RECEITA DE FAROFA DE CASTANHA
Gosta de castanhas e de farofa? Então, essa farofa com castanhas nossas é pra você (e para mim). Ela é deliciosa, deixa a mesa com jeito de festa, é muito saborosa, perfumada e fácil de fazer.
Como eu amo castanhas, sempre tenho um tanto delas na despensa. Claro que as castanhas Brasil/Pará e de caju são as de sempre, mas às vezes também tenho castanha de Baru e licuri, que são menos comuns.
Uso castanhas do-Brasil/Pará e de caju num monte de receitas aqui no site e nos meus livros, pois adoro o gosto, a textura e sei que elas são muito nutritivas. Alguns dessas receitas que eu adoro: bolo de castanhas e frutas, pão integral com castanha e sementes, castanhada com canela, sorvete de carimbó com castanha e cupuaçu.
Pra garantir o frescor e com garantia de bom preço, costumo comprar as castanhas em empórios que vendem cereais e produtos naturais. Como eles vendem muito e a reposição é constante, os riscos de frutas rançosas diminui bastante.
A não ser que eu esteja preparando uma receita especial e que precisa de castanhas ou nozes inteiras ou metades bem lindas, como acontece com o camafeu de nozes, fico quem com as frutas quebradas, que custam bem menos. Se vou picar ou até moer, não tem motivo pra comprar as grandes.
COMO FAZER
Depois de comer nem sei quantas farofas de castanha pelo Brasil, resolvi fazer a minha.
Num dia em que eu tinha umas oito pessoas pra almoçar, resolvi fazer a farofa. Fiz umas contas e achei que teria que ter umas 3 xícaras de castanhas. Como a quantidade de castanha-de-Brasil/Pará do meu pote era menor, resolvi completar com castanha-de-caju e ainda misturar um pouco de baru.
Dá pra usar um só tipo de castanha? Claro que sim, a gente usa a castanha que mais gosta ou uma mistura, o que interessa é respeitar as proporções da receita. É bastante castanha, não dá pra negar, mas é uma farofa de castanha e não uma farofa com castanha.
Comecei triturando as castanhas no liquidificador até conseguir um pó grosso e cheio de pedacinhos menores e maiores, tinha certeza de que a farofa ficaria bem mais gostosas com a mistura das texturas. Poderei ter usado o processador ou moído no pilão, mas o liquidificador resolveu.
Refoguei uma cebola média na manteiga até ficar com um leve dourado e juntei as castanhas moídas, as ervas e sal. Então provei, adorei o sabor, mas achei que a farofa estava pesada só com as castanhas, não tinha leveza.
Resolvi acrescentar um pouco de farinha de mandioca pra dar sabor, leveza e mais um toque diferente de crocante e amei o resultado.
E já fiz com nozes tradicionais, pecãs, avelãs e amêndoas e a farofa ficou deliciosa. Quanto aos temperos, já juntei alho, já misturei cebolinha e coentro e também coloquei pimenta-biquinho no final.
Pra deixar a receita totalmente sem lactose ou vegana, dá pra usar azeite de oliva ou margarina 100% vegetal.
A farofa vai bem com tudo, só com receita de arroz branco de todo dia, arroz com pequi, mix saboroso de feijão, receita simples de feijão, pernil assado e perfumado de festa, como fazer moqueca de banana da terra fácil e rápida, moqueca de cajú com camarão seco e castanha, como fazer um bobó de camarão fácil, grelhados e vegetais em geral.
A farofa vai bem com arroz branco de todo dia, arroz com pequi, mix saboroso de feijão, receita simples de feijão, pernil assado e perfumado de festa, como fazer moqueca de banana da terra fácil e rápida, moqueca de caju com camarão seco e castanha, bobó de camarão fácil. Pra variar, faça a mesma receita com nozes, avelãs, pistaches e amêndoas.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS