RECEITA DE SOPA DE ERVILHA
Quando bate um friozinho, corro pra receita da sopa cremosa de ervilha – ou creme de ervilha – que é uma das minhas preferidas. Além de deliciosa, ela ainda tem um verde lindo e delicado demais e é muito fácil de fazer.
Minhas lembranças desse creme são bem dos tempos de criança. Nos anos 1960 e 1970, sempre que esfriava a minha mãe já separava uma ou duas latinhas de ervilha em conserva, fazia um caldeirão de sopa e levava a sopeira pra mesa.
Até uns primos que não eram muito dos “verdes” tomavam a sopa até acabar. E pro meu pai, era um creme de petits pois.
No finalzinho dos 1980, eu fui pra Amsterdam com o Carlos passar uma semana. Numa ruela bem escondida perto de um canal, a gente viu uma taverna com aquele jeito de antigamente que eu adoro. As mesas de madeira eram bem rústicas e diferentes, uma quadradinha, outra retangular e grande, outra redonda e não tinha uma cadeira igual a outra.
A gente entrou, pediu a sopa do dia e vieram duas tigelas antigas lindas de morrer com sopa de ervilhas com bacon tostadinho por cima. Senti o gosto da “de casa”, tinha só um toque a mais de alho-poró e de salsão, e carinho havia de sobra.
Voltei pra casa pensando na sopa e esperando só pelo frio pra ir pra cozinha.
A ERVILHA
Quase todo mercado tem pra vender ervilha congelada, que é muito verde, tem um frescor delicioso e pode entrar em muitas receitas. Sempre tenho um pacote delas no freezer, adoro, uso muito, como na receita do arroz chinês delicioso.
Mas também tenho sempre um lata de ervilha em conserva na despensa. Mas latinha de ervilha? Sim!!! Por anos a fio, a ervilha era na lata e ela era a ervilha da vida.
A fresca e congelada chegou por aqui pra valer nos anos 1990. Tanto isso é verdade que, muita gente que cresceu e viveu comendo a ervilha em conserva, entende que ervilha é ela (meu pai é assim).
Meu marido e os meus pais sempre usam ervilha da lata pra preparar ovos com ervilha, pra eles a de lata é a que combina com a receita. Falei deles porque eu não sou muito fã de ovo frito e quando o Carlos quer ovo com ervilha eu como pão com queijo e pronto.
Fiz a sopa de hoje com a ervilha em conserva, porque ela tem o gosto do creme de ervilha da minha vida, e é fácil de ter em casa. E, sinceramente, quem não tem?
Mas se quiser fazer a receita com a fresca, é só trocar e deixar um pouco mais no fogo pra ela ter tempo de cozinhar.
Se preparo a sopa com ervilhas secas já cozidas como feijão, uso o caldo do cozimento na sopa. Aliás, quando
compro ervilhas secas, que costumam aparecer em pacotes de 500 g, eu cozinho tudo, uso uma parte pra sopa e congelo outra parte pra uma outra sopa ou um purê.
A RECEITA
Além da ervilha em conserva já escorrida, pois o líquido costuma ser salgado, basta ter um pedaço de manteiga, uma cebola, um tanto de água e um pouco de bacon pra fazer a sopa clássica.
O bacon, que pode ser substituído por presunto ou por rodelas finas de linguiça defumada, vai muito bem com o leve adocicado da ervilha e deixa a receita mais interessante.
E, se não quiser o bacon pra ter uma sopa sem carne, basta deixar de lado. Pra sopa virar vegana, só trocar a manteiga de lado e preparar o refogado com azeite ou qualquer outro óleo vegetal.
Como líquido, quando uso a ervilha em conserva já tem o salgadinho e quero o gosto que a gente tem na memória, uso água e pronto, mas também pode ser caldo de legumes ou de frango.
Por último: como sempre, as latas variam de tamanho. As grandes costumam ter 280 g de ervilha já drenada ou escorrida e as comuns vêm com 200 g. Usei uma grande pra conseguir uma sopa mais encorpada, mas com 1 lata comum a receita também funciona, fica só um tiquinho mais rala.
Se quiser abrir 2 latas, dá pra aumentar um pouco a água e ter 1 ou 2 porções a mais, ou usar o que for preciso pra sopa e deixar o restante pra servir com uma salada, como a salada francesa de batata, ou pra colocar no arroz de forno com frango e legumes.
Pra deixar a sopa mais chiquezinha é só usar alho-poró no lugar da cebola e algo pra aromatizar, como uma folha de louro ou uns ramos de salsão, mas use cebola e alho se preferir.
COMO FAZER A SOPA DE ERVILHA
A sopa fica pronta num piscar de olhos, no máximo uns 45 minutos.
Tem que abrir a lata de ervilha em conserva, ou o saco de ervilha congelada, cortar a cebola e o bacon, dourar o bacon pra finalização, refogar a cebola e ervilha, cozinhar por 5 a 10 minutos.
Então, bater no liquidificador, aquecer de novo, ajustar os temperos e servir com o bacon crocante por cima. Acredite, a cremosidade da sopa de ervilha em conserva vem só dela, basta bater no liquidificador, não é preciso juntar leite ou creme.
Fácil, né?
Na verdade, é difícil achar uma outra sopa tão simples e tão gostosa.
Pra acompanhar, eu fatio um pão da véspera, passo um pouco de manteiga e levo ao forno pra dourar, ou faço uns croutons. Uso o pão que tenho em casa, mas eles ficam ainda mais saborosos quando uso o pão maravilhoso na panela de ferro ,o pão rústico de fubá ou o pão da roça.
Quer aprender como fazer croutons deliciosos? No vídeo eu explico como fazer!
Faça uns croutons pra acompanhar com o pão que tiver em casa, mas eles ficam ainda mais saborosos com o pão maravilhoso na panela de ferro ,o pão rústico de fubá ou o pão da roça. Use ervilhas frescas, congeladas e mesmo em conserva, todas funcionam e dão sopas saborosas.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
5 Comentários
Tem duas vezes escrita a quantidade da ervilha… é isso mesmo…?
Suellen, bom dia!
Obrigada pela observação, só assim a gente pode melhorar. O cuidado do Na Cozinha da Helô é grande, mas, na pressa de preparar mais uma receita pra essas noites frias, a gente deixou passar o erro, mas foi arrumado agora mesmo.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Fiz e adorei!
Nunca imaginei que ficasse boa uma sopa com ervilha em conserva. Obrigada pela sugestão.
Liliam, bom dia!
Que gostoso saber que você aproveitou a receita e que ela agora já faz parte da sua cozinha. A gente sempre procura mostrar que é possível cozinhar com ingredientes fáceis de comprar e de armazenar.
Desculpas pela demora na resposta, mas a Ana, minha filha e companheira de tudo e que fazia todas as fotos do Na Cozinha da Helô, não estava bem e faleceu há uns 15 dias.
Continue aqui com a gente.
Abraços, Helô