A RECEITA DE HUMITA DA HELÔ
Um dia, pensando numa humita inesquecível que comi numa estância na Patagônia Argentina, improvisei a tigela rústica de milho verde. Gostei tanto dessa versão com milho bem temperado e assado até ficar firme e crocante que a receita passou a fazer parte da mesa de casa.
O MILHO
No tempo de milho verde na fazenda, descasquei as espigas e ralei os grãos com o ralador grosso, tendo o cuidado de aproveitar toda a polpa e cada gota do caldinho escorrido do milho, como costumo fazer pra pamonha, mas deixando alguns grãos inteiros.
Não dá pra negar que, com o milho fresco, a receita fica com todo o jeito de cozinha rústica e de roça, saborosa e cheia de texturas.
Mas como eu sei que nem todo mundo tem esse pique e nem sempre a gente tem milho verde bem novinho e macio por perto, já explico que, mesmo com o resultado diferente, dá pra fazer a receita com milho verde congelado ou em conserva.
Sobre o milho verde com as possibilidades e equivalências: 1 e ½ xícara de grãos de milho verde fresco aferventados por 2 minutos e escorridos (270 g; 3 espigas) OU 1 lata de milho verde em conserva sem líquido, de preferência no vapor (285g drenado) OU 1 e 2/3 de xícara de milho verde congelado (280g)
PREPARO
Pesquisando sobre o assunto, achei versões que diziam pra misturar os ingredientes colocar no refratário e assar. Fiz esse teste, mas gostei muito mais da receita que começa com o refogado na panela e só depois vai pro forno.
Quanto ao milho, dá pra ralar no ralador grosso ou pra bater no liquidificador ou no processador usando a função pulsar, cuidando pra conseguir uma pasta ainda grossa e com vários grãos inteiros.
Além do milho, entram na receita aqueles ingredientes simples que quase todo mundo resolve em casa ou com uma ida ao mercado da esquina. Nada além de leite, manteiga, cebola, alho, tomate, pimentão, ovo, queijo ralado, salsinha, sal e pimenta-do-reino.
Como a receita é rústica e caseira, você pode usar mais ou menos cebola, acrescentar cebolinha, diminuir ou deixar o pimentão de lado, acrescentar uns 100g de bacon em tirinhas pra dar o gostinho de defumado.
Se quiser usar o bacon, basta refogar com a cebola, esperar começar a dourar e então juntar os outros ingredientes.
A receita não contem glúten e, pra deixar os intolerantes à lactoses felizes, pode ser feita com leite e queijo sem lactose e, se for uma dieta rigorosa, trocar a manteiga por margarina 100% vegetal.
O ovo faz diferença, dá leveza ao creme de milho, mas veganos podem usar leite vegetal numa quantidade maior, usar queijo vegano ou tofu e gordura de coco e ficar com um prato principal delicioso.
Se você, como eu, gosta de crostas douradas, deixe no forno até chegar a esse ponto. A superfície crocante fica perfeita com a base cremosa.
A receita é prática, dá pra ficar montada na geladeira até de véspera pra assar antes de servir.
SERVIR
Acho que a receita é perfeita pra preparar num refratário e cada um pegar a sua colherada, mas ela também porções familiares.
Com uma salada temperada com um dos nossos molhos de salada já se tem uma refeição descontraída e vegetariana. E também vai muito bem acompanhando grelhados, assados com rosbife simples e o frango assado delicioso e fácil de preparar, ou ensopados de carnes bovina, suína, de cordeiro, frango ou pato. Já servi em potinhos como entrada e todo mundo gostou.
INGREDIENTES
- 2 xícaras de milho verde, fresco de preferência (umas 4 espigas médias, 300 g de grãos)
- ½ xícara de leite (120 ml)
- 25 g de manteiga
- 1 cebola média em cubinhos (150 g)
- 1 dente de alho picadinho
- 2 tomates maduros sem sementes e em cubinhos (250 g)
- ½ xícara de pimentão vermelho em cubinhos (1/2 pimentão pequeno, aproximadamente 65 g)
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada (2 ramos)
- 2 colheres (sopa) de folhas de manjericão (2 ramos)
- 1 ovo
- ¼ de xícara de queijo parmesão ralado (25 g)
- Manteiga pra untar
- Sal e pimenta-do-reino
Preparo
- Aqueça o forno a 160ºC (médio-baixo) e unte com manteiga uma tigela ou um refratário de médio (uns 20 cm), ou 4 individuais.
- No liquidificador, bata o milho e o leite até obter uma pasta grossa, ainda com ainda com pedacinhos e alguns grãos inteiros, reserve.
- Numa panela média, doure ligeiramente a cebola na manteiga (e, se quiser, o bacon), depois junte o alho. Quando perfumar acrescente o tomate, o pimentão, sal, pimenta e aguarde 1min. Junte o milho e deixe no fogo por uns 5 minutos, até aquecer bem.
- Ajuste o sal e a pimenta, acrescente a salsinha, o manjericão e retire do fogo.
- Junte o ovo, despeje no refratário, polvilhe com o queijo e asse por uns 45min, até que o creme esteja firme, dourado e que se solte das laterais (ao enfiar um palito no centro, ele deverá sair limpo). Sirva em seguida.
Gosto de preparar a receita com milho verde fresco, mas use milho verde congelado ou em conserva se preferir. Com uma salada temperada com um dos nossos molhos de salada já se tem uma refeição descontraída e vegetariana. E também vai muito bem acompanhando grelhados, assados com rosbife simples e o frango assado delicioso e fácil de preparar.
NOTAS
Com uma salada verde você já tem uma refeição de verão.
1 Comentário
Oi, Helô!! Fiz a receita hoje. Esse creme é maravilhoso… Uma comida reconfortante!! Obrigada mais uma vez! Bjs