RECEITA DE FUDGE DE CHOCOLATE
Pensa num fudge de chocolate delicioso e fácil de fazer e o de hoje é assim. O fudge é tão gostoso, simples e divertido de preparar que as crianças também adoram participar da hora de fazer e de comer.
A receita que vai aqui é das bem rápidas e nada complicada, sem precisar de cozimento com ponto. O ponto vem leite condensado cozido com o chocolate, que já é em barra e então não tem que engrossar. No fogo é tudo rápido e ele firma quando esfria na geladeira.
É um docinho que vai bem na hora da sobremesa de qualquer dia mais especial, como Páscoa, dias das mães, namorados, pais e crianças e Natal. Também é aquela guloseima perfeita pra colocar em saquinhos, amarrar com barbante com uma etiqueta fofa e dar de presente. Dei 10 porções como rendimento pensando nisso.
INGREDIENTES E PREPARO
Lista de ingredientes pra preparar o fudge:
- leite condensado (pode ser sem lactose);
- essência natural de baunilha (que tal preparar a sua essência natural caseira?);
- sal;
- chocolate meio-amargo quebrado em pedaços;
- papel manteiga antiaderente e do tipo assa fácil, daquele que não gruda mesmo.
A primeira coisa que eu faço é forrar o fundo e as laterais de uma assadeira pequena (uns 18x20cm) com papel manteiga antiaderente e do tipo assa fácil, daquele que não gruda mesmo.
Em seguida, numa panela média, aqueço o leite condensado, a baunilha, o sal e o chocolate e, sem parar de mexer, espere derreter em fogo baixo até virar um creme liso, isso acontece em mais ou menos 10 minutos.
Então retiro do fogo, despejo o creme na assadeira, deixo amornar e levo à geladeira pra firmar e isso acontece mais ou menos em 1 hora. Descolo a placa do papel e coloco sobre uma tábua, finalizo com a cobertura escolhida, corto em cubos de mais ou menos 1,5cm e sirvo.
Se não quero servir em seguida e resolvo polvilhar com chocolate ou com cacau em pó, eu guardo os cubos cortados sem nada num pote fechado na geladeira por até 3 dias e polvilho só antes de servir. Assim, eles melam e ficam com o fosco aveludado perfeito.
Com coco e nozes ou outra cobertura mais firme, eu espero firmar por no máximo 3 horas, depois desse tempo elas não colam mais, e finalizo. Pra isso, faço uma camada uniforme da cobertura na superfície do fudge, corto em cubos e volto com eles pra geladeira por até 3 dias.
Claro que dá pra fazer a receita de fudge de chocolate com só um tipo de cobertura, mas fica gostoso e lindo dividir em 3 partes e rolar 1/3 no chocolate ou no cacau em pó, 1/3 em alguma noz ou castanha grosseiramente picada e 1/3 no coco ralado ou no que quiser.
Pra quem adora chocolate aqui Na Cozinha da Helô também tem: o melhor biscoito crocante com caramelo e chocolate, cookie delicioso com gotas de chocolate, receita do brigadeiro de colher, brownie ultracremoso de chocolate e a mousse de chocolate da minha casa.
Pra quem adora chocolate aqui Na Cozinha da Helô também tem: o melhor biscoito crocante com caramelo e chocolate, cookie delicioso com gotas de chocolate, receita de brigadeiro de colher brownie ultracremoso de chocolate e a mousse de chocolate da minha casa. Claro que dá pra fazer a receita de fudge de chocolate com só um tipo de cobertura, mas tanto pra servir de sobremesa, como pra presentear, acho lindo dividir a receita em 3 partes e cobrir 1/3 de cada jeito.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
8 Comentários
Helo, não sei que papel manteiga é esse que vc mencionou, tipo assa fácil. Tb não entendi qual seria o ponto do doce. Seria menos tempo de fogo do que brigadeiro? Obg
Maísa, bom dia!
Vamos lá:
– papel manteiga: nos supermercados a gente costuma encontrar 2 tipos, um rolo que é sempre mais barato, e um outro que chamam de assa fácil, vendido pra assar frango etc. Compre esse que funcional muito melhor. O do rolo comum muita vezes gruda, apesar de dizerem que não gruda.
– ponto: é mesmo só até brilhar, antes do brigadeiro porque o chocolate em barra firma e se chegar ao ponto de brigadeiro o resultado final fica duro demais.
Conte depois como ficou e depois fale pra gente.
Abraços, Ana e Helô
Adoro suas receitas. Continue. Vc é 10!
Alessandra, boa tarde!
Obrigada pelo carinho, aqui Na Cozinha da Helô tudo é feito com tanto amor e tanta dedicação que nada tão delicioso como receber uma mensagem como a sua.
Conte sempre com a gente.
Abraços, Ana e Helô
Bom dia Helô, sou fã sua de muitos anos atrás, eu ganhei um livro seu (70 chefs) e te descobri e fiquei encantada. Vc com simplicidade, charme e autoridade sabe transformar o mais simples a uma coisa incrivelmente deliciosa.
Helô, como faço um fugde só de leite ?
É fudge, meu CORRETIVO!!!!
Helo boa tarde. Queria fazer os Fudge para colocar no correio e mandar para o meu neto nos EUA, acredito que chegarão todos melados o que você acha?
Oi Elizabete, tudo bem? Que delícia a vontade de agradar o seu neto… Mas, sinceramente, acho que chegarão melados mesmo, uma pena…
Beijos, Helô