RECEITA DE REPOLHO ROXO AGRIDOCE
Que tal preparar uma receita de repolho roxo agridoce com maçã e ameixa pra servir com batatas cozidas e acompanhar carnes defumadas, embutidos e assados? A receita vai bem no dia a dia e também pra receber.
A receita é deliciosa e faz parte da mesa de muitas famílias alemãs e da Europa Oriental. No Sul do Brasil, além de ser acompanhamento pra lombo assado, um kassler cozido e dourado na frigideira, linguiças e salsichas, ele ainda aparece ao lado do galeto al primo canto da Serra Gaúcha ou do marreco.
O repolho combina deliciosamente bem com o adocicado da maçã e da ameixa e com a acidez do vinagre. A cor do prato pronto é tão linda que enfeita qualquer mesa. Pra variar, às vezes eu troco as ameixas por uva-passa e por damascos e também fica bem bom.
Quando sirvo com batatas e salsichas, costumo colocar um pote da mostarda caseira com mel ao lado.
E, quando tenho tempo, preparo uma receita do strudel de maçã caseiro com creme de leite em chantilly como sobremesa.
Receita perfeita pra vegetarianos, veganos, intolerantes ao glúten e à lactose. Quem gosta e come manteiga pode usar no lugar do óleo, a receita fica ainda mais saborosa e macia, mas é opcional.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- repolho roxo;
- maçã ácida;
- limão;
- açúcar mascavo;
- vinagre de maçã;
- água;
- ameixas pretas secas sem os caroços ou uva-passa;
- óleo vegetal ou manteiga;
- sal e pimenta-do-reino.
A receita é simples de preparar, apenas leva um tempo no fogo, pois o repolho tem que ter tempo pra amaciar, mas como pode ser preparada até de véspera, dá pra se organizar.
Eu rego o fundo de uma panela média com um fio de óleo ou com manteiga e aqueço e doure de leve a cebola. Junto o repolho, as maçãs, o suco de limão, o açúcar, o vinagre, a água e 1 colher de chá de sal, pois a receita é adocicada, mas não é sobremesa.
Cozinho em fogo baixo e com a panela semi tampada por mais ou menos 45 minutos, até que o repolho esteja bem macio e água tenha praticamente secado. Acompanhamento pronto pra servir.
No Sul do Brasil, além de ser acompanhamento pra lombo assado, um kassler cozido e dourado na frigideira, linguiças e salsichas, ele ainda aparece ao lado do galeto al primo canto da Serra Gaúcha ou do marreco. Com óleo vegetal a receita fica gostosa e agrada também veganos e intolerantes à lactose, mas com manteiga o sabor fica ainda melhor e a textura do repolho fica mais macia.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Perfeito
Uma delícia, né?