RECEITA DE FRANGO TAILANDÊS MOÍDO
Esse frango thai moidinho delicioso traduz com perfeição a mistura de sabores, aromas e texturas da cozinha tailandesa e eu adoro.
Comi um autêntico laab gai quando estive na Tailândia, em 2000, e aprendi duas versões em cursos que fiz por lá e gostei das duas. Nas duas aulas, eles explicaram que faziam duas versões de laab gai de frango, mas que a receita também costumava ser feita do mesmo jeito com porco e camarão.
Chegando em casa, fiz uns ajustes pra montar uma única versão e fiquei com a receita de hoje. Gosto tanto que perdi a conta das vezes que ensinei a preparar laab gai em aulas sobre cozinha tailandesa.
É uma salada caprichada no limão pra servir quente, morna ou em temperatura ambiente com folhas verdes crocantes, como endívia e alface americana, que amparam uma porção do frango como barquinho, ou com arroz de jasmim simples.
Em casa, como todo mundo adora receitas asiáticas, a salada passou a fazer parte do dia-a-dia, mas também de almoços e jantares pra mais gente.
Eu não me esqueço de um jantar tailandês que fiz na praia pra bastante gente com uma mesa muito variada. Eram umas 3 saladas, rolinhos com massa de arroz e fritos, pad thai e um travessa muito grande com uns 3 kg de laab gai com muitas folhas de endívia e de alface em volta.
Na hora, já me disseram que eu era exagerada e, olhando pro laab gai, deixaram nas entrelinhas uma desconfiança, ficou claro que de olhar acharam que aquela salada parecia sem graça. De fato, de olhar ela não é tão colorida.
Então chamei pro jantar, expliquei um pouco sobre os pratos e disse que valia a pena arriscar e pelo menos experimentar um tiquinho de cada um. Foi impressionante: a travessa de laab gai ficou vazia em 15 minutos e a das folhas também, antes mesmo dos rolinhos sumirem.
INGREDIENTES E PREPARO
A receita do frango thai mioidinho delicioso é muito simples e fica pronta num piscar de olhos. Nem mesmo a separação e a preparação dos ingredientes são demoradas, como acontece com muitas receitas asiáticas.
A receita leva:
- cebola roxa;
- pimenta vermelha dedo de moça fresca, ou a gosto;
- alho;
- gengibre;
- filé de peito de frango limpo e sem pele;
- arroz montigome ou de jasmim cru;
- óleo vegetal;
- nam pla (molho de peixe tailandês);
- caldo de frango;
- açúcar mascavo;
- limão;
- cebolinha;
- coentro;
- hortelã;
- manjericão;
- sal.
Eu começo picando a cebola roxa, a pimenta em rodelinhas finas, ralando o alho e o gengibre e reservo.
Pra conseguir que a carne fique bem úmida e macia, coloco o frango já sem pele e limpo de nervos e gorduras sobre uma tábua espaçosa e, com uma faca de chef, de lâmina grande e pesada, pico, repico e sigo repicando até conseguir que ele fique com textura de grosseiramente moído, que é o ideal.
Quem não quer ter esse trabalho pode comprar o frango já moído, mas nesse caso é importante prestar ainda mais atenção na hora de cozinhar: manter o fogo alto e mexer bastante pra não empelota e não juntar líquido. Quando isso acontece, o frango passa do ponto e não fica macio.
Em seguida, cuido do arroz frito em pó, que pode até causar estranheza e parecer dispensável, mas é fácil e rápido de fazer, dá um sabor e um perfume únicos ao prato, além de ajudar a dar liga aos ingredientes.
Uso arroz montigome, o mesmo da receita da arroz doce thai com coco e manga, que é das melhores sobremesas da vida, ou arroz de jasmim.
Faço a quantidade mínima possível dessa preparação: 1/3 de xícara de arroz cru, que rende o suficiente pra fazer a receita de hoje 2 vezes. Guardo a outra metade do arroz moído pronto num pote fechado por até 1 semana e já tenho um bom motivo pra fazer mais um laab gai.
Pra fazer esse arroz frito, ou tostado, eu coloco apenas o arroz cru numa frigideira vazia, sem óleo mesmo. Aqueço e, sempre mexendo, deixo dourar bem em fogo baixo até ficar com perfume de tostado.
Em seguida, 2 possibilidades: soco o arroz no pilão ou, pra ganhar tempo, trituro no liquidificador ou no processador até virar um pó, depois peneiro e uso. Se não der, deixe o arroz de lado, mas acredite que a tarefa não tem nada de complicada e a receita ganha vida com ele.
Começo separando o separo o nam pla, que é o molho tailandês de peixe fermentado que pode ser encontrado em mercados orientais, tanto em lojas físicas como online (usei o garum de peixe maravilhoso da Cia.dos Fermentados do Fernando e do Leo). Também separo o açúcar mascavo, o limão e pico a cebolinha, o coentro e deixo pra rasgar só na hora de finalizar o prato as folhas de hortelã e de manjericão, pois elas escurecem rápido.
Com tudo pronto, só cozinhar o frango, tarefa que mal leva 10 minutos. Tem gente que cozinha o frango no líquido com uma parte dos temperos, deixa reduzir, acrescenta o restante dos temperos e deixa dourar de leve. E tem gente que começa dourando o frango e depois junta o líquido e eu gosto de fazer assim, acho que tudo fica mais saboroso.
Eu aqueço um pouco de óleo, junto a pimenta, o alho, a cebola e o gengibre e espero perfumar por 1 minutos, então junto o frango com metade do nam pla, mexo pra soltar todos os grumos.
Então adiciono a água ou o caldo de frango, o açúcar mascavo, paro de mexer e cozinho em fogo baixo por uns 5 minutos, até o líquido todo secar e o frango dar uma leve dourada. Acrescento o restante do nam pla, o suco de limão, acerto o sal, misturo as ervas e pra mesa.
Pra variar e dar textura, às vezes ainda espalho por cima umas 2 colheradas de amendoim torrado e salgado grosseiramente moído e ficou bem bom.
Quanto à pimenta, é preciso dizer que, na Tailândia, o prato é servido sempre com bastante pimenta, e tanto seca em pó, como fresca.
Por aqui, o tanto de pimenta que eles usam costuma ser além da conta, mas vale a pena usar pelo menos 1 pimenta fresca pra entender como a receita é.
Se realmente não gostar de pimentas mais ardidas, use pimenta biquinho, que dá sabor, aroma, mas não arde e se amar pimenta, só dobrar ou triplicar a dose.
O laab gai ou frango thai moidinho delicioso faz parte da lista de receitas que a gente precisa experimentar.
Outras receitas tailandesas deliciosas aqui Na Cozinha da Helô: sopa thai com cogumelo e coco, salada thai de macarrão fininho e carne e filé de peixe thai com leite de coco.
Outras receitas tailandesas deliciosas aqui Na Cozinha da Helô: sopa thai com cogumelo e coco, salada thai de macarrão fininho e carne, filé de peixe thai com leite de coco e arroz doce thai com coco e manga. A salada é tão boa, mas tão boa, que vira e mexe eu dobro a receita e já fico com um tanto pra refeição seguinte.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS