RECEITA DE MANTEIGA DE CAFÉ
Essa manteiga de café é pra quem adora café, gosta de café e toma café o dia todo, e eu sou assim.
Não é de hoje que eu adoro manteigas aromatizadas. Eu lembro de uma aula no Atelier Gourmand, acho que ainda em 1999, em que ensinei a preparar manteigas salgadas e doces e todos se encantaram.
Quando escrevi o meu primeiro livro, o Cozinhando para amigos, 2005, inclui algumas dessas manteigas num dos capítulos. Eram manteigas com morango, damasco, laranja, figos secos, tomate, além da tradicional com ervas e alho.
Aqui Na Cozinha da Helô, tem um post sobre manteigas salgadas variadas e um outro com manteiga temperada com tomate e tomilho. Qualquer dia desses eu faço um post com as manteigas doces com frutas, que ficam incríveis. E hoje é dia da manteiga de café.
Um dia, eu estava pensando num café da manhã com muito café, perfeito pra quem ama e só “acorda” com a primeira xícara, e preparei uma receita de panqueca de café que ficou deliciosa. Servi as panquecas com nata, mas também experimentei com manteiga e ricota e fiquei feliz com o gosto e o aroma de café com leite, mas de um jeito diferente.
Na mesma linha de juntar o gosto e o aroma de café com leite de outra forma, experimentei servir a manteiga tanto com o pão de leite delicioso, como com o pão de leite macio demais e todo mundo amou.
Só que logo me lembrei das manteigas aromatizadas e pensei em fazer uma de café. Dei umas pesquisadas e fui testar decidida a chegar a um sabor intenso de café, mas com delicadeza e doçura.
Experimentei juntar açúcar e café coado reduzido no fogo à manteiga, mas achei que ficou forte e faltava alguma coisa.
Num outro teste, misturei café e leite, mas senti que, embora o leite suavizasse o café, a quantidade de café coado diminuía, já que não dava pra ter líquido demais.
Pra conseguir mais sabor de café, mas de um jeito suave, resolvi aquecer um pouco de creme de leite fresco com açúcar e café em pó, mais concentrado que o coado, deixei ferver, depois passei por uma peneira fina e consegui uma base perfeita.
Quando essa base esfriou, juntei a manteiga com um pouco de flor de sal pra deixar tudo mais instigante, bati com a batedeira pra dar leveza e pronto.
Por coisas do destino, naquela mesma semana o Mariano da Martins Café me convidou pra visitar a fazenda de novo, disse que o cafezal estava lindo demais com as cerejas de café muito maduras e que eu tinha que ver. Fui e levei a manteiga de café pra ele. A gente comeu tudo!
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes:
- manteiga sem sal em temperatura ambiente;
- flor de sal;
- creme de leite fresco;
- mel;
- café em pó.
O creme de leite tem que ser fresco, pois precisa ferver e os de caixinha e de lata não funcionam. Se for impossível usar o creme fresco, faça com leite, mas deixe reduzir pela metade pra engrossar e dar ponto na manteiga.
O mel deixou a manteiga bem diferente de sabor e com a doçura tão especial que só ele tem. Até testei com açúcar, mas com mel a receita ficou muito melhor.
Pra conseguir uma manteiga realmente homogênea, é fundamental que ela esteja bem cremosa, em temperatura ambiente. A mistura de café também tem que estar em temperatura ambiente no momento da mistura com a manteiga, pois se estiver morna ou quente ela fará com que a manteiga derreta, e fria ela não se misturará direito.
O tempo de geladeira ficou em 6 horas por conta do creme e do mel, que levam mais tempo pra firmar. As manteigas das outras receitas que a gente tem aqui firmam em 3 horas e a de hoje precisa de umas horas a mais.
INGREDIENTES
- 100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- ½ colher (chá) de flor de sal
- ¼ de xícara de creme de leite fresco (ou leite, 60 ml)
- 1/3 de xícara de mel (100 g)
- 1 colher (sopa) de café em pó (15 g)
Preparo
- Coloque a manteiga e o sal numa tigela média e reserve.
- Numa panelinha, aqueça o creme de leite com o mel e o café. Deixe ferver por 1 minuto e retire do fogo.
- Passe por um coador fino deixando cair numa tigela pequena. Deixe amornar por uns 15 minutos.
- Junte a mistura de café à manteiga e, com a batedeira, bata até obter uma creme bem macio.
- Corte um quadrado de filme plástico. Espalhe um retângulo de uns 15 cm de manteiga no centro do filme. Dobre as bordas livres pra embrulhar e fechar bem, torça as pontas e gire pra tentar conseguir um cilindro.
- Apoie o cilindro sobre um prato e leve à geladeira por umas 6 horas pra firmar (se quiser, deixe por até 1 semana na geladeira).
- Na hora de servir, desembrulhe e coloque sobre um pratinho.
- Se quiser, decore com grãos de café e, também, corte em rodelas de 0,5 cm.
Vão bem com a manteiga de café: pão de leite delicioso, pão de leite macio demais e panqueca de café.
NOTAS
O creme de leite tem que ser fresco, pois precisa ferver e os de caixinha e de lata não funcionam. Se for impossível usar o creme fresco, faça com leite, mas deixe reduzir pela metade pra engrossar e dar ponto na manteiga.