RECEITA CASEIRA DE PASTA DE AMENDOIM
Quer aprender como fazer pasta de amendoim em casa? Vou te ensinar agora mesmo como preparar.
Nos Estados Unidos, pasta de amendoim é quase produto de primeira necessidade, muita gente adora sanduíche com a pasta cremosa pura ou com geleia.
Por aqui, muita gente consome a pasta com pão e também muita gente passou a comer por ser alimento nutritivo.
Há uns anos, era bem difícil encontrar pasta que fosse de amendoim pra valer, sem gordura hidrogenada, aromatizantes, corantes e aqueles sei lá quantos ingredientes misteriosos. Mas isso mudou e hoje já tem muita pasta boa por aí, tanto as de puro amendoim, como as de amendoim com açúcar.
Mas como eu gosto de preparar o máximo de coisas em casa, faço a pasta quando me dá vontade de comer uma fatia do cheesecake de paçoca de amendoim com cobertura de chocolate, ou de tomar sorvete cremoso de amendoim (qualquer hora dessas dou a receita), ou se quero preparar receitas do sudeste asiático, como espetinho de frango satay.
A receita
A receita é simples e só leva três ingredientes:
- amendoim torrado e salgado sem pele;
- açúcar;
- óleo vegetal
Claro que dá pra torrar o amendoim em casa e retirar a pele, mas na pressa é só comprar amendoim já torrado e sem pele. Quando faço assim, compro o amendoim até salgado, pois o sal realça o sabor do amendoim e equilibra o açúcar. Se o amendoim não tiver sal, junte uma pitada.
O açúcar faz parte da receita e eu gosto dela assim, mas diminua para 2/3 de xícara se quiser uma pasta um pouquinho menos doce. Sem açúcar, a pasta caseira fica dura.
O óleo é importante pra ajudar a pasta começar a acontecer, já que o óleo natural do amendoim demora um pouco pra começar a se soltar e dar liga.
Pra fazer a pasta, eu uso um liquidificador comum, mas com motor forte, ou um processador pequeno, pois a quantidade não é grande.
Eu coloco o amendoim e o açúcar no liquidificador e bato por uns 2 minutos, até conseguir uma farofa úmida. Então, junto o óleo e continuo batendo por mais uns 5 minutos, até virar uma pasta grossa. A farofa vai ficando mais e mais úmida e de repente vira pasta.
Ela se conserva bem na geladeira por uma semana.
É uma pasta vegana, sem glúten e sem lactose, quer dizer, deixa muita gente feliz.
OUTRAS PASTAS
Se quiser, troque o amendoim por castanhas de caju ou do Brasil/Pará, amêndoas, pistache, avelãs s ou nozes e acrescente pitadas de especiarias.
Uma ou duas colheradas de mel ou de melaço de cana também dão toques interessantes, só experimentar.
Aqui Na Cozinha da Helô a gente tem duas receitas gostosas: praliné -pasta de avelãs, pasta de chocolate com castanha de caju caseira e pasta caseira de chocolate e avelã.
Se você gosta de receitas com amendoim, acho que vai amar o nosso cheesecake de paçoca com cobertura de chocolate e a torta paulista de amendoim bem gelada. Se quiser, troque o amendoim por castanhas de caju ou do Brasil/Pará, amêndoas, pistaches ou nozes e acrescente pitadas de especiarias. Uma ou duas colheradas de mel ou de melaço de cana também dão toques interessantes, só experimentar.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
2 Comentários
Oi! !Helô
Dá para bater no liquidificador ?
bjos
Oi, Priscila! Você pode bater no liquidificador forte ou socar bastante (mesmo!!) no pilão. bjs