RECEITA DE DOCE DE BATATA-DOCE COM GELATINA
Esses quadradinhos de batata doce de festa junina são deliciosos e, pra mim, tem sabor de infância.
O docinho macio por dentro e rolado no açúcar cristal é resposta perfeita pra quem pergunta “tem doce mais doce que o doce de batata-doce”. A resposta é não tem, ele é o doce mais doce e é gostoso demais.
Na fazenda, sempre teve muita batata-doce, tanto da branca, quanto da roxa, e junho é o mês de ter batata doce de tudo o quanto é jeito. Na hora do almoço e do jantar ela aparece frita, assada, como purê e como sopa, no lanche ela vira pão, bolo, doce pastoso e docinho com gelatina e cortado em cubinhos.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes pra fazer os docinhos:
- batata-doce roxa;
- batata-doce branca;
- açúcar;
- leite de coco;
- cravo;
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- gelatina em pó incolor sem sabor;
- água;
- açúcar cristal.
Normalmente, o doce é feito de só de batata-doce branca ou só de roxa, mas, como eu adoro inventar moda, resolvi fazer o doce meio a meio, aromatizando uma parte com cravo e a outra com baunilha.
Os sabores das duas batatas são bem parecidos, mas os diferentes perfumes e as cores deixam os docinhos mais gostosos e lindos.
Mas não impede que se use batata só branca ou só roxa e perfume tudo com baunilha e cravo. Aliás, hoje em dia que a gente também encontra a batata doce laranja, também deve dar pra fazer o docinho laranja, vou experimentar qualquer hora dessas.
A receita é simples, só precisa ser preparada com pelo menos 12 horas de antecedência, pois tem que ter tempo de firmar antes de cortar.
Eu cozinho a batata comum numa panela e a batata roxa numa outra até ficarem bem macias. Então descarto a água, espremo e volto com cada uma pra sua panela.
Coloco metade do açúcar e do leite de coco em cada panela, junto o cravo no purê da batata-roxa e a baunilha no da batata comum e cozinho os dois doces por uns 20 minutos, até ficarem bem encorpados, brilhantes e começando a soltar do fundo da panela, como brigadeiro.
Dissolvo a gelatina, misturo metade com cada doce e espalho cada um deles na assadeira pequena. Deixo firmar fora da geladeira por umas 12 horas e só cubro com um pano quando eles esfriam.
Depois do repouso, desenformo as placas de doce, corto em cubos de uns 2 cm e guardo por até 3 dias num pote fechado. Antes de servir, rolo os docinhos no açúcar de confeiteiro. Não dá pra rolar antes porque o açúcar logo começa a melar.
Outros docinhos pra festa junina: pipoca com parmesão frito ou pipoca com queijo pururuca, bolinho junino de carne, amendoim torrado salgado da minha avó e canjica cremosa com perfume de laranja.
E gosta de batata doce? A receita das rodelas de batata-doce com crosta de parmesão é diferente e deliciosa.
INGREDIENTES
- 400 g de batata-doce roxa descascada e em pedaços grandes
- 400 g de batata-doce branca descascada e em pedaços grandes
- 3 e ½ xícaras de açúcar (525 g)
- 1 xícara de leite de coco (240 ml)
- 1 cravo-da-índia
- 1 colher (chá) de essência natural de baunilha
- 2 envelopes de gelatina em pó incolor sem sabor (24 g)
- 1 e ½ xícara de água (360 ml)
- 1 xícara de açúcar cristal, aproximadamente (180 g)
Preparo
- Coloque a batata-roxa numa panela média e a batata-doce comum numa outra, cubra com água e cozinhe até que estejam bem macias.
- Descarte a água, esprema primeiro uma e volte com ela pra panela, depois faça o mesmo com a outra.
- Coloque metade do açúcar e do leite de coco em cada panela, coloque o cravo com a batata-roxa e a baunilha com a comum.
- Cozinhe os doces por uns 20 minutos, mexendo de vez em quando, até que estejam bem encorpados, brilhantes e começando a soltar do fundo da panela, como brigadeiro, reserve.
- Coloque a gelatina numa tigelinha com metade da água ainda fria e deixe descansar por 5 minutos.
- Enquanto isso, ferva a água restante, despeje sobre a gelatina e mexa até dissolver.
- Misture metade da gelatina ao doce roxo e metade ao branco.
- Despeje cada doce numa assadeira pequena e alise bem.
- Deixe firmar em temperatura ambiente por umas 12 horas. Cubra com um pano só depois de firmar.
- Passado o tempo, desenforme as placas de doce e corte em cubos de uns 2 cm. Guarde num pote fechado por até 3 dias.
- Polvilhe com o açúcar cristal apenas na hora de servir, pois ele derrete e começa a melar em pouco tempo.
Que tal experimentar a receita deliciosa das rodelas de batata-doce com crosta de parmesão?
NOTAS
Fiz a receita usando batata doce branca e batata doce roxa, mas use só uma delas se preferir e aromatize tudo com cravo e baunilha.