RECEITA DE MANDIOQUINHA AO CURRY
Essa receita de mandioquinha no iogurte e açafrão da terra com curry e coentro nasceu quase que do nada, mas eu gostei e ela ficou no meu caderno.
Um dia, logo cedo, uma jornalista muito querida me ligou pedindo uma receita com mandioquinha, mas que fosse bem diferente. A matéria tinha surgido de última hora, ela precisava da ideia até o final daquela manhã, com receita escrita e foto pra manhã do dia seguinte.
Eu, que adoro desafios, topei e já comecei a pensar.
Como eu sabia que tinha umas mandioquinhas na geladeira, eu corri pra cozinha pra pensar no que mais eu poderia usar. Só sabia que não poderia se nem purê, nem sopa, nem ensopadinho de sempre.
Pra adiantar, já que a pressa era grande, e mesmo sem saber o que faria com elas, eu descasquei as duas mandioquinhas da gaveta, cortei em rodelas e coloquei no fogo.
As rodelas estavam tão lindas, com aquele amarelo vivo, que decidi na hora que elas entrariam assim na receita.
Pensei numa receita que tivesse um cremoso, com um molho que contrastasse com o adocicado da mandioquinha.Achei que o iogurte (que parece que estava me esperando na porta da geladeira) seria uma boa ideia, dando cremosidade e acidez perfeitas.
Pra deixar o molho mais emocionante, resolvi usar alho, um curry muito perfumado e saboroso com um toque de açafrão da terra pra dar cor e um sabor.
Também resolvi que a receita seria versátil, pra servir como entradinha em porções pequenas, como médias pra acompanhamento ou mais farta como prato principal de uma refeição vegetariana e também sem glúten. E ela seria muito e muito rápida.
INGREDIENTES E PREPARO
A lista de ingredientes ficou assim:
- mandioquinha (ou batata baroa ou batata salsa)
- manteiga;
- alho;
- iogurte natural cremoso;
- açafrão da terra;
- curry;
- sal.
Escorri a mandioquinha cozida e deixei de lado.
Pro molho, eu aqueci a manteiga, juntei o alho, esperei perfumar, acrescentei o iogurte, o açafrão da terra, curry e o sal. Assim que surgiram as primeiras bolhinhas nas laterais da panela, antes de ferver!), eu misturei a mandioquinha com cuidado pra não quebrar os pedaços.
Deixei aquecer só por 1 minuto pra não talhar, acertei o sal e servi. Já refiz a receita também colocando um pouco de coentro no final e amei.
Gostei tanto que comi um monte com arroz branco de todo dia e nem me importei com o frango assado aberto pelas costas que eu já tinha temperado e seria o almoço.
Quem experimentou também adorou, a editora da revista ficou encantada e a matéria foi um sucesso. Foi até publicada num livro sobre iogurte da Editora Abril.
INGREDIENTES
- 4 mandioquinhas médias, descascadas e em rodelas de 0,5cm (500 g; também conhecida por batata baroa ou batata salsa)
- 25 g de manteiga
- 1 dente de alho picadinho
- 170 ml de iogurte natural cremoso (normalmente 1 copinho)
- ½ colher (chá) de açafrão da terra
- ½ colher (chá) de curry
- Sal
Preparo
- Coloque a mandioquinha numa panela média, cubra com água ultrapassando uns 3 cm, junte 1 colher (chá) de sal e cozinhe em fogo baixo até que esteja bem macia, mas sem se desmanchar. Escorra e reserve.
- Aqueça a manteiga numa frigideira média e junte o alho. Quando perfumar, acrescente o iogurte, o açafrão da terra, curry e o sal. Logo que surgirem bolhinhas nas laterais (antes de ferver!), adicione a mandioquinha.
- Misture com delicadeza, acerte o sal e sirva.
Só com arroz branco de todo dia eu já tenho a refeição.
NOTAS
A receita pode ser servida tanto como entradinha em porções pequenas, como médias pra acompanhamento ou mais farta como prato principal de uma refeição vegetariana.