RECEITA DE BOLINHO DE MANDIOCA
Um bolinho de mandioca caseiro é uma delícia e é difícil não comer mais um e mais um. É verdade que bolinhos fritos não são pra todo dia, mas de vez em quando pode e a gente merece.
Eles são perfeitos como petiscos, mas também vão bem num lanche e numa refeição bem gostosa, com arroz branco de todo dia, receita simples de feijão, couve refogada, bife, frango assado delicioso, uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada deliciosos e pra variar.
É uma receita deliciosa pra fazer parte dos salgados de uma refeição no estilo “boteco em casa” (a gente tem aqui Na Cozinha da Helô uma coleção de receitas pra esse momento tão divertido e saboroso).
Usando a mesma receita, só trocando a mandioca por mandioquinha, que também é conhecida por batata baroa ou batata salsa, o bolinho também fica muito bom.
Se você, como eu, adora bolinhos bem brasileiros, acho que também vai amar as receitas de bolinho de arroz, que eu aprendi a fazer com a minha avó, e do bolinho de carne (ele é o máximo!).
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes é bem simples:
- mandioca descascada e em rodelas grandes crua ou mandioquinha/batata baroa/batata salsa;
- água;
- manteiga;
- ovo;
- queijo parmesão ralado;
- cebola;
- salsinha;
- farinha de trigo;
- óleo vegetal;
- sal e pimenta-do-reino;
- molho de pimenta pra servir.
Dei a receita com mandioca crua, pensando em comprar a mandioca pra cozinhar só pra fazer a receita, mas se tiver mandioca já cozida, mais fácil ainda, a receita fica pronta em menos tempo.
Pra cozinhar, só colocar a mandioca numa panela com uns 2 litros de água e umas 2 colheres (chá) de sal e deixar no fogo até que ela fica muito macia. Quando a mandioca fica pronta, chega a hora de transformar num purê. O importante é fazer esse purê com ela ainda bem quente, pois ela firma quando esfria.
Eu espremo a mandioca quente no espremedor de batata ou aguardo 10 minutos e bato no liquidificador com o ovo (evito colocar líquido pra não mexer na proporção da massa.
Numa tigela, eu misturo a mandioca espremida com os outros ingredientes, acerto o sal e a pimenta e levo à geladeira por uns 30 minutos pra firmar, depois fritar e servir.
Quanto ao líquido do cozimento, eu costumo cozinhar a mandioca com água, que é o ingrediente mais simples do mundo, mas dá pra usar um caldo de galinha, de legumes, de carne ou de peixe. Nunca vou me esquecer de um bolinho de mandioca com peixe que comi num boteco de praia na Bahia, era saboroso demais.
Depois do descanso, chega o momento de preparar os bolinhos e a gente tem duas possibilidades: untar as mãos com um pouquinho de óleo e enrolar bolinhas ou croquetes com mais ou menos 1 colher de sopa cheia de massa; ou simplesmente pegue 1 porção de massa com a colher de sopa e deixe cair diretamente no óleo já quente.
Eu vario e acho que os bolinhos ficam bons dos dois jeitos.
Se quiser adiantar a vida, só fazer as bolinhas de véspera, espalhar numa assadeira, guardar na geladeira e fritar antes de servir.
Tempo: calculei uns 45 minutos pra cozinhar a mandioca, mais ou menos 1 hora de preparo da massa, a modelagem e a fritura dos bolinhos e uns 30 minutos de repouso na geladeira. Dependendo da mandioca, o tempo de cozimento pode aumentar um pouco e, com a prática, o tempo pra preparar tudo pode cair.
Pra fritar, eu aqueço o óleo numa panela ou numa frigideira média, coloco uns 6 bolinhos por vez e, banhando sempre com uma escumadeira, deixo fritar de um lado e depois do outro, até eles ficarem bem dourados e crocantes. Depois escorro sobre papel absorvente e sirvo com molho de pimenta.
O difícil é conseguir terminar de fritar sem roubar pelo menos um antes de servir.
INGREDIENTES
- 500 g de mandioca descascada e em rodelas grandes (ou mandioquinha/batata baroa/batata salsa)
- 2 litros de água
- 25 g de manteiga, em temperatura ambiente
- 1 ovo
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (30 g)
- 2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha (30 g)
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada (2 ramos)
- ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo (30 g)
- 900 ml de óleo vegetal pra fritar
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Molho de pimenta pra servir
Preparo
- Cozinhe a mandioca na água até amaciar.
- Escorra e esprema ainda quente e coloque numa tigela (se estiver muito firme, bata no liquidificador com o ovo).
- Quando amornar, junte a manteiga, o ovo, o queijo, a cebola, a salsinha, a farinha de trigo, sal e pimenta até obter uma massa consistente.
- Leve à geladeira por uns 30 minutos pra firmar.
- Molde os bolinhos como preferir: unte as mãos com um pouquinho de óleo e enrole bolinhas ou croquetes com mais ou menos 1 colher de sopa cheia de massa, ou simplesmente pegue 1 porção de massa com a colher de sopa e deixe cair diretamente no óleo já quente.
- Se quiser, molde os bolinhos até na véspera, espalhe numa assadeira, cubra com filme plástico e guarde na geladeira.
- Pouco antes de servir, aqueça o óleo numa panela média.
- Frite os bolinhos no óleo quente até que estejam dourados e com casquinha crocante.
- Escorra com uma escumadeira, seque sobre papel absorvente e sirva com molho de pimenta ou com uma geléia azedinha.
Dois outros bolinhos deliciosos e bem caseiros: bolinho de arroz e bolinho de carrne.
NOTAS
Se quiser um bolinho sem qualquer traço de lactose, deixe o queijo de lado e use margarina 100% vegetal.
4 Comentários
Fiz a receita usando mandioquinha.
Ficou excelente! Levinho e delicioso!
Lina, boa tarde!!
Que delícia! Esse bolinho é aquele salgado caseiro, muito brasileiro e que todo mundo adora, né? Eu também amo com mandioquinha, o sabor que ela tem é o máximo.
Conte sempre comigo!
Abraço, Helô
Amei suas receitas
Heloisa! Que delícia de mensagem, obrigada pelo carinho.
Beijo, Helô