RECEITA DE COUVE-FLOR DE FORNO COM PARMESÃO
Que tal uma couve flor gratinada com farofinha crocante saindo do forno pro almoço ou pro jantar?
Dependendo do que a gente escolhe pra compor a refeição, a receita funciona como entrada com uma salada, fica bem num potinho ou numa travessa pra cada um se servir, pode ser acompanhamento ou prato principal de uma refeição vegetariana.
Como couve-flor é tudo de bom, saborosa, com textura deliciosa e linda, ela vai bem no dia a dia e nos momentos especiais. Faço muita couve-flor em casa, já que ela é bem versátil e combina com mil tipos de receitas .
E muitas das receitas ainda são práticas, daquelas que a gente pode deixar prontas com antecedências só pra finalizar antes de servir, tudo a ver com o estilo sobrevivendo na cozinha.
Aqui Na Cozinha da Helô tem couve-flor gratinada com molho branco, risoto vegetariano de couve-flor, tem o couscous marroquino com pistache que fica ainda mais gostoso com floretes já cozidos ou assados.
Também aproveito os floretes só pra servir passados na manteiga, ou numa salada temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar, numa sopa ou num purê, que são perfeitos pra fazer com os talos mais grossos.
A COUVE-FLOR
Como, em casa, todos adoram couve-flor, vivo de olho nela quando vou ao sacolão perto de casa ou mercado e, sempre que vejo aquelas bem claras e perfeitas, compro umas duas e já fico pensando nas receitas que vou fazer.
Eu me recuso a comprar quando elas estão feias, com aquele tom já bem amarelado e envelhecido e cheias de manchas escuras e quando o preço está bem alto e elas estão muito pequenas, ainda mais quando vendidas por unidade.
INGREDIENTES E PREPARO
É uma receita muito fácil de fazer! Tem aquela rusticidade que eu tanto gosto, tem uma lista de ingredientes pequena, e que ainda são básicos, daqueles que a gente sempre tem em casa. O pão, por exemplo, é aquele que a gente tem por perto, pois pode ser mais novo ou dormido, dos mais cascudos aos bem macios.
Usei azeite na receita, tanto porque gosto demais de azeite, como porque eu queria preparar algo que não levasse leite e manteiga. Assim, agrada vegetarianos, intolerantes à lactose porque o parmesão já costuma não ter lactose.
Os veganos podem deixar o parmesão de lado, prestando atenção no pão escolhido, e os intolerantes ao glúten também podem escolher um pão sem glúten. Ou seja, é uma receita que pode deixar muita gente feliz.
A lista de ingredientes:
- 1 couve-flor grande separada em floretes médios;
- alho;
- miolo de pão italiano, baguette ou pão francês ou pão de forma dormido e esfarelado;
- salsinha e cebolinha;
- queijo parmesão ralado;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-de-reino.
Eu aqueça uma panela grande com água, espere ferver, junte 1 colher (sopa) de sal, a couve-flor e deixe no fogo por uns 10 minutos, até que os talos mais grossos estejam cozidos, mas ainda firmes.
Se preferir, cozinhe a couve-flor no vapor ou no micro-ondas, que funciona bem. Pra fazer no micro-ondas, corte a couve-flor em pedaços médios, coloque num refratário, junte mais ou menos 1/2 xícara de água e cozinhe por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar bem macia.
Enquanto a couve flor cozinha, eu aqueça o forno a 200ºC (alto), unto com azeite 1 refratário médio que possa ir à mesa, ou potinhos individuais e preparo a farofa crocante.
Pra farofa, eu misture o alho, o pão, sal e pimenta, as ervas e o queijo numa tigela, rego a mistura com um fio de azeite e mexa até obter uma farofa úmida e soltinha, sem pressionar para não virar uma pasta. Acrescente mais azeite se ficar muito seca e acerto o sal.
Escorra bem, transfira os floretes pro refratário, experimente um pedacinho pra verificar o sal (polvilhe mais um pouco se for preciso), reg com azeite o bastante pra envolver tudo, espalhe no refratáio pra conseguir uma camada uniforme e cubro com a farofa de pão.
Levo ao forno por uns 30 minutos, até aquecer e formar uma crosta dourada e pra mesa.
Dá pra deixar tudo montado na geladeira por até 12 horas e levar ao forno uns 45 minutos antes de servir. Fazendo assim, o tempo de forno costuma aumentar um pouco, já que ela estará gelada.
Fácil, né? Bora fazer couve-flor.
Aqui Na Cozinha da Helô tem couve-flor gratinada com molho branco, risoto vegetariano de couve-flor, tem o couscous marroquino com pistache que fica ainda mais gostoso com floretes já cozidos ou assados. Se preferir, cozinhe a couve-flor no vapor ou no micro-ondas, que funciona bem. Pra fazer no micro-ondas, corte a couve-flor em pedaços médios, coloque num refratário, junte mais ou menos 1/2 xícara de água e cozinhe por uns 5 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar bem macia.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Te reitas práticas e ótimas!
Boa tarde!
Bom saber que você está aproveitando as nossas receitas. Tudo aqui é feito com muito carinho e dedicação.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô