RECEITA DE MOLHO DE LARANJA
Penso nessa receita de farfalle com molho de laranja sempre que preciso de uma massa diferente. Ela sempre surpreende e encanta do momento em que chega à mesa ao da primeira garfada.
É uma receita pra quem realmente gosta de laranja, pois o molho é pura laranja, embora tenha o sabor do vinho, da cenoura e do queijo.
A cremosidade vem da redução da laranja, do creme de leite e do parmesão, as texturas vêm também da laranja e da cenoura e do gergelim escuro. A cor bem laranja, que é linda demais, vem da própria laranja e da cenoura e o gergelim dá a graça final.
O molho de laranja vai muito bem com qualquer massa curta, mas também é delicioso com confit de pato, frango assado aberto pelas costas, pernil de cordeiro assado- gigot d’afagneau de 7 heures, pernil perfumado de festa e filé de peixe simples na manteiga.
Fiz um molho parecido pra acompanhar um peixe do cardápio do restaurante em que estagiei quando estudei em Paris. Eu achava o molho tão gostoso e fiz algumas vezes em casa pra servir com peixe e com camarão grelhado.
Até que um dia eu resolvi experimentar como molho pra massa e achei bem bom, mas faltava algo crocante pra dar textura. Por um tempo, eu usei um pouco de semente de papoula, que ainda dava um pintadinho lindo ao molho.
Só que ela ficou meio difícil de achar e o preço também passou a ser inviável e acabei trocando a papoula por gergelim preto ou por amêndoa dourada em lascas ou semente de abóbora torrada e salgada.
A RECEITA
A lista de ingredientes:
- suco natural e raspas de laranja;
- cebola;
- vinho branco;
- creme de leite fresco;
- cenoura;
- gergelim preto ou sementes de papoula;
- queijo parmesão ralado;
- farfalle ou outra massa curta;
- sal e açúcar
O suco espremido na hora faz toda a diferença, dá um molho nota 10 (os processados amargam um pouco quando aquecidos).
Não é uma receita difícil de preparar, mas é preciso ter cuidado nas reduções do suco, vinho e do creme de leite e no ajuste da acidez, pois o molho é adocicado, mas não é sobremesa.
O preparo começa com a redução de laranja, que não dá trabalho, mas leva mais ou menos 1 hora pra acontecer.
Pra isso, eu aqueço o suco de laranja numa panela média e deixo ferver em fogo alto até reduzir a 1/3 de xícara de um xarope grosso.
Enquanto isso, numa panelinha, eu aqueço a manteiga, douro ligeiramente a cebola, junte o vinho e deixo reduzir a 1/4 do volume inicial. Então acrescento o creme de leite ao vinho e deixo ferver até reduzir pela metade. Se a redução da laranja já estiver pronta eu já finalizo o molho, se não eu desligo o fogo e aguardo.
Pra finalizar o molho, eu coloco a redução da laranja e a cenoura na panela do creme, deixo ferver por uns 2 minutos e acerto a acidez com um tiquinho de açúcar (não é pra virar sobremesa, é só pra equilibrar, já que cada laranja é uma laranja).
Por último, eu misturo o queijo, ajusto o sal e acrescento o gergelim. Então, só misturar o molho à massa cozida al dente e escorrida e servir.
Pra adiantar a vida, às vezes eu preparo o molho de véspera e guardo na geladeira, só deixo pra acrescentar o queijo e o gergelim depois de aquecer.
PRA COMPLETAR A REFEIÇÃO
Pra completar a refeição: tofu cremoso com ervas, compota de tomate, pão crocante finlandês com muitas sementes, uma salada de folhas com um dos nossos molhos de salada, e o crumble de maçãs da Helô pra adoçar.
Adora laranja em pratos salgados? Aqui tem: salmão de forno com ervas e laranja, abóbora cabotiá caramelizada com laranja e azeite, ceviche de peixe branco com abacate e laranja e tender com laranja e especiarias?
Adora laranja em pratos salgados? Aqui tem: salmão de forno com ervas e laranja, abóbora cabotiá caramelizada com laranja e azeite, ceviche de peixe branco com abacate e laranja e tender com laranja e especiarias? O gergelim preto (ou semente de papoula) da finalização dá textura, sabor leve e colorido ao prato. Quando quero ainda mais uma textura, junto 1/3 de xícara de semente de abóbora torrada e salgada.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS