COMO FAZER LICOR DE LEITE CASEIRO
Essa receita portuguesa de licor de leite é antiga mesmo e é o máximo. Afinal de contas, não é pura casa de avó e de bisavó de antigamente servir um licor em garradas lindas de vidro ou de cristal com copinhos em volta numa bandeja com toalhinha de crochê? E é isso que a gente vai fazer hoje.
Licor não é coisa pra tomar todo dia, mas sim pra encerrar refeições especiais, não é bebida que se bebe em grandes quantidades, e sim aos golinhos.
Mas se é pra servir um licor, que seja diferente e feito em casa com frutas da época ou com ingredientes simples, como o licor de hoje.
Em Portugal, principalmente nos Açores, não faltam receitas de licor de leite e testei muitas delas até chegar à versão que vai aqui. Várias delas levam um pouco de chocolate, mas gostei bem mais do licor sem chocolate. Eu amo chocolate, mas ele é intenso e mascara a delicadeza do leite.
Os portugueses costumam iniciar o preparo do licor no início de dezembro pra servir no Natal. Tudo bem de ser assaim, mas por que não fazer o mesmo e servir depois da refeição ou até gelado como aperitivo?
Quando penso em licor caseiro, é no de leite que penso primeiro. É assim porque, quando ainda era criança, passava um tanto das férias na fazenda do meu tio Zé Carlos em Santa Branca, a gente de vez em quando ia jantar numa pizzaria de Guararema e, pra encerrar a refeição, eles serviam uma dose de licor de leite aos adultos.
Todos eles adoravam, ficavam comentando sobre o licor e eu só imaginava como ele seria e queria entender como é que o leite tão branco e aveludado virava um líquido translúcido levemente dourado.
Também sonhava com o dia do primeiro gole e nunca me esqueci do dia em que experimentei e senti o sabor do leite no final.
FAZENDO O LICOR
É incrível acompanhar a transformação dos ingredientes em licor. Tudo começa com uma mistura líquida e esbranquiçada, que depois talha, fermenta e se separa numa pasta grossa e esquisita e num líquido lindo e delicioso. Só vendo e experimentando pra entender.
Quanto aos ingredientes, o leite, a cachaça, o açúcar e o limão são básicos, daqueles que a gente encontra em qualquer lugar. O único ingrediente mais especial é a baunilha, que não pode ser essência artificial, pois o sabor e o perfume fortes apagam a delicadeza do leite.
Há duas possibilidades naturais: usar 1 colher (sopa) de essência natural de baunilha, que você pode fazer seguindo a nossa receita de essência natural caseiras, ou usar uma ½ fava de baunilha cortada de comprido e raspada (entram na receita o pedaço de fava e as sementinhas).
A essência tem custo bem menor, já que, com uma fava, consegue-se um bom tanto de essência pra usar em várias outras preparações. Se não tiver essência natural ou fava, deixa a baunilha de lado ou substitua por um pedaço de uns 3 cm de canela em pau.
E não deixe de usar o limão, que ajuda na fermentação e dá um leve perfuma ao licor.
A receita nem ao fogo vai e pede uns 30 minutos de trabalho no total. São uns 10 minutos pra separar os ingredientes, misturar tudo e colocar no pote.
Durante os 12 dias de repouso chacoalhar o pote 2 vezes por dia, tarefa que somando os minutos do tempo todo mal chega a uns 10 minutos. E mais uns 10 minutos pra coar o licor num filtro de papel pra separar e descartar a borra. Em seguida, só colocar na garrafa e aproveitar o licor por até 6 meses.
Uma ideia é colocar o licor numa garrafa de vidro, etiquetar e dar de presente.
Se você gosta de licores caseiros, acho que vai aproveitar a melhor receita de licor de jabuticaba, que é uma das receitas mais vistas e comentadas aqui Na Cozinha da Helô.
Que tal preparar receitas bem portuguesas e depois servir uma taça de licor de leite? Aqui tem caldo verde, bacalhau com broa delicioso, batatas ao murro com crosta dourada, bacalhau com broa delicioso, bolo escangalhado de amêndoas e pasteis de nata portugueses.
, Que tal preparar receitas bem portuguesas e depois servir uma taça de licor de leite? Aqui tem caldo verde, bacalhau com broa delicioso, batatas ao murro com crosta dourada, bacalhau com broa delicioso, bolo escangalhado de amêndoas e pasteis de nata portugueses. A transformação dos ingredientes em licor. Ele começa com uma mistura líquida e esbranquiçada, que depois talha, fermenta e se separa numa pasta grossa e esquisita e num líquido lindo e delicioso. Só vendo e experimentando pra entender.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
22 Comentários
Olá Helô! Fiquei louca pra fazer, pois lembrei da casa de minha avó, que tinha um licor de leite feito em casa. Era realmente dourado e me encantava, mas era criança e nunca provei.
Então junto todos os ingredientes (inclusive o açúcar) numa garrafa escura? Acho que era isso que vc quis dizer, mas faltou no texto.
O rendimento é 500ml mesmo?
Obrigada 😉
Andrea
Andrea, bom dia!
Delícia saber que a receita te trouxe lembranças gostosas. Assim como você, eu também só admirava o licor, pois era criança.
Desculpe-me, mas realmente me atrapalhei na hora de escrever e já arrumei o texto. Aliás, obrigada pela ajuda, pois só assim o site fica melhor!!
Você coloca os ingredientes num pote de vidro ou numa garrafa que possam ser bem fechados e pronto.
O rendimento é de aproximadamente 500 ml mesmo, pois essa é a quantidade aproximada dos ingredientes líquidos.
Abraços e obrigada pelo carinho, Ana e Helô
Fiz estou aguardando para saber como fica. Meus sentimentos. Espero que Deus conforte você e a família toda e os amigos também.
Bernadete, bom dia!
Muito obrigada pelo carinho.
Acho que você vai gostar, depois me conte.
Abraço, Helô
Olá Helo, em qual momento coloco a baunilha ou a canela?
A conservação, depois de pronto, é na geladeira ou pode ficar fora?
Leite de caixinha, pode ser?
Obrigada e um 2021 incrível para você.
Francisca, bom dia!
Tudo vai junto pro pote, a baunilha (ou canela) e o limão. Já acertamos a receita e obrigada pela ajuda, só assim o site fica melhor.
Pode sim ser leite de caixinha, foi ele que a gente usou pra testar.
Teoricamente ele não precisa ficar na geladeira, mas gelado ele vai durar ainda mais e fica delicioso, bem refrescante.
Abraços e que 2021 seja melhor pra todos nós.
Ana e Helô
Olá
No lugar da cachaça pode substituir por vodka ou alteraria muito o sabor? eu geralmente prefiro vodka por ter um sabor mais neutro
Leonardo, boa tarde!
Tradicionalmente o licor é feito com aguardente de cana, tanto em Portugal como no Brasil. O sabor da cachaça praticamente desaparece.
Não testamos com vodka, mas deve dar certo.
Conte depois pra gente como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Fiz o teste com uma cachaça mesmo, dessas baratinhas, e adorei o resultado, vou refazer a receita qualquer hora com uma cachaça de qualidade pra ver o resultado
Parabéns pela receita
Leonardo, boa tarde!
Obrigada pelo carinho. Que gostoso saber que você preparou o licor e adorou o resultado. Parece que não vai dar certo, mas funciona mesmo.
A gente também usou cachaças simples e deu certo.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde comecei a fazer tá dando certo mas o leite e fervido ou cru
Marcia, bom dia!
Como pouca gente hoje em dia consegue leite cru, testei a receita tanto com leite de caixinha, como com o leite pasteurizado que a gente encontra no balcão refrigerado dos mercados. Esses leites, que já são pasteurizados, não precisam ser fervidos, só mesmo abrir o pote, medir e usar. Se o leite for cru, aí é melhor ferver.
Conte sempre com a gente.
E desculpas pela demora na resposta, mas estou vivendo um momento triste demais diante do falecimento da minha querida filha Ana, que era a minha companheira de tudo e fotografava tudo aqui Na Cozinha da Helô. Estou seguindo em frente, mas respeitando o meu tempo.
Abraços, Helô
E onde entra o açúcar? Não li no modo do preparado! Será que não vi bem? Obrigada pela receita!
Maria, boa tarde!
Obrigada pela ajuda!!! O açúcar aparece no texto que a gente coloca antes da receita e na lista de ingredientes, mas passou na hora de escrever o preparo. Já está certo.
Continue aqui Na Cozinha da Helô, pois não faltam histórias, fotos, dicas e receitas apetitosas.
Abraços, Ana e Helô
Gostaria de saber mais informações sobre o tempo de validade do licor de leite fiz pára experimentar ficou fino demais não sei guanto tempo pode ficar fora da geladeira muito obrigado por tudo Francisco b.maria Helena Ribeiro das neves
Francisco, bom dia!
Como o licor é 100% natural e tudo acontece por conta da reação de fermentação entre açúcar e aguardente, a gente costuma sugerir que a conservação fica garantida por uns 6 meses fora da geladeira e um pouco mais refrigerado. O tempo é sempre aproximado, pois as condições decorrentes do clima e do local de armazenamento (abrigo de luz) têm total influência na conservação do licor.
Quanto à espessura, também pode haver uma alteração diante do leite e do açúcar utilizados. Se preferir um licor mais grosso, aumente a quantidade de açúcar em 50 g.
Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Oi Helo! Se eu quiser dobrar a receita, vc acha que pode dar certo, ou as especiarias (canela ou a fava de baunilha) não chega a dobrar podendo ficar forte? Obrigada, e bom fim de semana.
Vania, boa tarde!
Com certeza, pode dobrar a receita, mas não precisa mesmo dobrar a quantidade de canela e de baunilha.
O difícil do licor é esperar ficar pronto …. Conte depois como ficou.
Abraços, Ana e Helô
Gostaria de saber qual tipo de limão, que devo usar na receita?
Jonatan, boa noite!
A gente usou limão tahiti, mas a receita funciona com qualquer limão, pode ser o cravo, o galego ou o siciliano.
Abraços, Helô
Boa noite. Fiz o licor de leite e ficou uma delicia. Vou tentar dobrar a receita. Agradeço.
Bernadete, bom dia!
Que delícia saber do sucesso do licor, tem que ter paciência, mas dá certo.
Vale a pena fazer mais.
Beijo, Helô