontece na maioria das casas, nos hospitais e em muitos restaurantes por aí.
A cenoura gostosa pra valer fica pronta quase que no mesmo tempo dessas sofríveis, mas a forma de preparar faz a diferença e o resultado é mil vezes melhor. É até mais fácil de fazer, pois tudo acontece junto e numa etapa só.
A cenoura cozinha na frigideira com água até cobrir, o sal pra realçar o que a cenoura tem naturalmente de bom, a manteiga que ela absorvida ao longo do cozimento pra ficar saborosa, tenra e que, no fina, junto com o açúcar, carameliza e dá gosto e o brilho. É totalmente diferente do jeito básico.
Pra completar, como a cenoura cozinha com água na medida certa e essa água evapora completamente no fina do cozimento, ou seja, não tem nada de líquido descartado, os nutrientes ficam todos na frigideira.
A CENOURA GLACEADA NA FRANÇA
Tanto o cozimento da cenoura importa que o método faz parte das receitas de base da cozinha francesa clássica. Ela apareceu acho na segunda aula no Le Cordon Bleu em Paris e ficou até o último dia, pois é versátil e acompanha de tudo.
Como as cenouras entravam em preparações clássicas, era preciso cortar em rodelas grossinhas e aparar as quinas dos dois lados pra conseguir rodinhas perfeitas, as carottes Vichy, ou tornear pra conseguir aqueles balõezinhos de 7 faces impecáveis. Tornei cenouras aos montes, tanto na escola, como no restaurante em que fiz estágio.
No restaurante, como eu torneava bem, eu recebia todo dia um caixote de cenouras novas da Normandia, que vinha ainda com terra e folhas. O sous-chef me pedia pra lavar tudo, descascar, tornear balõezinhos de uns 4 cm, juntar as aparas e depois cuidar dos caldos de carne, de frango e de legumes. Era tanta cenoura que a minha mão ficava até alaranjada. Eu até me divertia com o desafio de dar conta de tudo com a eficiência, rapidez e aproveitando cada cenoura da melhor forma possível.
O torneado e as rodinhas perfeitas ficaram pra trás, pois quem me conhece sabe que eu gosto da cozinha mais rústica. Vejo a beleza nas coisas assim como chegam da terra, sempre escolho as cenouras tortinhas pela natureza e deixo de lado aquelas idênticas e roliças do supermercado, mas valeu aprender.
O método ficou comigo pra sempre, preparo cenouras pelo menos uma vez por semana e todo mundo adora. E é uma boa receita pra fazer parte da lista do tipo sobrevivendo na cozinha.
PREPARO DAS CENOURAS
Pra preparar a receita, a gente só precisa de cenoura, manteiga, açúcar, sal e água. Intolerantes à lactose e os veganos felizes, dá pra usar azeite de oliva no lugar da manteiga.
Na hora de preparar a receita, eu separo uma frigideira que acomode as cenouras escolhidas numa só camada, isso é bem importante pra conseguir o caramelizado lindo e delicioso.
Dependendo da cenoura, descasco e corto em rodelas de mais ou menos 1 cm de espessura, em palitos grossos ou deixo inteiras se forem cenouras novinhas e miúdas. A novinha só precisa lavar, a casca é tão fina e delicada que não precisa descascar e as folhas também são macias e podem ficar.
O que importa é pensar que os pedaços têm que ser uniformes pra que cozinhem por igual.
Coloco a cenoura na frigideira, junto a manteiga, o açúcar, o sal (costumo colocar umas 2 pitadas) e completo com água o apenas o necessário pra cobrir a camada de cenouras.
Leve ao fogo médio e cozinho com a panela semi-tampada por 15 a 20 minutos, até que as rodelas estejam macias, brilhantes e caramelizadas . O líquido evapora e a cenoura doura e carameliza na manteiga com o açúcar. O tempo varia, pois cenouras mais novas cozinham mais rápido e as mais velhas demoram mais. Pra testar, eu espeto um pedaço com a lâmina de uma faca.
IDEIAS
Elas vão bem arroz branco de todo dia, vagem na manteiga, filé de peixe simples na manteiga, pernil assado e perfumado de festa, pernil de cordeiro assado francês, galeto al primo canto da Serra Gaúcha e frango assado delicioso e fácil de preparar.
Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem duas outras receitas de cenoura simples de fazer e que são perfeitas pra qualquer almoço ou jantar: as cenourinhas assadas com azeite e as cenouras caramelizadas com mel e laranja, que eu mostro como fazer também no vídeo no nosso canal do youtube
Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem duas outras receitas de cenoura simples de fazer e que são perfeitas pra qualquer almoço ou jantar: as cenourinhas assadas com azeite e as cenouras caramelizadas com mel e laranja. O tempo no fogo dependendo do tamanho das cenoura e delas serem mais ou menos novas, teste com a lâmina de uma faça pra ver se elas já ficaram macias.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Fantástico!
Sandra, boa noite!
Que gostoso saber que você aprovou a receita e que ela agora já faz parte da sua cozinha.
É um método simples com resultado maravilhoso.
Conte sempre com a gente e continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô