RECEITA DE MOUSSAKA DE BERINJELA DE FORNO
Vou te ensinar como fazer moussaka de berinjela grega no forno e acho que você vai gostar.
A moussaka é um prato único delicioso e perfeito pro dia a dia, daqueles que a gente prepara com antecedência e deixa pronto no refratário só pra levar ao forno pouco antes de servir, mas também pode ser pra receber Tem tudo a ver com os dias quentes e com as refeições descontraídas das férias de verão.
A receita clássica grega leva camadas de berinjela dourada no azeite, de carne moída bem temperada e de um béchamel, como se fosse uma lasanha, mas com a berinjela no lugar da massa e temperos diferentes.
Por lá, o costume é usar cordeiro, mas por aqui cordeiro é luxo e a gente usa carne bovina e pronto. As versões gregas vegetarianas levam mais berinjela e rodelas de batata cozida.
OS INGREDIENTES
A lista de ingrediente é grandinha, mas nada de muito difícil:
- cebola;
- pimentão vermelho;
- alho;
- carne moída (bovina ou cordeiro);
- vinho tinto;
- polpa de tomate;
- mel;
- canela em pó;
- orégano;
- manteiga;
- farinha de trigo;
- leite;
- iogurte natural;
- noz moscada;
- berinjela;
- gemas;
- queijo meia cura;
- azeite de oliva;
- sal, pimenta-do-reino e açúcar.
Cebola, pimentão alho, vinho tinto, polpa de tomate, mel, canela, orégano e noz moscada dão vida à receita e deixam o tempero bem especial.
É importante caprichar no orégano. Uso fresco ou seco, mas seco se estiver bem verde e perfumado, nada daquele que parece palha sem cheio de nada.
O iogurte é muito importante na receita, ele transforma o béchamel tradicional num molho com um azedinho bem especial e super saboroso.
O queijo mais curado dá cremosidade, mas de um jeito mais firme, não é aquele derretido da mussarela. Pode ser um meia cura de sabor intenso, um feta esmigalhado ou um parmesão ralado.
E a carne moída, como sempre, merece atenção. Uso coxão mole, patinho ou acém, sempre daquela bem limpa de nervos e gorduras.
Nas poucas vezes em que fiz com cordeiro, comprei um pedaço de paleta desossada e moí em casa, é uma solução pra quem quer preparar uma moussaka tradicional pra valer.
As gemas deixam o molho béchamel mais firme e assim a moussaka fica com mais estrutura. E já explico que a minha moussaka ficou mais amarelada porque usei gemas dos ovos do galinheiro e elas são amarelíssimas.
As três etapas da receita da moussaka
A receita não é difícil de preparar, só tem algumas etapas:
- preparar a carne refogada com cebola, alho, pimentão e tomate com as especiarias;
- fazer o béchamel com iogurte;
- dourar as rodelas de berinjela no azeite por uns 10 minutos;
- montar a moussaka no refratário;
- assar até ficar saborosa e dourada.
Há receitas que pedem um molho feito a partir de tomates frescos e maduros, que é uma delícia, mas não dá pra negar que polpa de tomate é um atalho e tanto, viabiliza a receita no dia a dia corrido e só deixar apurar no fogo pra absorver o sabor da carne. Explicando: a medida de 690 g de polpa corresponde ao conteúdo de um vidro grande de polpa pronta, não é maluquice minha.
O béchamel começa da forma clássica, a mistura de manteiga e farinha, que então recebe o leite, sal e noz moscada, mas depois de grosso entra o iogurte, que muda tudo.
A canela e o orégano perfumam o prato de um jeito intenso e, como não poderia deixar de ser, bem grego. De vez em quando, junto 1/3 de xícara (chá) de uvas-passas à carne e acho que fica muito bom.
A MONTAGEM
A montagem é básica, camadas alternadas de carne, berinjela, béchamel, carne, berinjela, béchamel e queijo ralado grosso pra finalizar e gratinar.
É o tipo da receita boa pra fazer num momento de tranquilidade, deixar montada na geladeira e assar por uns 30 minutos antes de servir.
SERVIR
Uma moussaka quentinha é uma delícia, mas sei que tem gente que também gosta dela morna. Pra completar a refeição, faço uma receita da pasta grega de pepino e iogurte – tatziki – que é muito boa mesmo e bem refrescante.
E se você gosta de berinjela, aqui tem conserva de berinjela em tirinhas de berinjela no azeite, pasta de berinjela com cebola caramelizada e manjericão, berinjela grega recheada de carne moída.
E que tal experimentar a receita de almôndegas gregas? Eu ensino como preparar a receita no vídeo do canal do youtube.
Pra completar a refeição, gosto de preparar uma receita da pasta grega de pepino e iogurte, que é deliciosa e muito refrescante. E se você gosta de berinjela, aqui tem conserva de berinjela em tirinhas de berinjela no azeite, pasta de berinjela com cebola caramelizada e manjericão, berinjela grega recheada de carne moída. É o tipo da receita boa pra fazer num momento de tranquilidade, deixar montada na geladeira e assar por uns 30 minutos antes de servir.INGREDIENTES
Preparo
NOTAS
6 Comentários
Oi. O iogurte entra após o molho branco ficar morno?
Oi, Treici! Que comida de bola minha, realmente deixei passar o iogurte no modo de preparo. Ele vai no bechamel quente na hora em que tiramos do fogo. Já ajeitei bonitinho no texto. Obrigada por ter reparado, é sempre bom ter leitoras como você que prestam atenção nos detalhes. bjs
Oi, Helô! Adoro moussaka!
O vinho vai na carne, certo?
Anna, bom dia!
Não foi possível responder ontem, desculpas mil …
Sua atenção na leitura foi super importante, pois a gente realmente se esqueceu dele na hora do preparo.
A gente agradece demais, pois só assim o site vai ficando melhor. Obrigada mesmo!
A receita foi editada nesse minuto.
Quando a carne dourar e mudar de cor e o líquido da panela secar, você junta o vinho, espera ferver por 1 minuto e continua acrescentando a polpa de tomate etc.
Abraços, Ana e Helô
Boa tarde!
Como uso as batatas para fazer a receita de moussaka vegana?
Luiz, bom dia!
Você pode descascar e cortar 500 g de batatas em rodelas de mais ou menos 0,5 cm de espessura, cozinhar até que fique cozida, mas ainda firme, escorrer e usar no lugar da carne.
Use só azeite como gordura.
Qualquer coisa, só escrever!
Abraços, Helô