RECEITA DE GELATINA DE CARAMBOLA
A gelatina caseira e refrescante de carambola nasceu na semana em que a caramboleira do quintal de casa estava muito, mas muito carregada mesmo e, além de fazer suco, eu queria fazer outras coisas gostosas
A fruta é linda inteira, mas quando a gente corta em fatias, que se parecem com estrelas, tudo fica ainda mais bonito. Não é à toa que, em inglês, é star fruit.
Só que a fruta é tão rica em água e de sabor e aroma tão sutis que os doces e molhos que muita gente prepara com ela acabam não tendo muito gosto (pelo menos é o que eu acho).
Coloquei estrelas de carambola na salada com folhas e temperei só com azeite, sal e umas gotinhas de limão pra não matar o gosto suave da fruta. Também usei numa salada de frutas com manga, abacaxi, papaia e banana, que também ficou gostosa. Mas queria fazer mais.
Fiz um chutney que aparecia num dos meus livros indianos, mas achei sem graça, nem dava pra sentir que tinha carambola.
Sinceramente, a única coisa que fiz e gostei foi a gelatina refrescante que vai aqui. O sabor e o perfume são os da fruta fresca, puramente de carambola. Ficou uma gelatina de verdade, boa pra servir num dia quente e sem ter nada de artificial, nem de cor, nem de aroma e nem de sabor.
A Bebel, minha filha que ama gelatina e gosta de carambola, aprovou e fiz pra ela várias vezes. Quem tem uma caramboleira por perto sabe o tanto de frutas que ela dá.
INGREDIENTES E PREPARO
Pra fazer a gelatina eu usei:
- água gelada e água fervente;
- carambolas maduras;
- açúcar;
- gelatina incolor sem sabor.
Como a carambola entra crua na receita e só leva açúcar além da água e da gelatina, ela acaba oxidando e escurecendo em pouco tempo, mesmo na geladeira.
Conclusão: fiz uma receita pequena pra preparar e servir no mesmo dia. Se sobrar um pouco, dá pra servir no dia seguinte, mas a cor começa a mudar e ela também vai logo perdendo o frescor.
Tentei colocar a gelatina numa fôrma pra desenformar, mas em dois testes ela rachou, mesmo parecendo firme. Resolvi colocar a gelatina numa assadeira e cortar em cubos antes de servir e deu certo, além de ficar lindo. Também dá pra colocar em potinhos, mas amei os cubos.
Pra preparar a gelatina, eu bati as carambolas ainda com casca e metade da água no liquidificador até conseguir um suco grosso.
Passei pela peneira deixando cair numa tigela média e conferi se tinha 2 xícaras de suco, que é a medida correta pra gelatina ficar firme. Como fruta sempre varia, umas são maiores e outras menores e umas têm mais e outras menos suco, o melhor e medir e completar com um pouquinho de água ou tomar o que sobrar.
Depois de medir, voltei com o suco pra tigela, misturei o açúcar e experimentei. A gente tem que pensar sempre que a quantidade de açúcar depende da doçura da fruta e a gelatina fica sem graça quando fica sem açúcar.
Coloquei a gelatina numa tigelinha, reguei com a outra metade da água gelada e deixei hidratar por uns 2 minutos. Enquanto isso, fervi a água. Então juntei a água fervente, mexi até dissolver completamente a gelatina e coloquei na tigela da carambola.
Misturei bem, despejei numa assadeira pequena molhada com água pra gelatina se soltar mais fácil e levei à geladeira pra firmar por umas 2 horas e 30 minutos. Na hora de servir, cortei em cubinhos e pronto.
Outras receitas refrescantes: receita de picolé salada de fruta, raspadinha de abacaxi com hortelã e gelado de melancia.
INGREDIENTES
- ½ xícara de água gelada (120 ml)
- 8 carambolas maduras (aproximadamente)
- 1/3 de xícara de açúcar, ou a gosto (50 g)
- 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12 g)
- ½ xícara de água fervente (120 ml)
Preparo
- Bata metade da água gelada e as carambolas no liquidificador até obter um suco grosso.
- Passe pela peneira deixando cair numa tigela média e verifique se conseguiu 2 xícaras de suco. Se não for suficiente, complete com um pouco de água, ou descarte o excedente.
- Volte com o suco pra tigela, misture o açúcar e experimente. A quantidade de açúcar depende da doçura da fruta e a gelatina fica sem graça quando fica sem açúcar. Reserve.
- Coloque a gelatina numa tigelinha, regue com a outra metade da água gelada e deixe hidratar por uns 2 minutos.
- Junte a água fervente, mexa até dissolver completamente e passe pra tigela da carambola.
- Despeje a preparação numa assadeira ou num refratário pequeno molhado com água (ou em 6 potinhos) e leve à geladeira pra firmar por pelo menos 2 horas e 30 minutos, ou até por 8 horas.
- Na hora de servir, corte a gelatina em cubinhos e sirva. Se quiser, decore com fatias de carambola.
- Como a carambola oxida e a gelatina é totalmente natural, pensei numa receita pra preparar e servir no mesmo dia, no máximo no dia seguinte.
Outras receitas com gelatina natural: bala de goma natural feita em casa, geleinha de cachaça ou geleia de pinga e torta inglesa de morango ou summer strawberry pie.
NOTAS
Que tal preparar um refresco diferente de carambola? Use a calda de especiarias que a gente ensina na receita da Laranjada com especiarias da Helô e, no lugar da laranja, junte o suco peneirado da carambola (8 carambolas batidas no liquidificador e passadas pela peneira)