RECEITA DE FRANGO ASSADO COM FAROFA DE PÃO
Hoje eu vou ensinar como fazer peito de frango assado com com crosta dourada, que fica bem saboroso, colorido e cheio de texturas.
O frango fica úmido e macio e a crosta é uma farofa crocante de pão, ou gremolata como dizem os italianos, deixa o prato delicioso e chiquezinho. Eu, que adoro toques crocantes e cheios de sabor, vira e mexe preparo a receita e deixo a mesa mais linda e apetitosa.
A receita é simples de fazer e fica pronta em pouco tempo, quer dizer, perfeita pro dia a dia, quando tudo que a gente precisa é de algo prático e também pra receber.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- filé grosso de peito de frango sem pele e sem osso (ou sobrecoxa sem pele);
- limão;
- alho;
- extrato de tomate;
- azeite de oliva;
- sal e pimenta-do-reino;
- miolo de pão esfarelado, de preferência um pão de miolo mais firme, como italiano;
- salsinha;
- pimentão vermelho;
- tomate maduro;
- queijo parmesão ralado (se for intolerante à lactose, confira a composição do queijo).
O tempero do frango é bem básico, só limão, alho, um tiquinho de extrato de tomate pra dar um pouco mais de sabor e de cor, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino.
O frango é assado no próprio refratário de servir e fica marinando por uns 15 minutos, enquanto o forno aquece e a gente prepara a farofa de pão.
A farofa crocante da cobertura, ou gremolata, é uma preparação italiana clássica, caseira e deliciosa e pode ser usada pra finalizar receitas com legumes, verduras, massas, carnes vermelhas, aves e pescados.
Ela é uma mistura de pão amanhecido esmigalhado, alho ralado, parmesão, sal, pimenta, azeite de oliva, salsinha picada, que também pode levar cubinhos de pimentão vermelho e de tomate, raspas de cítricos, alcaparras, amêndoas e pistaches.
No forno, essa mistura fica crocante, dourada, saborosíssima, perfumada e contrasta deliciosamente bem com a base do prato, que hoje é um frango úmido e macio.
Apesar de ter gente que coloque o frango na assadeira, cubra o frango ainda cru com a farofa e leve ao forno de uma vez, prefiro fazer diferente. Acho que assando tudo junto o frango fica com jeito de cozido e a farofa acaba muito úmida por baixo e doura demais na parte de cima.
Assando em duas etapas o resultado é muito melhor. Primeiro eu coloco o frango no refratário sem a cobertura e levo ao forno por uns 30 minutos, até que esteja cozido e com uma cor linda. Depois, espalho a farofa por cima e volto ao forno por mais uns 15 minutos, até que a farofa fique bem crocante, perfumada e dourada.
Com essa receita, um peito de frango e uma mistura de ingredientes simples e que quase todo mundo tem em casa resultam num prato delicioso e que sai do básico.
Usei peito de frango em filés grossos, mas dá pra usar sobrecoxa sem pele com ousso ou desossada.
E, se quiser, faça a mesma receita substituindo o peito de frango por filé de peixe.
Vai bem com purê de batata simples, purê de batata com azeite de oliva e ervas, arroz branco de todo dia e salada verde temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
Vai bem com purê de batata simples, purê de batata com azeite de oliva e ervas, arroz branco de todo dia e salada verde temperada com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar. Se quiser, prepare a receita com sobrecoxa sem pele, só o tempo de forno que vai aumentar um pouco.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
7 Comentários
Amei a receita, usei as sobras do pão de leite macio na farofa e ficou ótimo.
Amo vc… sua generosidade e compartilhar seu vasto e delicioso conhecimento…
Você é PRECIOSA…🌹🌟🥰
Oi Maria, bom dia!
Obrigada pelo carinho!
Abraço, Helô
Dá pra substituir o miolo de pão por panko?
Clara, boa noite!
O crocante do panko é delicioso, mas nessa receita é bom ter um pouco mais de umidade, por isso o miolo do pão. Mas a receita também funciona com panko.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Obrigada!
Conte sempre com a gente!