RECEITA DE FEIJÃO MANTEIGUINHA E CARNE SECA
Esse mexido de feijão manteiguinha e carne seca fica muito gostoso e vai bem numa refeição mais especial do final de semana e também pra receber.
Eu adoro o feijão manteiguinha paraense, que quase sempre vem de Santarém, no baixo Amazonas. Basta um garfada desse feijão tão lindinho, delicado, de cor creme, miúdo e saboroso pra ter certeza de que o nome é perfeito.
Conheço e gosto demais dele há uns bons anos, adorava fazer saladas o feijão, que é menor e mais macio que o fradinho. Mas como não era muito simples de achar, a receita dependia da boa vontade de alguém vindo do Pará ou da sorte de encontrar um pacote em algum armazém especial.
Só que hoje tudo mudou, pois a Joanna Martins fez um trabalho incrível com comunidades da região e a produção, que antes era pequena e estava minguando, aumentou e a Manioca hoje compra dos pequenos produtores, empacota e vende pro Brasil inteiro. Quer dizer, hoje dá pra comer feijão manteiguinha sempre!
Faço várias receitas com ele, principalmente a farofa paraense com feijão manteiguinha, coentro e cebolinha e também sirvo só refogadinho quando preparo o pirarucu de casaca delicioso. E, nesse clima paraense, já faço pra sobremesa uma receita de sorvete carimbó com castanha e cupuaçu e uma dos biscoitinho de castanha de cajú com chocolate, que chamam por lá de beijo de dama.
O manteiguinha não é um feijão que dá aquele caldo grosso com jeito de feijão do dia a dia, mas fica ótimo de várias outras formas. Dá salada deliciosas, entra em farofas substanciosas e refogado com temperos fica delicioso.
Como, em casa, todo mundo adora carne seca, resolvi fazer um mexido com o feijão, que é amanteigado e macio contrastando com o salgadinho saboroso e esfiapado da carne. Adorei a combinação.
OS INGREDIENTES E O PREPARO
A lista de ingredientes:
- feijão manteiguinha cru;
- manteiga;
- cebola;
- alho;
- tomates vermelhos e maduros;
- pimentão vermelho;
- carne seca cozida e separada em lascas;
- cebolinha picadinha;
- pimenta fresca;
- sal e azeite de oliva.
Apesar do tamanho e do nome, ele é um feijão seco, portanto leva um tempo pra cozinhar, de 1 a 2 horas na panela comum com água ou uns 45 minutos na panela de pressão (confira depois de 30 minutos, pois se o feijão for novo ele cozinhará em menos tempo).
Quando compro um pacote de feijão, eu já cozinho um tanto e congelo pra quando der vontade de comer, tanto pela pressa, como pra ter sempre por perto.
Cozinhei e separei a carne em lascas, refoguei a carne com cebola, alho, tomate e pimentão, juntei o feijão, esperei aquecer, acertei o sal, juntei pimenta fresca e cebolinha picadas.
Quanto ao tempo pra receita, considerei a carne seca já dessalgada e cozida, pronta pra refogar e servir. Se tiver que preparar a carne, aumente o tempo pra umas 24 horas.
Com arroz branco de todo dia, com farofinha simples, se possível preparada com farinha paraense de Bragança, e com uma salada de folhas temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar a refeição está pronta.
Quer saber mais sobre a farinha paraense de Bragança, ou farinha d’água? No post Belém é o máximo 6 eu falo bastante sobre ela.
INGREDIENTES
- 1 e ¼ de xícara de feijão manteiguinha cru (250 g)
- 25 g de manteiga
- 1 cebola média em cubinhos miúdos (150 g)
- 1 dente de alho picadinho
- 2 tomates vermelhos, sem pele e sem sementes, em cubinhos (250g)
- ½ pimentão vermelho em cubinhos
- 400 g de carne seca cozida e separada em lascas75 g de presunto cru em tirinhas
- 4 colheres (sopa) de cebolinha picadinha (2 fios grandes)
- 1 pimenta dedo-de-moça fresca picadinha (ou a gosto)
- Sal
- Azeite de oliva
Preparo
- Coloque o feijão numa panela com água ultrapassando nuns 10 cm e cozinhe o feijão por mais ou menos 1h e 15min, até que os grãos estejam macios, mas inteiros.
- Na panela de pressão o feijão cozinha nuns 45min. Se quiser, cozinhe na véspera e deixe na geladeira.
- Aqueça um fio de azeite e a manteiga numa panela grande e doure levemente a cebola.
- Junte o alho, espere perfumar, acrescente o tomate e o pimentão, sal e cozinhe por uns 5min, até encorpar.
- Acrescente a carne seca e deixe aquecer.
- Junte o feijão escorrido do caldo do cozimento, deixe ferver por mais 5min, ajuste o sal, misture a cebolinha e a pimenta fresca e transfira pra travessa de servir.
Faço várias receitas com o feijão, principalmente a farofa paraense com feijão manteiguinha, coentro e cebolinha e também sirvo só refogadinho quando preparo o pirarucu de casaca delicioso. E, nesse clima paraense, já faço pra sobremesa uma receita de sorvete carimbó com castanha e cupuaçu e uma dos biscoitinho de castanha de cajú com chocolate.
NOTAS
Quer saber mais sobre a farinha paraense de Bragança, ou farinha d'água? No post Belém é o máximo 6 eu falo bastante sobre ela.
2 Comentários
Olá precisa deixar o feijão de molho? Obrigada
Oi Fernanda, boa noite!
Eu não costumo deixar, cozinho direto, mas pode deixar de molho até de véspera se preferir.
Abraço, Helô